Home » Notícias sobre BIM » BIM VDC Engineer: quem é e o que faz

BIM VDC Engineer: quem é e o que faz

O que é um BIM VDC Engineer e como se tornar um: formação, competências profissionais e ferramentas de trabalho


Quer saber o que é um BIM VDC Engineer e o que ele ou ela faz?

O artigo de hoje pretende investigar uma nova figura profissional no setor da construção, que trabalha dentro de um processo de VDC (Virtual Design and Construction).

Engenheiro BIM VDC

Engenheiro BIM VDC

O que é um engenheiro VDC?

O engenheiro da BIM VDC é um profissional cuja principal tarefa é gerenciar o planejamento, visualização e modelação digital de projetos de construções e infraestruturas.

Por trabalhar em estreita colaboração com modeladores BIM, arquitectos e clientes, possuem excelentes capacidades de comunicação e de relacionamento interpessoal, combinadas com conhecimentos técnicos e aptidão artística.

O papel do engenheiro BIM VDC é essencial, por ser o responsável pela gestão, planejamento e modelação digital de projectos. Além disso, ele(a) é responsável por assegurar que a informação esteja atualizada e precisa em todas as fases do projeto.

Uma grande parte do trabalho de um engenheiro BIM VDC envolve também softwares BIM e plataformas de colaboração, que são ferramentas indispensáveis para facilitar a colaboração, a modelação e a partilha de informação.

O uso de ferramentas BIM assegura que a informação está sempre atualizada e correta e que os diferentes modelos (arquitetônico, estrutural, etc.) não apresentem interferências ou erros. Desta forma, todas as questões são abordadas e resolvidas na fase de pré-construção, evitando o desperdício de tempo e recursos no local.

Atenção aos detalhes, familiaridade com os softwares, know-how prático e a capacidade de melhorar e adquirir novas competências a cada novo projeto resultam em grande economia de custos para o cliente, agregando valor a cada projeto.

Em resumo, as principais tarefas de um engenheiro VDC são:

As competências normalmente exigidas são:

  • ótima comunicação verbal e escrita.
  • Competências colaborativas e interpessoais.
  • Conhecimento da modelagem BIM e dos principais softwares de autoria BIM.
  • Capacidade de organizar o próprio trabalho e cumprir os prazos.
  • Capacidade de compreender desenhos gráficos e técnicos.
  • Competências informáticas.
  • Criatividade e capacidade artística.
  • Grande atenção aos detalhes.

Como se tornar um engenheiro VDC?

Para se tornar engenheiro VDC, é necessário possui um diploma de ensino médio e uma graduação ou pós-gradução em engenheria.

Em muitos casos, a fim de alargar as oportunidades de carreira, é preferível cursar mestrados e cursos de formação específicos que demonstrem qualificações, conhecimentos e utilização do BIM.

Para além de qualificações, é também necessária alguma experiência prática no setor da construção..

 

usbim
usbim