Como obter os elaborados de projeto a partir de um modelo BIM
Criar os elaborados de projeto de forma automática a partir de um modelo BIM e obter de forma simples e personalizada as pranchas executivas. Eis um exemplo inspirado no projeto de Casa en los Cisnes
Usar um software BIM permite simplificar e acelerar o trabalho dos desenhadores.
Os profissionais que decidem adotar a metodologia BIM conseguem obter muitas vantagens em termos de qualidade, simplicidade de desenho e tempos de execução.
Os software BIM para a arquitetura oferecem, na verdade, ferramentas e tecnologias capazes de acelerar e automatizar processos. Isto para garantir uma considerável poupança de tempo para o desenhador, juntamente com uma maior precisão e cura dos detalhes.
Entre as características principais há a possibilidade de criar de forma automática todos os elaborados de desenhos técnicos da construção (plantas, elevações, cortes, axonometrias, vistas em corte isométricas, relatórios, tabelas e ábacos) e obter facilmente as pranchas executivas personalizadas.
Vamos continuar a ter como modelo de referência o projeto da residência unifamiliar de Casa en los Cisnes e vejamos como obter de forma automática todos os elaborados de projeto.
Já analisemos esse projeto como exemplo para a realização de espaços exteriores. Em particular, vimos como é possível modelar facilmente uma piscina de profundidade variável com um software BIM para o desenho arquitetônico.
Casa en los Cisnes: organização arquitetônica dos espaços
Casa en los Cisnes é uma residência unifamiliar realizada pelo arquiteto Esteban Fallone e situada em Club De Campo Abril (Buenos Aires).
A estrutura caracteriza-se pela presencia de dois volumes ortogonais.
O rés-do-chão é ligado diretamente ao jardim através de janelas em fita que garantem aos ambientes interiores uma maior quantidade de luz natural.
No rés-do-chão ficam a área de estar, uma cozinha open space, um pequeno estúdio, um banheiro e a área de lavanderia.
No primeiro andar, dedicado à área de dormir, ficam um amplo quarto de casal com banheiro e outros dois quartos com casa de banho privada.
Os dois andares são ligados por uma escada interna.
Vejamos como realizar, graças ao uso do software para o desenho arquitetônico BIM Edificius, os elaborados de projeto (plantas, elevações, cortes, vista em corte isométrica).
Realizar os elaborados de projeto: planta, elevação, corte e vista em corte isométrica
Com Edificius é muito fácil realizar os elaborados de projeto a ser inseridos nas pranchas executivas.
Começamos do rés-do-chão. Usando a função planta, vamos realizar a prancha executiva do projeto. Em seguida e de forma semelhante, mediante as funções elevação e corte, vamos realizar os outros elaborados.
Podemos gerir os estilos de representação gráfica dos elaborados e definir o dimensionamento dos ambientes. Eventualmente podemos também inserir detalhes de construção para cada elemento constitutivo do nosso edifício.
Selecionando o contorno (no elaborado corte) podemos ativar a função vista em corte isométrica, à qual é possível atribuir várias propriedades: cor e transparência. Além disso, mediante a função cortar ou não cortar, é possível selecionar os objetos para cortar ou não cortar.
Também podemos realizar um render estático da nossa vista em corte isométrica, ou vê-la e verificá-la em tempo real graças à Renderização em Tempo Real.
Realização das pranchas executivas: Casa en los Cisnes
Utilizando Edificius, podemos mover-nos dentro da prancha executiva e, com um simples Arrastar&Soltar, inserir os elaborados realizados:
- elevação
- planta
- corte
- vista em corte isométrica.
Vimos então como, com um software BIM para o desenho arquitetônico, é simples e intuitivo criar os elaborados de projeto de forma automática a partir de um modelo e obter de forma personalizada as pranchas executivas.
Eis alguns render realizados com Edificius.
- Entrada
- Piscina
- Solário
- Entrada externa