Home » Notícias sobre BIM » DigiPLACE, a plataforma digital europeia BIM

A imagem mostra o logo da plataforma digital europeia DigiPLACE

DigiPLACE, a plataforma digital europeia BIM

O projeto DigiPLACE visa realizar uma plataforma digital europeia BIM orientada para a indústria da construção

Uma plataforma digital europeia concebida como “depósito” em que colocar um número infinito de materiais e produtos para a indústria da construção: este é o objetivo do projeto de pesquisa DigiPLACE, plataforma digital promovida pela comissão europeia.

O que é DigiPLACE

O projeto DigiPLACE nasce da colaboração entre:

  • o Politécnico de Milão;
  • 3 ministérios europeus (Ministero delle Infrastrutture e dei Trasporti – Itália, Ministere de l’ecologie du developpement durable des transports et du Logement – França, Bundesministerium für Verkehr und Digitale Infrastruktur – Alemanha);
  • representantes da indústria da construção nacional e europeia;
  • institutos e centros de competência europeus.
A imagem se refere à plataforma digital europeia DigiPLACE

DigiPLACE

Do ambiente de compartilhamento à plataforma

Um dos elementos que caracterizam a quarta revolução industrial (industry 4.0) é o gerenciamento de dados e a interconexão entre máquinas-objetos-pessoas e processos. As palavras-chave da revolução em andamento são:

  • informações em ambientes reais: AR (Augmented Reality, realidade aumentada);
  • gerenciamento de dados: Big Data e AI (Artificial Intelligence, inteligência artificial);
  • digital collaboration (colaboração digital);
  • objetos inteligentes: IoT (Internet of Things, Internet das coisas);
  • addittive manufactoring (fabricação aditiva): impressão 3D.
A imagem se refere à plataforma europeia DigiPLACE

A plataforma europeia DigiPLACE

 

Em comparação com as revoluções industriais anteriores, agora o setor da construção está totalmente envolvido, junto com muitos outros setores industriais e de serviços. A nova abordagem para a produção e o uso de produtos, de fato, envolve objetos, pessoas e processos, integrados pela geração de informações comuns em evolução contínua.

As normas internacionais

Todas essas informações precisam ser coletadas de maneira estruturada, para depois ser processadas e redistribuídas. Nesse sentido, as normas internacionais (PAS, BS 1192, UNI 11337) sobre o CDE (Common Data Environment, ambiente de compartilhamento de dados) já preveem a adoção de ambientes específicos de compartilhamento de dados, através dos quais é possível envolver cada ator (cliente, projetista, construtor, gerente de projeto e usuário) e cada fase do processo de construção.

No entanto, na era do gerenciamento de dados (Big Data e Smart Cities), uma ferramenta de compartilhamento de processos que se limite a uma única encomenda ou a uma única obra (edifício ou infraestrutura), como o CDE, acaba por ser limitadora do potencial oferecido pelas metodologias e ferramentas BIM, se não for integrada a um sistema de coordenação superior.

As plataformas de gerenciamento de dados

Por isso, é fundamental trabalhar com “plataformas de gerenciamento de dados” como locais de coleta, gerenciamento e sistematização de todas as informações resultantes de objetos, modelos e vários CDE.

Desta forma, grandes e pequenas empresas (públicas ou privadas) podem gerenciar não apenas um único edifício ou uma única intervenção, mas também todo seu portfólio imobiliário de maneira integrada. Além disso, instituições de crédito, seguros e investidores podem adquirir das plataformas do setor uma série de informações pontuais e de cenário para fazer estratégias e otimizações.

Daí a importância de uma plataforma supranacional, europeia, que favoreça a interação entre operadores e fluxo de informações, mesmo através das fronteiras nacionais.

Dessa plataforma digital para a indústria da construção, de fato, dependerá o desenvolvimento e a competitividade dos mercados internos, assim como a abertura a mercados internacionais graças à sistematização de informações e conhecimentos para os operadores comunitários.

usbim-platform
usbim-platform