A importância da plataforma colaborativa BIM
As vantagens do BIM colaborativo no setor AECO e a importância de adotar uma plataforma colaborativa BIM em todos os escritórios de projetos
A multidisciplinaridade inerente a cada projeto sempre foi um problema relevante para a indústria da construção. O BIM representa uma pequena revolução no modo de operação do setor AECO justamente porque obriga atores diferentes a cooperarem na definição de um projeto, colocando todas as suas habilidades e conhecimentos dentro do modelo BIM: a ferramenta final que tais habilidades e conhecimentos os contém e integra.
O que é o BIM colaborativo?
O BIM é um ‘contentor de informação sobre o edifício’ em que inserir dados gráficos e especificações sobre atributos técnicos, mesmo relacionados com o ciclo de vida esperado.
Quando falamos de BIM, partimos de um modelo tridimensional que contém informações sobre dimensões, material, aspecto, características técnicas que não se perdem na comunicação entre diferentes plataformas de computadores (projetistas).
O método torna-se colaborativo, pois permite integrar num único modelo as informações úteis em todas as fases do projeto: do modelo arquitetônico ao estrutural, do modelo de instalações ao energético e gerencial.
Apenas a nível colaborativo o processo BIM é realmente eficaz: cada ator desenvolve o modelo BIM de sua disciplina e o integra com as demais disciplinas, compartilhando-o em uma plataforma de compartilhamento de dados (CDE).
Benefícios de uma plataforma colaborativa BIM no fluxo de trabalho
Trabalhar com o BIM oferece inúmeras vantagens ao projetista, nomeadamente a consciência da importância de conceber o processo de projeto e execução numa dimensão mais ampla, na qual a sistematização de tudo o que é analisado antes do projeto e dos processos de produção internos representa um elemento fundamental, do qual depende todo o processo subsequente.
Mais:
- Precisão e eficiência
- Interoperabilidade
- Produtividade
- Controle
Menos:
- Interferência – estruturas/instalações
- Erros na fase de execução
- Custo de construção
- Ineficácia
Graças ao BIM, cresce a percepção da importância da colaboração e do trabalho em equipe. Isso, por sua vez, reforça os aspectos organizacionais e melhora consideravelmente os resultados através de uma organização mais adequada em relação às solicitações dos clientes.
Ninguém pode pensar em ser protagonista de obras importantes se não possuir uma estrutura de apoio na qual o BIM desempenhe um papel central.
Trabalhar com a metodologia BIM, na verdade, significa usar a tecnologia para melhor integrar as diferentes habilidades profissionais envolvidas nas obras, permitindo a troca de conhecimento e a atualização pontual das informações disponíveis em tempo real, e, portanto, reduzindo significativamente os erros e obtendo uma melhoria geral do processo.
Esta colaboração entre os setores e os atores envolvidos num projeto de construção não é possível sem o livre acesso a todos os dados essenciais armazenados num BIM.
Daí a necessidade de ferramentas adequadas, ou seja, plataformas colaborativas baseadas em sistemas abertos.
Uma plataforma BIM colaborativa deve ser capaz de ajudar os profissionais de arquitetura, engenharia e, mais geralmente, do mundo da construção para criar e gerenciar modelos BIM corretamente, em todos os seus aspectos específicos.
Para entender a sua utilidade, também é necessário que essa plataforma colaborativa BIM seja fácil de usar e, portanto, acessível a todos.
Significativa, neste sentido, é usBIM.platform, a última solução de ACCA software, a empresa com o maior número de softwares certificados BIM no mundo.

Plataforma colaborativa BIM – usBIM.platform – tela
usBIM.platform é o BIM collaboration software que ajuda você a tornar suas atividades de projeto mais eficientes, a melhorar a organização de dados e processos de sua empresa e a criar um Common Data Environment (CDE, Ambiente Comum de Dados) totalmente compatível com a norma ISO 19650 e a metodologia BIM.

usBIM.platform – ambiente
Não apenas uma solução em nuvem!
Com usBIM.platform o BIM manager pode:
- gerenciar e organizar dados na nuvem em conformidade com o código de conduta CISPE, o GDPR e as diretrizes sobre privacidade;
- convidar outros managers e técnicos para o seu espaço de trabalho, atribuindo tarefas e permissões de acesso;
- trabalhar on-line a partir de um navegador, sem software autônomo, ou de dispositivos móveis e desktop;
- guardar na plataforma os arquivos produzidos com qualquer software;
- criar e gerenciar o modelo BIM com modelos 3D, documentos e dados;
- visualizar diretamente arquivos no formato IFC, DWG, DXF, OBJ, SKP, 3DS, RVT, etc.;
- gerenciar o orçamento a partir da web graças ao trabalho colaborativo;
- gerenciar planos de segurança a partir da web graças ao trabalho colaborativo;
- salvar as arquivos dos documentos diretamente a partir dos softwares ACCA (Edificius, PriMus, EdiLus, TerMus, etc.);
- rastrear as ações executadas no modelo BIM e as revisões dos documentos compartilhados;
- possuir recursos de disaster recovery e de backup automático dos dados;
- organizar os documentos e os dados do modelo digital (#TagBIM);
- integrar code checking, clash detection e BIM 4D;
- enriquecer o modelo digital com documentos adicionais;
- navegar a partir do navegador no modelo BIM com as informações e os dados compartilhados no ACD (Ambiente Comum de Dados).
- gerenciar, visualizar e modificar o modelo BIM no formato IFC sem ter que possuir nenhum software de autoria BIM pago.

Plataforma colaborativa bim – usBIM.platform – interface
Conheça usBIM e usBIM.platform, a plataforma colaborativa BIM da ACCA software