Home » BIM e Arquitetura » Escaneamento a laser na construção e suas 10 vantagens

Escaneamento a laser na construção e suas 10 vantagens

 As vantagens do escaneamento a laser na construção estão relacionadas à sua capacidade de coletar dados sobre o ambiente construído de forma rápida e precisa. Aqui estão os 10 primeiros

O escaneamento a laser 3D tornou-se um método rápido, eficiente e preciso para a aquisição de detalhes de um edifício e seu entorno ou morfologia do terreno.

Graças à tecnologia laser, os scanners adquirem milhões de pontos a partir dos quais é possível criar um mapeamento da construção, definindo assim a sua geometria e possivelmente a cor: nasce assim a “nuvem de pontos”, um denso conjunto de pontos 3D que recria um objeto no espaço digital.

Através da nuvem de pontos é possível gerar modelos BIM 3D extremamente precisos, completos e detalhados de edifícios: por isso recomendamos que você baixe um software para conversão de nuvem de pontos em modelos BIM e experimente imediatamente o potencial desse processo rápido e seguro de conversão da realidade.

Vamos conhecer as 10 principais vantagens do escaneamento a laser na construção!

A imagem de um scaneamento a laser na construção fazendo seu trabalho de alta qualidade num dia quente

Scanner a laser fazendo seu trabalho de alta qualidade num dia quente

Quais são as vantagens dessa utilização

A utilização do escaneamento a laser na construção gera uma série de vantagens. Vejamos as 10 principais:

  1. maior precisão e melhor qualidade: o alto nível de precisão dos scanners a laser permite detectar a posição exata dos pontos que compõem um site e, assim, é possível obter resultados de alta qualidade. A equipe de trabalho pode contar com informações precisas para obter uma visão completa do trabalho e para melhor gerenciar e planejar o projeto futuro.
  2. Tempos reduzidos: o escaneamento a laser permite registrar uma grande quantidade de dados (posição exata dos pontos) por segundo, coletando informações sobre estruturas em tempos muito menores do que os métodos tradicionais e sem gastar recursos adicionais (imagine os métodos tradicionais de levantamento e a equipe técnica e todas as operações necessárias para levantamento do edifício).
  3. Informações rápidas: de forma imediata é possível acessar à informação obtida na sequência de um escaneamento, desta forma os métodos de trabalho e a produtividade são otimizados.
  4. Integração de software: depois de elaboradas e tratadas as nuvens de pontos, limpando-as de quaisquer ruídos digitais, podem ser transformadas com software apropriado em modelos 3D BIM. O Scan To BIM refere-se precisamente a este fluxo de trabalho: do levantamento do scanner a laser 3D, após o processamento de vários dados, passamos para a modelagem BIM. Este processo é muito útil para intervir em edifícios tombados, para intervenções de recuperação ou reestruturação, mas também para o levantamento do ambiente necessário no caso de uma construção nova.
  5. Colaboração eficiente: o modelo 3D gerado pela conversão da 3D point cloud pode ser utilizado pelos vários técnicos envolvidos em um projeto, que também podem trabalhar remotamente em todas as várias fases do projeto, reduzindo o número de visitas dispendiosas ao local.
  6. Melhor coordenação: a geração de um modelo tridimensional da obra digitalizada melhora as atividades de planejamento do projeto, pois permite identificar antes quaisquer erros de coordenação que, descobertos na fase executiva subsequente, causariam atrasos e aumento de custos.
  7. Aumento da segurança do trabalhador: a aquisição de dados por meio de pesquisas tradicionais com roda métrica e medidor de distância a laser muitas vezes são inseguras, principalmente quando se trata de locais de difícil acesso, íngremes ou acentuados. O uso do scanner a laser permite que os técnicos trabalhem na proteção de sua saúde e segurança e a exposição em quaisquer áreas de risco é reduzida ao mínimo, pois a coleta de dados é muito rápida e precisa.
  8. Redução de custos: a redução dos tempos de vistoria permite consequentemente uma redução de custos, mas também se a técnica permitir obter uma maior precisão na medição, reduzem-se os custos adicionais relacionados com o aluguel adicional de equipamentos, transporte e horas de trabalho.
  9. Digitalização sem contato: o levantamento 3D por scanner a laser é uma das técnicas menos invasivas, o feixe de laser emitido detecta informações mesmo em locais delicados sem o menor contato.
  10. Redução do trabalho humano: as operações de escaneamento a laser reduzem consideravelmente o uso de recursos humanos: até mesmo um único operador será suficiente para gerenciar toda a operação de levantamento de forma independente.
A imagem ilustra uma nuvem de ponto de uma cidade com us.BIM.pointcloud - scanner

Nuvem de ponto de uma cidade com visualizador online nuvens de pontos

Os limites do escaneamento a laser na construção

Se ninguém é perfeito, até mesmo o scanner a laser 3D, em determinadas situações, apresenta dificuldades. As seguintes situações podem alterar o sucesso de uma verificação:

  • umidade ou luz excessiva em um ambiente;
  • o levantamento de espaços expostos ao movimento de coisas ou pessoas;
  • o relevo de objetos particularmente complexos ricos em geometrias ocultas;
  • o relevo de estruturas altamente reflexivas.

No entanto, todos esses problemas podem ser mitigados de forma muito simples:

  • utilizar o scanner a laser em horários do dia pouco úmidos ou claros e com menos trânsito;
  • limpeza dos pontos durante a aquisição;
  • desenvolver escaneamento de diferentes ângulos do objeto para obter um modelo completo.

Apesar dos pequenos defeitos, é fácil entender que o escaneamento a laser está em constante aperfeiçoamento e tem um alto potencial de aplicação permitindo que seja utilizado das mais diversas formas. Um campo de aplicação particularmente interessante para o setor da construção é o Scan To BIM, o processo de criação de um modelo BIM de uma edificação existente a partir dos dados adquiridos do levantamento com scanners a laser ou outras técnicas avançadas.

Você pode experimentar por si mesmo e ver como é fácil e rápido criar um modelo BIM de edifícios existentes a partir de uma nuvem de pontos obtidos através de um levantamento com escaneamento a laser baixando um software para conversão de nuvem de pontos em modelos BIM.

usbim
usbim