Formatos abertos e formatos proprietários: como funciona e como é constituído o arquivo IFC
Quais são as principais diferenças entre os formatos de arquivos abertos e os proprietários? Vamos descobrir como funciona e como é constituído o arquivo IFC?
Sobre o arquivo IFC sabemos muito, mas não tudo. Vamos ver alguns aspeitos operacionais começando, em primeiro lugar, pelo esclarecimento do que significa ‘formato aberto não proprietário‘.
Formatos abertos
Um formato aberto, em informática, indica uma especificação técnica de domínio público usada para a descrição e armazenamento de dados digitais, livre de restrições legais para seu uso.
O principal objetivo dos formatos abertos é garantir o acesso aos dados a longo prazo sem inseguranças jurídicas ou restrições devidas às especificações técnicas: em outras palavras, garantir a interoperabilidade. Outro objetivo do formato aberto é incentivar a concorrência, ao invés de permitir que um único fabricante detenha o controle sobre um formato proprietário.
Formatos proprietários
Os formatos proprietários são, na verdade, controlados e definidos por interesses privados.
Com o formato proprietário, o usuário corre o risco de perder todas as informações contidas no arquivo caso o software pare de funcionar ou fosse descontinuado, já que não teria outro sistema capaz de processá-las. Todas as informações coletadas nos arquivos públicos (órgãos, instituições, administração, etc.) se tornariam ilegíveis e inutilizáveis em muito pouco tempo.
A título de exemplo, o formato MP3 é proprietário mas também aberto porque, se bém patenteado, suas especificações são públicas. Tornar públicas as especificações técnicas é uma maneira de difundir o formato e torná-lo um padrão internacional.
Qual a diferença entre formato proprietário aberto e opensource? Enquanto o formato opensource pode ser lido ou editado por qualquer aplicativo, o formato proprietárioo aberto pode ser alterado apenas com o programa proprietário.
É evidente o valor do formato IFC: os dados são independentes do formato do arquivo onde eles são armazenados e transmitidos.
Como é constituído o arquivo IFC
Peguemos num arquivo com formato ‘.ifc‘, por exemplo relacionpaado a um modelo BIM arquitetônico.
Vamos tentar renomeá-lo, alterando a respetiva extensão como ‘.txt‘. Depois vamos abrí-lo com qualquer editor de texto (tais como Notepad de Microsoft, presente em todas as versões de Windows).
Trata-se de uma lista de parâmetros não apenas geométricos, organizados por objetos logicamente estruturados, acompanhados pelo respetivo valor e legíveis.
Um arquivo IFC pode ser lido diretamente ou visualizado atraves de um IFC viewer online e modificado atraves de um IFC editor.
Tudo isso é a razão pela qual podemos afirmar que um arquivo IFC permitiria transmitir informações de forma eficaz entre os vários atores de um processo de construção caso decidissem trocar tais arquivos entre eles.