Habitação social: projetos famosos com desenhos DWG e modelos 3D BIM para baixar
Veja alguns exemplos de habitação social de projetos famosos com entrada de varanda comum, completos com descrição, critérios de projeto, esquemas e modelos 3D para visualizar e baixar
Após termos lidado com casas geminadas em artigos anteriores, continuamos nossos aprofundamentos dedicados aos tipos de edifícios residenciais, analisando projetos de habitação social.
Para cada tópico abordado, proporcionaremos imagens, renders e desenhos técnicos (plantas, elevações, seções), reproduzidos em formato DWG e disponíveis para download.
Também estarão disponíveis os modelos 3D BIM dos projetos, que podem ser baixados, ou até mesmo ‘navegados’ online através do sistema usBIM.
Nos próximos artigos, analisaremos as características das habitações sociais, apresentando alguns projetos famosos deste tipo de edifício.
Baixa o modelo 3D BIM (arquivo .edf) inspirado no projeto de habitações sociais em Lleida
Baixa o modelo IFC inspirado no projeto de habitações sociais em Lleida

Exemplo de projetos modernos de habitação social realizado em Lleida — Render criado com Edificius
Baixa o modelo 3D BIM (arquivo .edf) inspirado no projeto de habitações sociais em Lecce
Baixa o modelo IFC inspirado no projeto de habitações sociais em Lecce

Exemplo de projetos modernos de habitação social realizado em Lecce – render criado com Edificius
Clica aqui para baixar Edificius, o software para projetos de arquitetura BIM
Habitação social
Um tipo particular de habitação social são as casas com entradas de varanda, em que as varandas são utilizadas como espaços comuns para acessar diferentes quartos ou, no caso de um bloco de apartamentos, unidades individuais.
Casa com varandas em balanço: definição
As casas com entrada da varanda podem ser classificadas como um tipo de habitação social caracterizada pela presença de vários apartamentos com uma varanda em balanço em comum, em cada andar do edifício.
Consistem em um edifício desenvolvido principalmente em comprimento e não em altura, que contém as habitações —muitas vezes padronizadas — voltadas para um corredor externo, ou seja, a varanda, que permite o acesso a todos os apartamentos.

Esquema de habitação social com entrada da varanda em balanço
Uma varanda é um elemento arquitetônico que consiste em uma passagem fixada a uma parede de um edifício, geralmente no lado externo, com um corrimão, parapeito ou balaustrada de proteção.
A varanda com corrimão desenvolve-se ao longo do perímetro interno ou externo de um edifício: é por isso que este tipo de unidade habitacional é também chamado de “casa de corrimão”.

Habitação social com entrada das varandas: ligações
Os projetos de habitação social com entradas comuns em varanda se encontram frequentemente em áreas com alta densidade habitacional.
Este tipo de casa é um exemplo clássico do tipo de habitação social; a varanda, que percorre toda a extensão do edifício, normalmente serve de acesso às unidades individuais e é utilizada por todos os moradores.
Este tipo de projeto fez um retorno para atender às necessidades de casais jovens, lares menores ou estudantes que precisam de unidades habitacionais não muito grandes, mas habitáveis e amigáveis.
Habitação social em Lleida – Planta do andar térreo
Baixa o DWG da planta global do projeto em Lleida
Projetar uma casa com entrada a partir da varanda comum
O maior problema ao projetar moradias em um edifício com uma varanda comum é a disposição interna dos apartamentos em relação à privacidade.
De fato, o apartamento possui duas entradas: uma na varanda e a outra na fachada oposta. Devido à varanda ser um espaço coletivo, é necessário posicionar as aberturas de tal forma que não haja perigo de intrusão, ou seja, que um transeunte viole a privacidade de um morador.
No interior, a disposição das salas varia de acordo com o espaço disponível.
No caso de um apartamento de um único andar, provavelmente teremos uma acomodação básica que consiste em uma sala de estar, banheiro e um ou dois quartos; se, por outro lado, houver uma conexão vertical interna, a acomodação duplex será distribuída em dois andares com a área de estar no andar térreo e os quartos no primeiro andar.

Habitação social em Lleida – planta apartamentos – tipo A, tipo B
Lleida: baixa o DWG das plantas do andar térreo dos dois tipos de apartamentos
Com relação ao esquema planimétrico destes edifícios, é importante levar em consideração certos fatores: os apartamentos com varandas em balanço caracterizam-se por terem apenas dois acessos, sendo que as paredes perimetrais delimitam a moradia.
Portanto, para aproveitar ao máximo o sol, é importante posicionar o edifício com os lados longos voltados para o norte e para o sul. Também é necessário posicionar os quartos em relação ao seu uso e função.
Projetos de habitação social
Nos últimos anos foram muitos os exemplos de realização de edifícios com entrada a partir de varanda em balanço, em particular nos ambientes ligados à habitações sociais ou residências para estudantes ou idosos.
Um primeiro exemplo contemporâneo que vamos analisar é o projeto do estúdio Coll-Leclerc realizado em Lleida na Catalunha (Espanha): trata-se de uma casa com varanda constituída por 44 unidades habitacionais de 60 m², 11 por andar, sobre uma área de 3.383 m².
O edifício foi realizado de forma a aproveitar e otimizar as emissões solares e, portanto, a exposição com todas as consequentes vantagens em termos energéticos. Os apartamentos são caracterizados pela mesma metragem quadrada e estrutura.
Habitação social no bairro Pardinyes em Lleida, Catalunha
O projeto de habitações sociais foi realizado pelos arquitetos Jaime Coll Lòpez e Judith Leclerc em Pardinyes, um antigo bairro de Lérida (ou Lleida em catalão) que adquiriu um intenso carácter residencial a partir da década de ’90.
O projeto ganhou o Premio de Vivienda Social de Cataluña 2009, atribuído pela Asociación de Vivienda Social de Cataluña, que reconhece a excelência no setor da habitação social.

Modelo de habitação social inspirado no projeto em Lleida do estúdio Coll-Leclerc
O projeto dos arquitetos Coll & Leclerc prevê um edifício único constituído por dois blocos distintos, com entrada e escada comuns. Consiste em 44 unidades habitacionais: 11 unidades destinadas aos inquilinos com mobilidade reduzida, abrigadas no andar térreo, e outras 33 unidades, distribuídas nos demais três andares.
A estrutura do edifício consiste em vigas e pilares de concreto armado combinados com lajes alveolares.
As fachadas voltadas para sul e leste, de frente para a rua, são do tipo ventiladas, cobertas com chapa ondulada disposta verticalmente no entre-piso e horizontalmente nos cabeçalhos das lajes, de modo que as fachadas mudam de aspecto dependendo dos raios solares.
Pelo contrário, as fachadas voltadas para o noroeste e com vista no pátio interno, onde estão localizadas as varandas que servem as habitações, são rebocadas.

Habitação social – Lleida – Axonometria
Lleida: baixa todos os DWG das axonometrias do projeto
Ambos os tipos de fachadas são caracterizados por algumas divisórias metálicas, desenhando assim um padrão rítmico sequencial que marca a alternância de espaços vazios e cheios.
O interior da acomodação é um espaço ‘fluido’ composto de dois quartos potenciais (separados ou unificados), que podem ser usados como quartos ou como porções de uma única área de moradia.
Tal característica quebra a tradicional dicotomia entre dia/noite.
O acesso aos apartamentos é feito por meio de portas de correr de alumínio, e todas as acomodações se abrem e fecham através de duas aberturas na fachada, o que também facilita o controle climático, o controle da visão e a segurança.

Habitação social – Lleida – elevação
Lleida: baixa todos os DWG das elevações do projeto

Habitação social – Lleida – detalhe exteriores
Habitação social em Lecce
Outro exemplo de uma casa de varanda recentemente construída é aquela construída em 2012 em Lecce, Itália. Como tem sido o caso ultimamente, as razões para a nova intervenção se encontram na recente concentração de edifícios universitários na área, o que tem favorecido a demanda habitacional de um grupo alvo jovem.

Modelo de habitação social inspirado em um projeto na cidade de Lecce
Navegue agora no modelo do projeto
O prédio fica em um longo e estreito terreno, resultado da demolição de uma casa de um andar com um jardim nas traseiras.
O ponto de partida é a lote e sua geometria peculiar, m 12×44 com acesso em apenas um lado curto.
Lecce: baixa todos os DWG das plantas do projeto
O projeto inclui um espaço cercado por dois edifícios, o que gera um pátio interno, colocado em um nível baixo em comparação com o nível da estrada, para o qual são voltados os quatros andares.
A fundação tem uma seção de impluvio com uma cisterna no centro esculpida na rocha. Esta cisterna funciona como uma segunda rede de água não potável, destinada a alimentar os drenos dos banhos e das máquinas de lavar roupa.
As habitações do andar térreo desenvolvem-se em dois níveis e contêm pequenos jardins hipógeos.
As habitações dos andares superiores (dois apartamentos por andar) são ligadas horizontalmente por longas varandas e verticalmente por uma escada helicoidal e um elevador.

Habitação social – Lecce – elevação
Lecce: baixa todos os DWG dos cortes do projeto
As janelas de proa da fachada principal e as numerosas aberturas na fachada traseira seguem o efeito de irradiação do sol.
Painéis em chapa perfurada, com arabescos, compõem o sistema brise-soleil dentro do pátio.
Isso garante maior privacidade nas varandas, favorece o bem-estar termo higrométrico dentro das casas por meio de ventilação natural e garante uma melhor insonorização.
À noite, quando a iluminação artificial exacerba o jogo de malha perfurada, cria-se um jogo de sombras e desenhos agradáveis nas paredes do pátio.

Habitação social – Lecce – Corte
Lecce: baixe todos os DWGs dos cortes do projeto
Os elementos típicos da indústria da construção tradicional local foram reinterpretados e apresentados de forma diferente: aberturas que enquadram o céu, varandas em vidro, rocha exposta, varandas salientes que evocam as miniaturas.

Habitação social – Lecce – render da escada