A imagem ilustra o conceito de IFC CLASS MAPPING

IFC Class Mapping File: o reconhecimento das entidades IFC

Aprenda a reconhecer as entidades IFC em sua ferramenta de autoria BIM, evitando perda de informações, graças ao IFC Class Mapping File

Você deve importar um modelo IFC em sua ferramenta de autoria BIM (Edificius, Revit, Archicad, ecc.) e precisa que as entidades originais sejam reconhecidas? Necessita trocar informações entre softwares de autoria BIM através do formato IFC? Neste artigo de aprofundamento, vai aprender sobre o conceito de IFC class mapping file e sua importância para reconhecer as entidades a partir de um arquivo IFC.

No final do artigo, vamos ver como modificar diretamente algumas propriedades de um IFC, sem possuir ou utilizar um software de autoria BIM.

IFC Class Mapping File: o que é?

O IFC Class Mapping é um arquivo de texto que “mapeia” as categorias geradas por qualquer software de autoria a partir das categorias de outro software de modelagem 3D: um verdadeiro conversor de informações.

Vamos fazer um exemplo para entender melhor: suponhamos que precisemos carregar no Revit um arquivo IFC exportado do Edificius, do Archicad ou de qualquer ferramenta de autoria BIM. Para levarmos as entidades presentes no arquivo IFC para o arquivo nativo do Revit, é preciso um conversor de informações (IFC class mapping file); em outras palavras, necessitamos reconhecer as entidades existentes no modelo IFC (portas, janelas, lajes, paredes, etc.) dentro da ferramenta de autoria de destino, evitando perda de informações. Nesse sentido, uma porta incluída no IFC (IfcDoor) deve ser reconhecida como entidade porta no Revit (familha “porta”).

Uma vez definidas essas correspondências, o software de autoria reconhecerá corretamente as entidades.

 

A imagem ilustra o conceito do IFC Class Mapping file

Infográfico | IFC Class Mapping file

IFC Class Mapping no Edificius

Para conseguir a correspondência entre as entidades de um IFC e aquelas do Edificius (ferramenta de autoria BIM para arquitetura), é necessário criar um novo documento IFC:

  1. clicamos em Arquivo > Novo > Documento IFC;
  2. na caixa de diálogo, escolhemos o arquivo IFC a ser carregado e clicamos em Abrir.

Edificius reconhece automaticamente as entidades do IFC gerado por qualquer software de modelagem 3D: portanto, já podemos trabalhar sem problema nenhum.

O GIF abaixo ilustra como conseguir as correspondências entre as entidades de um IFC e aquelas do Edificius.

A imagem mostra como criar um novo documento com Edificius

IFC Class Mapping File Revit

Para obter a correspondência entre as várias entidades de um IFC e aquelas do Revit, é necessário utilizar o arquivo IFC class mapping file.
Para carregar um IFC class mapping file com Revit, vamos fazer o seguinte:
  1. clicamos em File > Open > IFC Options;
  2. clicamos em Load da caixa de diálogo Import IFC Options;
  3. na caixa de diálogo Load IFC Class Mapping File, localizamos e selecionamos o IFC class mapping file e clicamos em Open;
  4. finalmente, clicamos em OK no dialog Import IFC Options.

Uma vez carregado o arquivo de Mapping (IFC class mapping file), é possível abrir um arquivo IFC exportado de qualquer software de modelagem 3D.

Este GIF ilustra como carregar um arquivo IFC Class Mapping no Revit

Como carregar um arquivo IFC Class Mapping no Revit

Caso tenhamos que exportar um arquivo IFC com Revit, vamos fazer o seguinte:

  1. baixar o componente adicional oficial “IFC 2018” atualizado (conforme versão do Revit);
  2. exportar para IFC do software Revit;
  3. clicar no botão Export > IFC;
  4. escolher o formato IFC 2×3 Coordination View 2.0 para o qual o software possui certificação;
  5. ocultar os elementos a não serem exportados.

Property Mapping for IFC Import Archicad

Para conseguir a correspondência entre as entidades de um IFC e aquelas do Archicad, é necessário:

  1. clicar em Arquivo> Interoperabilidade > IFC > Tradutores IFC;
  2. selecionar Propriedades IFC ou Propriedades ARCHICAD.
A imagem ilustra como carregar um arquivo IFC Class Mapping no Revit

Tela Archicad | Property Mapping

Caso você escolha a opção pré-definida Propriedades IFC:

  • o software importará automaticamente todas as propriedades dos elementos IFC;
  • os dados serão disponibilizados como Propriedades IFC em vários lugares da interface do próprio software (como Localizar e Selecionar, ou Definições esquema da lista de elementos);
  • não será necessário utilizar o mapeamento de propriedades.

Caso você escolha a opção Propriedades ARCHICAD:

  • será ativada a tabela de mapeamento para escolher os valores da propriedade IFC a ser associada às propriedades Archicad;
  • cada propriedade IFC na lista (definida utilizando as primeiras quatro colunas à esquerda) será mapeada a partir de uma propriedade Archicad do projeto atual;
  • no projeto atual não serão geradas novas propriedades Archicad;
  • as propriedades IFC não listadas na tabela de mapeamento serão ignoradas durante a exportação.

Como abrir e modificar um arquivo IFC com um software gratuito

Se você pretende visualizar ou modificar um arquivo IFC e não necessita utilizar um software de autoria BIM, pode abri-lo com usBIM.viewer+, o visualizador gratuito que permite realizar uma série de operações diretamente no IFC.

Nesse sentido, você só precisa:

  • baixar gratuitamente usBIM.viewer+ e instalá-lo;
  • abrir o software e clicar em Criar documento a partir de um arquivo IFC;
  • selecionar o arquivo IFC a ser aberto;
  • visualizar o modelo em 3D, as entidades e as propriedades.

Clique aqui para saber mais sobre este tópico.

Para fazer tudo isso, mas onlne, aproveite gratuitamente usBIM.browser, o aplicativo gratuito do sistema integrado usBIM para visualizar qualquer modelo 3D (Revit File Viewer, EDF Viewer, OBJ Viewer) e atuar diretamente no arquivo IFC.

 

usbim-viewer
usbim-viewer