Inserir um objeto arquitetônico num desenho BIM
Como desenhar e inserir um objeto arquitetônico de forma precisa num desenho utilizando um software BIM?
A inserção de objetos a uma distância específica de um ponto conhecido permite realizar desenhos arquitetônico mais precisos e simples.
Em particular, vamos ver como desenhar um objeto (por exemplo uma parede e um pilar) a uma distância específica entre dois pontos conhecidos. Para executarmos esta operação vamos usar o software BIM para o desenho arquitetônico Edificius.
Inserção parede num desenho BIM
Vamos começar desenhando um simples invólucro a uma distância específica de um ponto conhecido.
Selecionemos o objeto Invólucro a partir do menu dos objetos de Edificius e fixemos na prancha gráfica o ponto de referência pressionando a tecla [A] do teclado e clicando no botão esquerdo do mouse.
Neste momento, é possível definir a direção e medir a distância do primeiro ponto clicando com o botão esquerdo do mouse no ponto onde deve iniciar o desenho do objeto.
Para tornar o desenho mais preciso é possível definir a distância entre o primeiro ponto e o ponto em que deve iniciar o desenho do objeto diretamente a partir do teclado.
Para finalizar o desenho do objeto e fixar o segundo ponto da parede é suficiente clicar no botão esquerdo do mouse.
Vejamos agora como é possível com Edificius desenhar, em muito pouco tempo, um pilar indicando várias referências e direções.
Inserção de um pilar num desenho BIM
Vamos selecionar o objeto Pilar a partir do menu dos objetos de Edificius e vamos fixar na prancha gráfica o primeiro ponto de referência pressionando a tecla [A] do teclado e clicando no botão esquerdo do mouse.
É preciso selecionar as distâncias entre os vários pontos de referência pressionando as teclas [A] e [Enter] do teclado. Naturalmente, durante esta operação, é possível definir a respetiva direção.
Depois de ter definido as distâncias e todas as direções, é suficiente pressionar a tecla Enter do teclado para desenhar o pilar na prancha.