Home » BIM e Arquitetura » Modelagem arquitetônica com IA: projeto de loja

Modelagem arquitetônica com IA: projeto de loja

Deve projetar uma loja? Descubra como é fácil realizar a modelagem arquitetônica com a ajuda da Inteligência Artificial (IA)

Você precisa projetar uma loja e criar um modelo 3D da situação atual? Você tem diferentes modos de operação a seguir.

Se os métodos tradicionais são certamente os mais difundidos, os mais inovadores (como o uso de IA para modelagem BIM) podem economizar muito tempo.

Vamos ver qual a maneira mais fácil, rápida e precisa para converter arquivos 2D em modelos 3D BIM: apresentamos um caso prático de modelagem arquitetônica com IA, no qual digitalizamos um edifício existente para realizar um projeto de reforma de loja e design de varejo.

A imagem ilustra um exemplo de Fluxo de trabalho de modelagem 3D com inteligência artificial a partir de um plano 2D

Fluxo de trabalho de modelagem 3D com inteligência artificial a partir de um plano 2D

Reforma de uma loja: como obter o modelo 3D da situação atual

O design de varejo é um setor bastante vivo, em constante mudança e evolução para responder aos novos desafios colocados pelos consumidores na era digital.

Veremos na ordem todas as etapas a seguir para realizar nossa modelagem arquitetônica com IA, desde o levantamento da situação atual do edifício até sua modelagem 3D e sucessivas escolhas de projeto.

Se você precisa projetar uma loja em um prédio existente, certamente precisa encontrar a planta da situação atual para criar o modelo 3D do projeto e começar a pensar em suas escolhas de design.

Você pode ter disponível:

  • gráficos de papel ou imagens raster 2D (plantas, cortes, etc.);
  • gráficos 2D em formatos digitais (DWG/DXF).

Vejamos como operar em cada um desses casos para obter o melhor resultado no menor tempo possível.

Modelagem arquitetônica com IA a partir de desenhos 2D em papel

Antes de iniciar a fase de projeto, é fundamental proceder à procura das pranchas gráficas da situação em que o edifício se encontra atualmente.

Geralmente é mais fácil encontrar gráficos em papel ou digitalizações de plantas cadastrais ou do projeto original. Será menos comum ter gráficos já digitalizados disponíveis no formato DWG/DXF, principalmente se for um prédio antigo ou que não tenha sofrido reformas/manutenções nos últimos anos.

A imagem ilustra um exemplo de Modelo 3D BIM a partir de um levantamento em papel

Modelo 3D BIM a partir de um levantamento em papel

Mesmo que você só tenha um mapa no papel, vamos te mostrar uma forma rápida de converter automaticamente desenhos ou imagens 2D em modelos 3D BIM.

Diretamente da imagem raster, a Inteligência Artificial reconhece paredes, portas, janelas, sótãos, etc. e os converte automaticamente em objetos 3D BIM.

Esta nova tecnologia é simples de abordar e não requer esforços particulares para sua implementação dentro do processo e atividades de trabalho.

Muitas vezes nos assustamos com o uso de novas ferramentas e metodologias avançadas porque há temores de que sejam difíceis de adquirir ou muito caros. Neste caso, não há nada a temer. Você pode experimentar o aplicativo gratuitamente, que permite explorar o potencial da IA e gerenciar a modelagem BIM. Além disso, você pode descobrir como as operações acontecem rapidamente em modo automático, sem muito esforço por parte do operador.

Vejamos imediatamente como proceder.

Inicie a sessão no usBIM com as suas credenciais e escolha a aplicação usBIM.planAI.

Caso você possua uma planta em papel, tire uma foto e importe-a para o aplicativo (em formato PNG, JPG, PDF):

  • clique em Criar projeto e insira um nome e uma descrição do projeto.
  • Crie os níveis correspondentes a cada andar do edifício (se for composto por vários andares) a partir do diagrama à esquerda.
  • Clique em Importar plantas para importar a foto da planta que deve digitalizar e repita a operação para importar as plantas de todos os andares.
  • Dimensione a planta de acordo com uma medida conhecida.
  • Defina os parâmetros de referência (altura das paredes, espessura dos pisos, espessura das soleiras das janelas, etc.) para obter uma modelagem precisa.
  • Clique em Executar detecção automática e aguarde alguns segundos para obter o resultado final.
  • Visualize o modelo obtido em 2D ou 3D.

Se achar conveniente, também pode prosseguir passo a passo e iniciar o processo de conversão 2D para 3D por elementos (por exemplo, convertendo apenas as paredes, adicionando as aberturas posteriormente, etc.).

Você também pode optar por editar o modelo obtido, por exemplo, movendo uma parede, adicionando uma divisória ou qualquer outro objeto que o software não tenha convertido corretamente ou que pretenda modificar de qualquer maneira. Finalmente, você pode decidir montar as plantas individuais criadas para fazer um único modelo 3D completo.

Depois de verificar a correção do modelo, você pode exportá-lo no formato IFC e decidir visualizá-lo com um simples visualizador BIM online ou abri-lo com um software de autoria BIM (Edificius, Revit, ArchiCAD, etc.) e continuar trabalhando com ele.

Você pode compartilhar o arquivo IFC com outros profissionais que trabalham em modo totalmente openBIM.

Em poucos passos e em muito pouco tempo, você tem à sua disposição o modelo 3D BIM da situação atual e pode começar a trabalhar no seu projeto.

Com um método tradicional, por outro lado, você teria que reconstruir o modelo 3D do zero seguindo as medidas mostradas na planta.

Modelagem arquitetônica com IA a partir de desenhos DWG/DXF

Outro cenário é se você já possui uma planta da situação atual do edifício nos formatos DWG ou DXF.

Também neste caso, pode criar o modelo 3D em apenas alguns passos, graças à modelagem IA e BIM usando um software de projeto arquitetônico BIM:

  • abra o software Edificius e crie um novo projeto.
  • Importe seu desenho DWG ou DXF e, clicando no ícone da varinha mágica, o programa reconhecerá automaticamente paredes, portas, janelas, etc.
  • Adicione quaisquer detalhes arquitetônicos de acordo com suas necessidades específicas.
A imagem ilustra um exemplo de modelo 3D BIM de um DWG-DXF

Modelo 3D BIM de um DWG-DXF

Embora o procedimento seja um pouco diferente, o princípio não muda: aproveitar procedimentos automáticos dos softwares para agilizar operações repetitivas e poupar tempo útil para outras atividades.

Projeto de reforma de lojas: conselhos úteis

Tendo obtido rapidamente o modelo da situação atual, podemos passar para a fase de projeto.

A imagem ilustra um exemplo de projeto de uma loja realizado com Edificius

A imagem ilustra um exemplo de projeto de uma loja realizado com Edificius

Aqui estão algumas dicas úteis para projetar uma loja:

  • verificar os regulamentos nacionais e locais para definir as alturas e superfícies mínimas dos espaços, a superfície iluminadora do ar, o tipo de pavimento e revestimento, a necessidade de serviços, vestiários, etc., o tipo de iluminação, etc.
  • Escolher o design baseado na análise de marketing e no público-alvo.
  • Verificar se a localização geográfica são adequados ao público-alvo, ao tipo de produto proposto e à concorrência.
  • Escolher o modelo de exposição da loja (loja modelo, lojas temporárias, franquia shop in shop, loja de esquina, etc).
  • Escolher a configuração que visa valorizar o produto a ser vendido.
  • Organizar os espaços seguindo uma sequência comercial, ou uma disposição orgânica, coerente e racional das mercadorias expostas, capaz de orientar o cliente na compra.
  • Dedicar o peso certo ao design e preparação da vitrine, para atrair a atenção e intrigar o cliente. A configuração da vitrine (com fundos abertos, fechados, semiabertos, etc.) deve ter em conta as dimensões da loja e o número de departamentos que a compõem.
  • Escolher os expositores para mostrar um número adequado de produtos de forma clara e atrativa.
  • Personalizar os espaços para que sejam únicos e reflitam os gostos do público-alvo.
  • Fazer escolhas que tornam fácil a manutenção e a versatilidade de escolhas.
  • Projetar as luzes a fim de criar atmosferas envolventes e destacar os produtos de acordo com as suas características.

Para saber mais sobre este tema, te aconselhamos a continuar a ler o artigo “Projeto de loja de roupas“.

Descubra o software IA de levantamento de quantidades integrado ao usBIM.planAI

 

usbim-planai
usbim-planai