Modelar uma cobertura com um BIM: Daegu Gosan Library
Como criar e modelar uma cobertura inclinada com um software BIM para o desenho Arquitetônico: vídeos de detalhe de todos os passos para a DAEGU GOSAN PUBLIC LIBRARY feitos com Edificius
Criar e modelar uma cobertura inclinada é seguramente um dos passos principais e mais delicados no desenho de uma estrutura. Graças ao uso de um software BIM para o desenho arquitetônico que integrou um motor de renderização em tempo real (Renderizado em Tempo Real)o técnico sempre tem a possibilidade de verificar e ver de forma extremadamente realista o trabalho de desenho.
Para entender detalhadamente como modelar uma cobertura inclinada complexa, vemos todos os passos realizados para fazer as coberturas da Daegu Gosan Public Library. O projeto selecionado foi concebido pelo estudo de arquitetura americano MARTIN FENLON ARCHITECTURE para o concurso internacional para a construção da biblioteca na cidade de Daegu, na Coreia do Sul.

Render da Biblioteca pública Daegu Gosan feito com Edificius
Nos vídeos de detalhe é possível ver como criar uma cobertura composta de varias águas com diferentes inclinações. Foi também realizada a construção da vidraça disposta sobre a cobertura, que é fornecida de elementos metálicos que têm uma função de reforço e de proteção do sol.
Construção Cobertura com um software BIM
- Min 00:00 – Importaremos no Edificius a planta da cobertura em formato dwg que usaremos como traça do desenho. Realizamos a importação do dwg usando o objeto “Desenho DXF/DWG” que está no menu “GRÁFICA 2D”.
- Min 00:30 – O primeiro passo para a construção da cobertura consiste em traçar o telhado. Selecionamos o objeto “Telhado” do menu ARQUITETÔNICO e definimos o perímetro do próprio telhado.
- Min 00:57 – Entramos no editor do telhado e continuamos com o desenho das águas.
- Min 02:40 – Definimos a inclinação das águas triangulares por meio da modalidade por três pontos. Para cada água posicionamos planimetricamente os pontos sobre os vértices e depois na vista 3D atribuímos a cada ponto a cota altimétrica desejada.
Ancoragem dos invólucros
- Min 00:00 –Saídos do editor procedemos com a ancoragem dos invólucros à cobertura. Selecionamos os invólucros e da caixa de ferramentas das propriedade à seção “Sistema de Referência Altimétrico” escolhemos o telhado como sub nível superior. Os invólucros se adaptaram automaticamente à face inferior das águas.
Modelagem vão cobertura
- Min 00:00 – A modelagem muitas vezes implica problemas relacionados com a complexidade da superfície na qual deve trabalhar. Neste caso por exemplo, sendo a cobertura particularmente complexa, para desenhar o meio-fio que delimita o vão presente no telhado, usamos o objeto “Parede em Terreno”. Liberando “Parede em Terreno” do ambiente “terreno” se pode aproveitar a sua versatilidade na modelagem, para se adaptar as águas do telhado. Na caixa das propriedades definimos uma profundidade no terreno igual a zero e uma altura igual a 0,4 m.
Criação de uma vidraça na cobertura
- Min 00:03 – Para inserir os Tubos retangulares metálicos na cobertura construímos umas grelhas magnéticas na seção MagneticGrid.
- Min 01:40 – Realizamos o desenho com a ferramenta “VIGA DE AÇO”. Selecionamos um perfil tubo retangular e ativamos a geração automática. Selecionamos MG3D (varinha mágica) que permite a geração automática das vigas nas linhas selecionadas com a MagneticGrid.
- Min 00:00 – Procedemos à construção das grelhas magnéticas para obter os snap de engate. Estes servirão logo para traçar os elementos metálicos com função de brise-soleil.
- Min 04:40 – Selecionamos o objeto “EXTRUSÃO(solido)” e a partir da caixa de ferramentas das propriedades na opção Perfil da seção-Características escolhemos um perfil retangular 80x300 mm. Continuamos traçando algumas extrusões com os snap das grelhas magnéticas depois de definir o alinhamento da caixa das propriedades.
- Min 00:00 – Inserimos a vidraça usando o objeto “PAINEL” e escolhendo um modelo “Painel metal-vidro” na livraria. Posicionamos o painel no ponto altimétrico desejado e graças à alça que aparece em um de seus vértices o giramos para tornar-lo adjacente à água. Através das alças (pontos azuis) que aparecem nos vértices adaptamos o painel ao tamanho do vão.
Criação de uma prancha executiva com Edificius
- Min 00:00 – Vamos inserir o objeto “Planta” no nível Cobertura obtendo a sua prancha gráfica.
- Min 00:08 – Selecionamos o objeto “Corte” e o inserimos no nível Cobertura obtendo a sua prancha gráfica.
- Min 00:50 – Arrastamos os elaborados (planta e seções) do “navegador” para a prancha executiva.
Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM