Home » BIM e Arquitetura » O papel do BIM na Indústria 4.0

A imagem mostra o diagrama de um fluxo da indústria 4.0. À esquerda, a partir do ícone de um computador começa uma linha que atravessa várias etapas (transporte, armazenamento nos servidores, automação). No topo, lê-se "INDUSTRY 4.0".

O papel do BIM na Indústria 4.0

Está pronto para a revolução da indústria da construção? As novas tecnologias da era digital, BIM e os princípios da Indústria 4.0

O desenvolvimento do BIM e da Indústria 4.0 está levando o setor da construção à digitalização de processos e fluxos de trabalho.

A imagem mostra uma mulher e um homem usando óculos de realidade virtual em um escritório. Eles estão apoiados em uma mesa e visualizam o modelo 3D de uma cidade digitalizada. A imagem pretende ilustrar as possibilidades oriundas da utilização no BIM para a criação de uma indústria 4.0.

BIM na Indústria 4.0

Hoje em dia, é evidente que a forma de planejar e gerenciar a realização de uma obra é muito diferente em relação a alguns anos atrás. O trabalho de profissionais, empresas e fornecedores está se abrindo para novas tecnologias e o uso de softwares e ferramentas para gestão de modelos digitais é essencial.

Neste artigo vamos descobrir como a indústria da construção está mudando e quais sistemas de gestão BIM você precisa saber para acompanhar a quarta revolução industrial.

BIM na Indústria 4.0: como o setor da construção está mudando

O setor da construção está prestes a entrar em uma nova era, a da Quarta Revolução Industrial.

A Indústria 4.0 verá a completa digitalização do setor da construção e a mudança na forma de projetar, construir e gerenciar as obras, mesmo na fase de manutenção. O uso da tecnologia será empregado para melhorar radicalmente todos os processos e garantir disponibilidade de informações, resolução de problemas, trabalho colaborativo, eficiência de recursos, etc.

Atualmente, no setor da construção, a criação de modelos de informação com a metodologia BIM  representa um oportunidade de evolução para todo o setor e o ponto de partida para o relançamento da construção.

A base da Indústria 4.0 é a digitalização de todos os dados, o que leva a uma maior acessibilidade e precisão da informação recolhida durante todas as fases do ciclo de vida de um ativo: isso se traduz em maior eficiência em termos de tempo, custos e recursos. Os benefícios dos dados digitais já foram vistos em certa medida com a adoção do BIM, embora muitas vezes não sejam usados em todo o seu potencial.

A disponibilidade de dados digitais é apenas um pequeno passo para preencher a lacuna entre as formas analógicas de trabalhar do passado e o futuro digital da indústria da construção.

A imagem mostra um grupo de jovens colegas rodeados em volta de uma mesa. No centro da mesa, há o modelo 3D de um edíficio.

Colaboração baseada em modelos de informação BIM

A Indústria 4.0 é sustentada pelos princípios de colaboração multidisciplinar: engenheiros, arquitetos, planejadores e empreiteiros podem trocar informações livremente, resolver problemas de forma colaborativa à medida que eles ocorrem e colher todos os benefícios do compartilhamento e da digitalização de informações.

Por exemplo, os procedimentos de verificação de interferência entre as diversas disciplinas envolvidas no projeto são mais eficazes já na fase preliminar e projetistas, clientes e empreiteiros podem tomar decisões informadas e em tempo real sobre quaisquer alterações a serem feitas antes da montagem do trabalho.

Os benefícios que o BIM traz para o setor da construção estão contribuindo para sua crescente disseminação. No entanto, o BIM ainda é frequentemente visto como uma simples ferramenta de modelagem 3D, e seu verdadeiro potencial nem sempre é totalmente explorado.

A implementação do BIM também terá um forte impacto no desenvolvimento da Indústria 4.0: todas as partes envolvidas em um projeto (projeto, planejamento, construção e manutenção) deverão trabalhar um único modelo de informação BIM que colete todos os dados úteis para as várias disciplinas. Essa maneira de trabalhar promove a colaboração e facilita o fluxo de trabalho.

Para alcançar verdadeiramente a Indústria 4.0, as empresas terão que pensar no BIM não apenas como uma ferramenta de modelagem 3D, mas sim como um método de gerenciamento e compartilhamento de informações .

Ferramentas online para gerenciar a digitalização de edifícios

BIM coordination

Sistema de gestão BIM para colaboração e digitalização de fluxos de trabalho

Para gerenciar um modelo de informação BIM são indispensáveis ferramentas de gestão BIM que apoiam o profissional em todas as etapas do processo e permitam a colaboração em tempo real com os colegas e o trabalho online com qualquer dispositivo e de qualquer lugar.

Os sistemas mais avançados são configurados como verdadeiras plataforma online, não requerem a instalação de aplicativos e podem ser usados a partir de um PC, tablet ou smartphone.

As características fundamentais de uma plataforma on-line são a possibilidade de:

  • gerenciar os formatos de arquivo mais usados na indústria da construção;
  • federar modelos de qualquer formato e tamanho;
  • armazenar e compartilhar arquivos independentemente do formato dos dados;
  • trabalhar de qualquer lugar e com qualquer dispositivo;
  • acessar dados de qualquer dispositivo;
  • gerenciar problemas de conflito de modelo;
  • coordenar o trabalho em grupo;
  • editar e gerenciar documentos de texto e modelos 3D criados com qualquer autoria BIM;
  • criar e gerenciar sistemas de informação online, integrando o modelo digital 3D com dados e documentos.

Hoje, uma única solução online permite gerenciar todas as necessidades de qualquer processo BIM.

Se quiser experimentar uma ferramenta de gerenciamento de modelos BIM, recomendo usar usBIM gratuitamente.

Para acessar o serviço:

  • se você já está cadastrado na área de usuário MyACCA,
    • vá para a página do usBIM;
    • faça login inserindo suas credenciais (e-mail e senha);
    • clique em Entrar.
  • Se você ainda não está cadastrado na área de usuário MyACCA,
    • faça o cadastro;
    • vá para a página do usBIM;
    • faça login inserindo suas credenciais (e-mail e senha).

usBIM é uma plataforma online e, portanto, não há necessidade de instalar nenhum aplicativo em seu dispositivo e você pode acessar o serviço do seu PC, tablet ou smartphone.

usbim
usbim