Home » BIM e Arquitetura » Projeto de vestiário: ferramentas úteis para o trabalho em equipe

Projeto de vestiario esportivo e colaboracao

Projeto de vestiário: ferramentas úteis para o trabalho em equipe

Projeto de vestiário: como gerenciar melhor todas suas fases graças a um sistema integrado

Você tem que realizar um projeto de vestiário para uma instalação esportiva? Deve colaborar com diferentes atores e precisa de uma ferramenta que permita fazê-lo facilmente?

Neste artigo, vamos te explicar como organizar melhor seu projeto de vestiário e gerenciar a colaboração com todas as partes interessadas. Para isso, de fato, você pode aproveitar o potencial de uma plataforma colaborativa BIM com todos seus aplicativos, que te ajudam a otimizar custos e tempos.

Colaboração no projeto de vestiário

Um projeto de vestiário implica a colaboração entre os vários profissionais responsáveis pelos diversos aspetos da construção (arquitetura, sistemas, estrutura, etc.). Para facilitar o trabalho e a cooperação, você pode recorrer a plataformas colaborativas que oferecem aplicativos para gerar orçamentos, destacar interferências, visualizar modelos, e assim por diante.

Vamos descobrir como otimizar custos e tempos na fase de projeto!

Projeto arquitetônico

Em um projeto de vestiário, a primeira fase é a elaboração do projeto arquitetônico, ou seja, organização dos espaços reservados às diversas funções e definição do tamanho dos ambientes de acordo com as normas vigentes.

A imagem mostra o arranjo interno de um projeto de vestiario

Imagem renderizada do interior de um vestiário, realizada com Edificius

Deseja saber mais sobre o projeto de vestiário? Confira nossa matéria “Projeto quadro de tênis e vestiários, ou guia técnico“, onde encontra as normas vigentes que deve atender para realizar corretamente seu projeto.

Além disso, o artigo também proporciona um arquivo de exemplo no formato IFC, que pode abrir com qualquer software de autoria BIM e até usar como referência para seu projeto.

Projeto de vestiário: sistemas e estrutura

A segunda fase diz respeito ao projeto de sistemas e estrutura.

Nesta fase, é essencial que haja colaboração entre os vários atores envolvidos no projeto de vestiário, bem como uma troca direta de informações. É, na verdade, fundamental que tais profissionais cooperem da melhor maneira possível para decidirem, por exemplo, onde inserir os pilares, onde colocar a rede elétrica, como arranjar o sistema de esgoto, etc.

A esse respeito, lembramos que nosso aprofundamento “Projeto quadro de tênis e vestiários, ou guia técnico” também disponibiliza o arquivo de exemplo do sistema elétrico.

A imagem mostra o sistema eletrico referente a um projeto de vestiario esportivo

Para aprimorar a colaboração com seus colegas, te sugerimos desfrutar o potencial do sistema integrado usBIM e seus aplicativos: graças ao usBIM.chat e usBIM.meet, poderá ficar constantemente em contato com seus colegas, usando um espaço na nuvem onde compartilhar os conteúdos relacionados ao projeto de vestiário.

Em particular:

  • usBIM.chat é um aplicativo para criar bate-papos dinâmicos com inteiras equipes de trabalho ou com colaboradores individuais.
  • usBIM.meet é um serviço avançado de reuniões online para compartilhar câmera e tela com seus colegas de trabalho.
  • O espaço na nuvem é um ambiente online onde você pode carregar e compartilhar qualquer tipo de arquivos com seus colegas. Ao se cadastrar, você obtém 10GB gratuitos, aos quais pode adicionar mais espaço de armazenamento a partir do usBIM.store.

Agora vamos te mostrar, com um exemplo, as operações necessárias para colaborar com outros profissionais e otimizar tempo e custos.

Vamos supor que terminamos a parte arquitetônica do projeto de vestiário e que temos que finalizar sistemas e estrutura. Neste ponto, é fundamental compartilhar o projeto, por exemplo, com o profissional responsável pelos sistemas.

A primeira coisa a fazer é acessar o usBIM.

como acessar o usBIM

Tela de acesso ao usBIM

Informe as credenciais da sua conta ACCA (e-mail e senha).

Se você ainda não tem uma conta ACCA, pode criá-la agora:

  • vá para a página MyACCA;
  • cadastre-se inserindo todos os seus dados;
  • digite seus e-mail e senha.

Agora, crie uma pasta a partir da seção Meus documentos (canto superior esquerdo) e, em seguida, selecione o ícone Nova pasta (canto inferior direito). Por fim, carregue todos os arquivos do projeto de vestiário por meio de um simples Arrastar e soltar.

Para compartilhar a pasta (ou um único arquivo) com outras pessoas, clique no ícone do homenzinho (à direita).

Realizado o envio, seu colega receberá uma mensagem no usBIM.chat (serviço de chat integrado no usBIM) ou no e-mail, com o link referente ao arquivo. Seu colega poderá visualizar o arquivo diretamente online, com qualquer dispositivo e onde quer que esteja, mesmo que não tenha o software certo.

A imagem mostra o compartilhamento de uma pasta com o usBIM

Compartilhamento de uma pasta com o usBIM

Também aproveite o potencial do usBIM.meet para criar videoconferências: poderá organizar reuniões online, como se os participantes estivessem presentes, por meio de qualquer dispositivo (PC, smartphone, tablet) conectado à Internet e que suporte um navegador (Chrome, Firefox, Safari).

usBIM.meet, aplicativo de videoconferencias a aproveitar em um projeto de vestiario

usBIM.meet | O aplicativo de videoconferências e compartilhamento de tela para colaborar online com sua equipe

Concluída essa fase, pode prosseguir com as verificações: use o usBIM.federation para federar os modelos arquitetônicos e de sistemas referentes ao projeto de vestiário, e o usBIM.clash para detectar eventuais interferências.

Essa é uma etapa fundamental para evitar erros no canteiro de obras e consequentes aumentos nos prazos de entrega e nos custos de construção.

Federacao modelos Tele inicial

Como federar modelos 3D com o usBIM.federation

Mas a integração do usBIM não termina aí!

Para finalizar o projeto de vestiário, você até pode realizar seu orçamento com o PriMus online, aplicativo que te permite trabalhar:

  • diretamente no navegador sem instalar softwares;
  • onde você quiser (no PC ou celular, com Windows ou Mac);
  • com dados sempre disponíveis e seguros na nuvem, podendo compartilhá-los com quem você quiser;
  • em tempo real com sua equipe, comunicando-se via chat no mesmo ambiente de trabalho.

 

usbim
usbim