Home » BIM e Arquitetura » Quem é e o que faz um modelador BIM?

Quem é e o que faz um modelador BIM?

Um modelador BIM é um profissional que usa softwares BIM para criar e gerenciar modelos 3D. Conheça quatro passos básicos para se tornar um

Com o aumento dos requisitos BIM em projetos, todas as empresas de arquitetura e engenharia estão revolucionando seu trabalho e sua estrutura organizacional, inserindo novos números e recursos BIM.

Entre estes, um em particular: o modelador BIM. Você já se perguntou quais são suas principais tarefas? Neste artigo, irá explorar as habilidades necessárias, as principais tarefas e as perspectivas futuras dessa figura técnica. Se você também está interessado em se tornar um modelador BIM, saiba que precisará de um programa para projeto de construção que recomendamos experimentar, totalmente de graça.

Quem é e o que faz um modelador BIM?

Um modelador BIM é um profissional que cria, modela e gerencia modelos de informação BIM disciplinares (arquitetônicos, estruturais ou MEP) e interdisciplinares de engenharia e obras arquitetônicas.

Os modelos de informação são modelos 3D que se configuram como uma espécie de base de dados de um ativo: recolhem toda a informação relacionada com a sua concepção, a sua realização e a sua gestão/manutenção e também a acompanham ao longo do seu ciclo de vida, passando por atualizações e revisões a cada alteração de projeto.

Quais são as principais responsabilidades de um modelador BIM?

Os modeladores BIM têm uma série de responsabilidades técnicas, entre as principais estão:

  • o desenvolvimento e revisão constante de modelos 3D, para cada disciplina requerida, de acordo com as especificações técnicas corretas e utilizando software BIM.
  • A verificação dos modelos criados para garantir que eles sejam consistentes com os padrões e objetivos estabelecidos.
  • A colaboração interna e externa com outros técnicos para mudanças no projeto e modelos.
  • O controle da integridade dos dados inseridos.
  • A extrapolação de desenhos de construção a partir de modelos 3D.
  • A atualização dos modelos após alterações de design ou executivas.

Quais são as habilidades exigidas de um modelador BIM?

Um modelador BIM precisa ter:

  • habilidades técnicas: conhecimentos de informática no uso de software, ferramentas e todas as ferramentas úteis no processo BIM.
  • Habilidades colaborativas: o trabalho em equipe é a chave para qualquer projeto BIM bem-sucedido, porque muitas vezes em um grupo de trabalho existem vários modeladores BIM que desenvolvem modelos disciplinares e devem coordenar-se e orientar-se uns com os outros.
  • Habilidades de comunicação: a capacidade de trabalhar em equipe e saber comunicar as intenções do projeto aos colegas e clientes.
  • Habilidades de resolução: se houver interferências e problemas, um bom modelador BIM não deve gerar  pânico, mas deve propor soluções rápidas e eficazes.

Como se tornar um modelador BIM? Aqui estão 4 etapas principais

Para ser um modelador BIM, você deve ter certos requisitos e, para isso, deve seguir e concluir 4 etapas fundamentais:

ETAPA 1. Estude e conclua sua formação

O primeiro passo é estudar para obter um diploma em construção, arquitetura ou engenharia.

ETAPA 2. Adquira conhecimento técnico

Depois de concluir seus estudos, definitivamente trabalhar em um estúdio de arquitetura e engenharia na área de BIM ajudará você a se familiarizar com o fluxo de trabalho, tentando aprender o máximo possível e se especializar nessa área.

ETAPA 3. Faça cursos específicos e mantenha-se atualizado

Expandir seus conhecimentos e habilidades é muito importante neste campo! Seguir cursos de atualização e, ao mesmo tempo, acompanhar os desenvolvimentos tecnológicos e de informática é certamente importante.

ETAPA 4. Adquira certificações do setor

As certificações BIM ajudam você a melhorar seu treinamento, tornando-o muito mais procurado e atraente no mercado.

A imagem ilustra as 4 etapas básicas para se tornar um modelador BIM

4 etapas básicas para se tornar um modelador BIM

Quais ferramentas e softwares um modelador BIM precisa?

Um modelador BIM deve conhecer e usar adequadamente várias ferramentas de software e ferramentas para desenvolver e expressar melhor suas habilidades:

  1. Software de criação BIM para criação de modelos, como:
  2. Ferramentas BIM para integrar os modelos criados com as informações:
  3. Plataforma colaborativa BIM para trabalhar em ambiente colaborativo, carregando sempre os modelos atualizados e todos os documentos úteis ao pedido.

 

edificius
edificius