Realidade virtual online para arquitetura: confira os benefícios
Os benefícios de utilizar a realidade virtual online (VR) para navegar no modelo 3D diretamente do navegador, mesmo sem software específico
Navegar em um modelo 3D com a realidade virtual online, diretamente do navegador, pode ser particularmente vantajoso para seu trabalho. Acha que é uma tecnologia interessante, mas muito cara e complicada de usar? Neste artigo te explicamos como usá-la sem recorrer a uma ferramenta de autoria BIM, mas usando apenas seu navegador.
Vamos descobrir como fazer isso graças a usBIM.reality, o aplicativo do sistema integrado usBIM para navegar online seus modelos 3D com a realidade virtual imersiva.
Para começar a usar usBIM.reality, você só precisa ter um visualizador e um PC conectado à Internet.

usBIM.reality: navegar online os modelos BIM com a realidade virtual
Realidade virtual para arquitetura: o que é
A realidade virtual online é uma tecnologia que permite criar um ambiente simulado que o usuário, munido de visor VR, pode navegar e experimentar em primeira mão e em qualquer contexto.
Aplicado à arquitetura, ela é uma ferramenta inovadora que permite ao técnico e seu cliente mergulharem no modelo 3D do projeto, simplesmente conectando um visor ao PC.
Para profissionais da indústria de construção, a VR (Virtual Reality, realidade virtual) pode ser útil em várias fases do projeto, nomeadamente:
- concepção do projeto;
- revisão do projeto;
- apresentação do projeto.
A VR no projeto arquitetônico
Na fase de concepção do projeto, a VR pode se adaptar aos diferentes níveis de detalhe do modelo, apoiando o projetista na tomada de decisões tanto na fase inicial (definição de espaços, divisão de ambientes, etc.) como nas fases mais avançadas (escolha de mobiliário, cores das paredes, materiais, etc.).
Na fase preliminar, ela ajuda a imaginar novos espaços e novas formas. O projetista, de fato, se encontra imerso no modelo que está concebendo e pode ter uma percepção realista dos espaços a serem criados.

Realidade virtual online: os benefícios na fase de projeto
Na fase de verificação das escolhas do projeto, a realidade virtual serve como ferramenta de avaliação e controle: em cada etapa, é possível navegar no modelo e verificar se as escolhas feitas atendem bem à ideia do projeto e às necessidades do cliente.
Na fase de projeto definitivo e executivo, a VR ajuda a definir detalhes, materiais, cores, etc.
Finalmente, na fase de apresentação do projeto ao cliente, ela torna o modelo “vivo”, mesmo antes da sua realização.
Tudo isso possibilita minimizar erros, prever com precisão o resultado final do trabalho, evitar surpresas durante as obras, mas também aproveitar maior liberdade de projeto e experimentar soluções novas e mais corajosas, que aumentam a qualidade final do projeto.
Em última análise, os benefícios de usar a VR no projeto arquitetônico são:
- trabalho mais competitivo;
- criação de espaços e volumes mais articulados, fluidos e menos convencionais;
- simplificação do processo criativo;
- maior possibilidade de comparação entre soluções de projeto diferentes;
- melhor comunicação das ideias de projeto;
- redução de erros de projeto e mal-entendidos com o cliente;
- possibilidade de avaliar detalhes dificilmente analisáveis por imagens estáticas.
VR e revisão do modelo
Na fase de revisão, a realidade virtual é útil para verificar as escolhas feitas e ter um controle constante do projeto antes de compartilhá-lo com o cliente e, então, passar da fase preliminar à executiva.
Esta é uma fase delicada porque interrompe a linearidade do processo de projeto, podendo revisar, reavaliar, questionar as escolhas e fazer mudanças antes de continuar com o projeto final / executivo.
Revisar o projeto de forma tradicional − interpretando plantas, elevações, cortes e renders − pode não ser a solução ideal. As imagens estáticas, na verdade, reconstroem apenas uma ideia parcial do projeto e podem não destacar erros.
Com a realidade virtual, pelo contrário, você consegue entrar no modelo em primeira mão e observar todos os detalhes antes da realização da obra. Isso, naturalmente, é muito importante porque permite reavaliar algumas escolhas, mesmo que formalmente corretas.
Resumindo, podemos dizer que as vantagens de usar a VRi na fase de revisão do projeto são:
- redução de erros de projeto;
- maior consciência de todas as escolhas de projeto;
- apoio ao projetista na definição de novos espaços e novas soluções;
- visualização e percepção dos detalhes do projeto como se já fossem realizados.

Realidade virtual (VR) online para arquitetura
A realidade virtual para apresentação do projeto
Na fase de apresentação do projeto, a VR torna mais fácil e imediato mostrar as ideias de projeto ao cliente, desde a escolha de materiais e mobiliário até a distribuição dos espaços. Dessa forma, o cliente tem a oportunidade de “viver” o projeto encomendado antes da sua realização, o que minimiza a possibilidade de mal-entendidos.
A VR, de fato, permite reproduzir um ambiente deixando o cliente mergulhar em uma cena totalmente virtual, capaz de fazer a ponte entre a realidade e a imaginação, e de veicular uma percepção completa do projeto. Esse é um aspecto verdadeiramente fundamental: preencher a lacuna entre representação do projeto e imaginação do cliente.
Em última análise, a realidade virtual online é uma ferramenta valiosa para: