Realizar uma rampa de acesso com um software BIM: o projeto Marble&Bamboo
Como realizar uma rampa de acesso com um software BIM: confira o passo a passo reproduzido com o Edificius a partir do projeto Marble&Bamboo
Neste aprofundamento iremos analisar algumas soluções arquitetónicas do projeto Marble&Bamboo, mansão contemporânea localizada no norte de Madrid e realizada pelo escritório A-cero.
Para aprender a usar ao máximo um software BIM iremos reproduzir as fases de desenho que achamos mais interessantes.
Iremos ver, então, como foi realizada a rampa de acesso que liga o porão da mansão à estrada principal.
Marble&Bamboo: o projeto arquitetônico
O projeto Marble&Bamboo é uma casa unifamiliar que se estende ao longo de um lote de forma retangular de 2800 metros quadrados, caracterizado pela presença de vários carvalhos e pinheiros.
Para preservar os espaços e a vegetação já existentes, a forma do edifício foi adaptada ao ambiente circundante. A maior parte das árvores foi mantida e integrada no design externo.
A inteira fachada foi construída com azulejos de mármore de travertino branco e elementos de bambu que criam um jogo de volumes e um equilíbrio de cores.
Distribuição arquitetônica dos espaços de Marble&Bamboo
A estrutura desenvolve-se em 3 níveis.
No rés-do-chão ficam a zona de estar, a cozinha, a despensa, o quarto principal e um vestiário.
Os ambientes no lado posterior da mansão são ligados diretamente à área exterior e à piscina graças à janela em fita que se estende ao longo de toda a fachada.
No primeiro andar ficam 3 quartos com casa de banho.
Os materiais foram escolhidos com cura para cada área da casa.
Foram usados pavimentos em madeira de carvalho para obter um ambiente mais quente nas áreas privadas do primeiro andar. Para os espaços comuns do rés-do-chão, em vez, foi usado um pavimento de mármore branco brilhante com cores mais sóbrias.
No porão encontram-se outros serviços e a garagem, ligada à estrada principal por uma rampa de acesso.
O acesso dos peões fica no rés-do-chão. A partir do porão, ainda, é possível acessar os andares de cima através das escadas internas.
O percurso da rampa tem uma tendência planimétrica em forma de S, que aumenta gradualmente em direção à estrada principal.
Nos bordos da rampa foi realizado um talude não muito inclinado. A vegetação é usada para conter eventuais movimentos do solo e, ao mesmo tempo, adornar a paisagem circundante.
Vejamos como foi abordada pelos desenhadores esta solução arquitetônica usando o software BIM Edificius.
Realização da rampa de acesso com um software BIM
Vamos modelar a rampa de acesso à garagem no ambiente terreno de Edificius selecionando o objeto “Rampa”. No editor específico vamos usar o objeto MagneticGrid2D (radial) para definirmos a amplitude do patamar curvo e os relacionados pontos de junção.
Inserimos então a rampa definindo na barra de ferramentas das propriedades os parâmetros geométricos tais como largura, raio interno e ângulo da curva. Utilizaremos várias rampas curvas, com diferentes direções (para direita/para esquerda), a fim de obter uma tendência planimétrica em forma de "S".
https://www.youtube.com/watch?v=Eq--0k7juqs
Na vista 3D vamos definir a tendência altimétrica da rampa, juntando primeiro o patamar de partida ao limiar de entrada da garagem e em seguida o patamar de chegada à estrada.
Para posicionarmos de forma correta a rampa, vamos usar a função Transparência terreno, que permite ocultar temporariamente o terreno de modo a juntar as alças.
Vamos executar uma Movimentação de terra que segue o perímetro da rampa para gerarmos os taludes ao longo dos lados dela.
Desenhamos o perímetro da movimentação de terra, primeiro como traços lineares e em seguida tornemos-los em traços curvilíneos, clicando com o botão direito do mouse no traço e selecionando a opção Mudar em arco.
Vamos adicionar o talude usando a ferramenta de geração automática Adicionar talude, a fim de ligar a rampa ao terreno circundante e ao edifício.
Alteramos agora o talude gerado usando as alças de cada traço de modo a obter a configuração pretendida.
https://www.youtube.com/watch?v=PcXMjFBAzAs
Vamos inserir pequenos meios-fios nos bordos da rampa usando a ferramenta Sólido no Terreno. Na barra de ferramentas das propriedades no campo perfil vamos escolher a partir da livraria uma forma retangular.
Definimos a tendência planimétrica da mesma em planta e a partir da vista 3D configuramos as cotas de cada traço.
https://www.youtube.com/watch?v=X_dAa_LCZqA
Vamos atribuir ao talude realizado uma textura (grama).
Vamos completar a construção da rampa inserindo alguma vegetação no talude, escolhendo-a a partir da livraria.
Inserimos agora postes de iluminação para jardim ao lado da rampa como "Blocos 3D", escolhendo o modelo adequado na Livraria Objetos BIM.
Vídeo e renderização de Marble&Bamboo realizados com Edificius
Vê o vídeo de resumo do desenho executado com Edificius.
https://www.youtube.com/watch?v=7qsWtlTsc8E
Eis algumas renderizações fotorealísticas do resultado final realizadas com Edificius.

Detalhe rampa de acesso à noite

A rampa de acesso vista do jardim

Detalhe rampa de acesso

Renderização do alto da rampa de acesso

Renderização da rampa de acesso à noite

Vista do alto rampa de acesso