Augmented Reality Architecture o que é?
A Augmented Reality Architecture é uma tecnologia que sobrepõe os modelos animados 3D ao mundo real. Vamos ver como e que vantagens oferece
A Augmented Reality ou realidade aumentada (RA) permite adicionar informações e conteúdo digital a objetos reais por meio de dispositivos móveis. Basta ter um tablet ou smartphone e enquadrar qualquer objeto para poder visualizar textos, imagens, modelos ou vídeos sobrepostos a ele.
Esta tecnologia já é aplicada em muitos setores, incluindo a setor de construção (AECO).
Se você é um técnico de construção ou um projetista BIM, você precisa saber o que é Augmented Reality Architecture e qual o seu potencial.
O que é a Augmented Reality Architecture?
Na arquitetura, a realidade aumentada (RA) é uma tecnologia baseada na sobreposição de modelos virtuais e informativos 3D de infraestruturas, edifícios ou componentes simples no mundo real.
O princípio básico da RA é “Aumentar a realidade sensorial percebida”, ou seja, aumentar a quantidade de informações percebidas (fichas técnicas, detalhes de construção, análise de materiais, custos) de um objeto e exibi-las usando um smartphone, tablet ou visualizador 3D.
Você é um projetista e está modelando uma construção ou parte dela através de softwares BIM? Imagine poder apresentar seu trabalho ao cliente usando um simples dispositivo multimídia, com a possibilidade de exibir a arquitetura proposta antes mesmo de ser construída.
Imagine que ele poderá interrogá-lo ou investigar sua forma, geometria, materiais ou até mesmo propor mudanças diretamente em tempo real.

Diagrama de Augmented Reality Architecture
Dessa forma, muitos problemas relacionados a mal-entendidos ou falta de comunicação seriam facilmente resolvidos.
Como a realidade aumentada é usada na arquitetura?
A realidade aumentada tem várias aplicações na arquitetura:
- análise e planejamento de projetos;
- organização do canteiro de obras;
- reestruturação;
- segurança de dados;
- design de interiores;
- projeto de paisagismo.
Vamos ver quais vantagens ele oferece em cada um desses campos de aplicação. Enquanto isso, sugerimos que você baixe gratuitamente um software de renderização, capaz de integrar o projeto arquitetônico e a realidade aumentada para que consiga enxergar o poder da tecnologia RA e o benefício que ela pode oferecer a qualquer tipo de projeto.
Análise e planejamento de projetos
O uso da Augmented Reality Architecture permite que você avalie a viabilidade de uma intervenção, imergindo nela diretamente desde os primeiros estágios de design projeto.
Muitas vezes é difícil definir a forma e as características técnicas e são necessárias muitas horas de imaginação e experimentação. Com a ajuda da realidade aumentada, os profissionais podem:
- visualizar virtualmente suas criações;
- o funcionamento da composição arquitetônica;
- a proporção de espaços;
- localização e orientação;
- os acabamentos do material;
- o impacto ambiental e social da construção.
Organização do canteiro de obras
É possível otimizar o planejamento das atividades de construção de uma obra graças à tours virtuais nos modelos de canteiros, posicionados no local, identificando eventuais erros e evitando desperdício de recursos e atrasos no trabalho.

Realidade aumentada na fase executiva
Segurança
Dentro de qualquer local de trabalho, os marcadores são posicionados em pontos ou objetos específicos (extintores de incêndio, interruptores, portas antipânico). Desta forma, são sobrepostos modelos ou fichas explicativas sobre riscos, atividades de prevenção e métodos de uso.
Design de interiores
Escolher os móveis para uma casa, loja ou escritório fica muito mais simples com o uso da RA, sendo possível:
- simular novos arranjos, organizando os móveis diretamente nos espaços reais;
- comparar diferentes móveis antes de comprá-los;
- verificar as medidas dos móveis dentro dos cômodos;
- comparar materiais, cores e tecidos;
- inserir lâmpadas e lustres para avaliar o efeito de luzes e sombras nos móveis.

Realidade aumentada no design de interiores
Projeto de Paisagismo
Tecnologia de realidade aumentada melhora a qualidade do projeto de paisagismo, apresentando diretamente as relações espaciais com a paisagem:
- o sombreamento das árvores nas áreas;
- a inserção de plantas, piscinas, jardins;
- a recriação de ambientes danificados.
A arquitetura de paisagem se concentra em espaços externos dinâmicos e complexos e a RA é indicada para analisá-los rapidamente sem a necessidade de reconstruir o próprio ambiente.
Quais são os benefícios de usar a Augmented Reality Architecture?
O principal benefício de usar RA na arquitetura é certamente a visualização de projetos em construção, não só para os próprios projetistas, mas também para os clientes.
A RA oferece ao usuário a sensação de escala que seria impossível com desenhos em papel ou digitais: inserir a estrutura digitalizada no terreno físico ou caminhar no edifício em tamanho real, permitindo interagir digitalmente com seus projetos.
Além disso, simplifica muito o processo de planejamento, pois melhora a colaboração da equipe:
- todas as partes interessadas estão envolvidas;
- visualizam coletivamente o mesmo ambiente;
- experimentam dados BIM entrelaçados com o ambiente externo;
- desenvolvem notas e ideias construtivas.
A maior legibilidade e compreensão dos espaços, somada a uma colaboração efetiva, permitem economia de tempo e dinheiro e consequentemente maiores lucros.
De fato, com a Augmented Reality Architecture é possivel agilizar:
- inspeções e controles constantes;
- medições de elementos físicos;
- a identificação de erros na fase de pré-execução;
Tudo isso permite obter uma maior coordenação entre as fases de execução de uma obra e um aumento da segurança durante todo o seu ciclo de vida.
Augmented Reality Architecture e IoT
O IoT também pode ser integrado com a realidade aumentada.
Para melhor compreender, você precisa primeiro definir as diferenças entre os dois aplicativos:
- O IoT (Internet of Things), representa o processo pelo qual objetos reais adquirem uma identidade digital, simplesmente por meio de uma conexão sem fio. Os objetos digitais processam e trocam várias informações.
- A RA, por outro lado, propõe a visualização do conteúdo digital, interagindo com o ambiente ao redor em tempo real.
É lógico entender que uma quantidade tão grande de informações precisa ser representada de maneira rápida e compreensível, e qual modo de exibição pode ser o mais eficaz se não a RA?
Os dispositivos IoT adquirem dados do mundo físico para que possam ser analisados, a Augmented Reality Architecture lê e reclassifica esses dados para que as pessoas possam visualizar e interagir com eles.
Diferença entre RA e RV
RA e VR são muitas vezes confundidas, mas há uma diferença entre as duas:
- a realidade aumentada amplifica o mundo real, inserindo mais dados na realidade ao redor;
- a realidade virtual permite criar um ambiente virtual que substitui o real.