Home » BIM e Projeto de construção » Augmented Reality Construction e suas vantagens

Augmented Reality Construction

Augmented Reality Construction e suas vantagens

A Realidade Aumentada permite a integração da realidade física e do mundo digital. Descubra os benefícios da Augmented Reality Construction


Sabemos que a realidade aumentada é um tema altamente inovador.

A realidade aumentada, conhecida pela sigla RA para Augmented Reality, está se espalhando cada vez mais no mundo do design integrado. Mas o que realmente significa RA na indústria da construção? E como a realidade aumentada e o BIM interagem? Vamos fazer juntos uma análise da situação.

O que é Augmented Reality Construction?

Por Augmented Reality (Realidade Aumentada), entendemos a realidade como o usuário a percebe, mas enriquecida com dados em formato digital.

A realidade aumentada é, portanto, a tecnologia que permite a integração da realidade física e do mundo digital, permitindo a coexistência de objetos gerados por computador no ambiente físico do usuário.

Com base nessa situação concreta, é possível com a RA:

  • expandir virtualmente a quantidade de informações que podem ser visualizadas em um objeto real, enriquecendo o que percebemos com nossos sentidos e nos permitindo interagir virtualmente com objetos digitais;
  • adicionar informações em um espaço real desprovido de objetos.
Augmented Reality Construction

Augmented Reality Construction

Essa realidade, potencializada pelos objetos digitais, pode ser visualizada por meio do uso de dispositivos comuns, como smartphones e tablets, ou dispositivos mais sofisticados, como óculos inteligentes ou pulseiras de alta tecnologia.

No mundo da construção, a realidade aumentada cria e aprimora réplicas exatas do mundo real para uma melhor visualização de todo o projeto por meio de modelos de realidade virtual.

A possibilidade da RA se tornar uma ferramenta valiosa no campo da arquitetura, engenharia e construção é devido a uma ampla gama de aplicações oferecidas ao longo do ciclo de vida de um projeto.

Como o BIM e a Augmented Reality interagem?

A integração entre o BIM e a realidade aumentada permite enriquecer virtualmente o pacote de informação que produzimos com o nosso modelo BIM.

Essa intergração traz vantagens tanto para quem trabalha no mundo da construção (Projetistas, Engenheiros, Construtoras, etc.) quanto para o cliente final. Vamos ver juntos o porquê.

Pensamos na enorme vantagem que se ganha com a possibilidade de mostrar ao potencial comprador um apartamento, na realidade sem mobília, mas que graças à realidade aumentada pode ser mobilado virtualmente e dinamicamente, tudo através de dispositivos comuns como smartphones e tablets. Os objetos, virtualmente inseridos nas visualizações fornecidas ao cliente, não são simples objetos 3D, mas são modelos digitais computadorizados já existentes e compráveis, feitos com os softwares BIM.

Integracao de ambientes internos com objetos digitais

Integração de ambientes internos com objetos digitais

Para os operadores do setor de construção em vez disso, integrar o BIM e a RA significa trabalhar em um canteiro de obras muito mais inteligente, obtendo a redução de tempo e custos.

Por exemplo, vamos imaginar que fazemos parte de uma equipe que está construindo um novo edifício, numa das visitas ao canteiro de obras estão sendo colocados os forros, mas queremos verificar o sistema AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado). A integração entre o BIM e a realidade aumentada permite integrar instantaneamente o modelo de informação da obra com a realidade física em que nos encontramos.

Assim, aqui podemos visualizar dinamicamente os dutos, as tubulações de água e, se depois quisermos continuar a visita ao canteiro de obras verificando se os materiais e acabamentos utilizados correspondem aos do modelo de projeto, tudo o que temos que fazer é definir o nível em nosso modelo BIM.

A integração do modelo BIM com a Augmented Reality permite:

  • ter maior conhecimento de todas as relações espaciais da obra;
  • interceptar quaisquer erros ou interferências;
  • poder tomar decisões em campo de forma rápida e com menos erros;
  • economizar energia, tempo e dinheiro.

Quais são as 7 principais aplicações da RA no setor da construção?

Na construção, a Augmented Reality Construction encontra diferentes aplicações em várias fases do processo de projeto. Vamos ver juntos os sete principais usos que é feito da RA em um fluxo de trabalho de design projeto:

  1. Planejamento do projeto:
    o valor agregado que a realidade aumentada proporciona ao projeto começa já na fase de planejamento. De fato, nesta etapa a realidade aumentada oferece a possibilidade de virtualmente mostrar o trabalho completo com um nível de detalhe muito minucioso, podendo assim avaliar o impacto ambiental e social.
    Essa fase também é muito importante para garantir que o que foi projetado reflita nos requisitos do cliente. O uso da realidade aumentada, integrada ao BIM, permite que projetistas e construtores mostrem virtualmente a obra ao cliente sobrepondo-a ao espaço real. Assim, o cliente pode propor quaisquer alterações antes mesmo do início da construção.
  2. Medidas certas:
    dispositivos de realidade aumentada permitem a medição de elementos físicos dentro de um espaço, o que significa que é possível integrar o BIM com a RA e determinar com precisão o tamanho e visualizar por completo como ficará o projeto. Fica claro como esses potenciais afetam a capacidade de determinar as horas de trabalho e os materiais necessários de forma mais eficiente e concreta.
  3. Revisão e modificação do projeto no local:
    uma das principais vantagens da aplicação da Augmented Reality Construction é a capacidade não só de visualizar o modelo, mas também de fazer alterações diretamente no site local. Usando um dispositivo móvel habilitado para a RA com sobreposição digital do projeto, os projetistas podem fazer alterações virtuais na arte obra. Isso permitirá o entendimento de como essas mudanças serão integradas ao edifício e como elas podem afetar o restante da estrutura sem fazer alterações na estrutura física real e, portanto, sem causar atrasos no local canteiro. Um controle no local do projeto através de realidade aumentada também permite você descobrir quaisquer inconsistências na arquitetura e adaptar rapidamente o projeto com as alterações necessárias, evitando futuras perdas de tempo e custos. As alterações aprovadas são atualizadas em tempo real, reduzindo o risco dos trabalhadores seguirem planos desatualizados.
  4. Treinamento de segurança:
    a segurança é sempre um tema muito discutido no mundo da construção e a integração da realidade aumentada com o BIM promete implicações positivas, principalmente no que diz respeito à formação dos profissionais. A possibilidade de usar o digital twin (gêmeo digital) da obra em realidade aumentada possibilita treinar trabalhadores em um ambiente seguro e livre de riscos. Os softwares BIM para gerenciamento de canteiros de obras permitem simular cenários e exercícios virtuais com base em qual será o trabalho a obra real a ser feita e melhorar a conscientização sobre a segurança do trabalhador, fornecer instruções claras e reduzir custos de treinamento e atrasos no tempo de inatividade.
  5. Segurança e controles:
    Graças à aplicação de realidade aumentada, o Coordenador de Segurança, o Gerente de Obras e os demais profissionais envolvidos no canteiro de obras podem facilmente comparar o modelo BIM com a estrutura real, tirando fotos desta sobreposição, e partilhando informação imediatamente.
  6. Colaboração em equipe:
    a construção é uma indústria altamente colaborativa e o trabalho em equipe eficaz é imperativo para garantir que um projeto seja concluído dentro do prazo e do orçamento. No entanto, nem todos os membros da equipe que trabalham em um projeto podem estar no local canteiro o tempo todo. Em uma abordagem de projeto tradicional, isso significa adiar a solução de problemas até que todas as partes envolvidas tenham feito as alterações necessárias. A realidade aumentada permite aos profissionais inspecionarem remotamente o canteiro de obras como se estivessem pessoalmente no local nele, assim é possível resolver problemas e corrigir erros em tempo real sem a necessidade de adiá-los. Os presentes no local também podem usar a realidade aumentada para capturar imagens ou vídeos de quaisquer problemas encontrados, que equipes distantes podem visualizar e comentar. Graças à realidade aumentada, a colaboração entre profissionais da equipe do projeto é então possível também remotamente e isso reduz drasticamente o tempo e os custos necessários para a resolução de problemas no local.
  7. Redução de custos:
    em conclusão, a realidade aumentada utilizada para diferentes finalidades durante todo o ciclo de vida do ativo aumenta a produtividade de trabalhadores e reduz custos ligados a interferências identificadas tardiamente ou a alterações feitas em um canteiro de obras já iniciado.

Quais são as vantagens e limitações da Augmented Reality Construction?

As vantagens da Augmented Reality Construction são muitas e, mesmo que os custos desta tecnologia não sejam muito baixos, continuam a diminuir e as previsões apontam também para uma integração no fluxo de trabalho das pequenas e médias empresas.

Serão estas empresas que irão beneficiar das principais vantagens da Augmented Reality Construction: redução de custos e fidelização de clientes.

Na Indústria da Construção, a conclusão dos projetos dentro do prazo é um aspecto fundamental para garantir o cumprimento do orçamento. Sabemos o quanto vale a aplicação da metodologia BIM nesse sentido e, se adicionarmos realidade aumentada ao gêmeo digital obtido do BIM, cumprir prazos — e portanto estar dentro do orçamento — se torna uma missão muito mais fácil de cumprir.

Essa precisão e eficiência permitem que as construtoras planejem projetos confiáveis, melhorem o relacionamento com os clientes e, assim, gerem retornos de longo prazo sobre os investimentos.

As vantagens da realidade aumentada no setor da construção são assim evidentes, no entanto ainda existem alguns limites à sua aplicação:

  • o primeiro limite, mais do que a própria tecnologia, diz respeito à familiaridade que se tem com ela. A integração da Augmented Reality Construction ainda é limitada, provavelmente por ser considerada uma tecnologia não totalmente madura ainda, mas sobretudo porque não há treinamento suficiente.
  • Outro obstáculo é representado por implicações econômicas que a implementação da Augmented Reality Construction exige, razão pela qual muitas empresas, principalmente as de pequeno e médio porte, ainda relutam em investir nessa tecnologia.
  • O uso da Augmented Reality requer uma conexão WLAN e Internet estável, nem sempre garantido no local canteiro.

Qual é o futuro da realidade aumentada no mundo da construção?

Embora não estejamos enfrentando atualmente uma utilização massiva dessa tecnologia no setor AECO, a RA tem todas as credenciais para se tornar uma parte indispensável do setor de construção em um futuro próximo, especialmente considerando o impacto da pandemia de COVID-19 que motivou a construção empresas a operar remotamente e implementar soluções digitais.

As empresas que desenvolvem essa tecnologia aprimoram continuamente os produtos que oferecem, tornando os aplicativos mais rápidos e intuitivos e integrando a tecnologia RA diretamente no software de design projeto.

A tecnologia continua amadurencendo e começa a se tornar acessível, por isso os pesquisadores estão otimistas e apontam que o uso da Augmented Reality Construction terá um forte crescimento nos próximos 5 a 10 anos. Em última análise, uma adoção em larga escala da tecnologia RA será impulsionada por duas coisas: a disposição dos profissionais da construção em passar pela transformação digital e a maturidade da própria tecnologia RA.

Projetar abraçando a revolução digital e integrando Augmented Reality Construction com o BIM requer uma certa quantidade de previsão, mas as vantagens estão à vista de todos. Você também pode projetar com os softwares BIM e “aumentar” a sua realidade!

 

usbim-reality
usbim-reality