Home » BIM na construção » Benefícios do BIM: como muda nossa maneira de trabalhar

Benefícios do BIM

Benefícios do BIM: como muda nossa maneira de trabalhar

Benefícios do BIM: o Building Information Modeling mudou nossa maneira de trabalhar. Leia o artigo para saber como e porque

Dispor de um modelo virtual de uma obra antes da sua construção física abre novas perspectivas e novas possibilidades para a industria da construção, pois permite que os profissionais de todas as disciplinas realizem análises e simulações em todas as fases de projeto, realização e manutenção do edifício.

Os benefícios do BIM

Dispor de um modelo virtual BIM possibilita uma abordagem compartilhada e colaborativa entre todos os profissionais envolvidos, ao contrário do tradicional processo “sequencial”, repleto de correções e edições tanto na fase de projeto como de realização.

O grande diferencial do BIM é mostrado bem pelo famoso gráfico do Patrick MacLeamy.

Diagrama de MacLeamy

Diagrama de MacLeamy

As curvas mostram que concentrar o esforço de projeto nas fases iniciais — o grande diferencial de uma abordagem integrada — incida de forma positiva em termos de custos. O que é acontece muitas vezes na realidade, muito pelo contrário, é que o projeto deva ser constantemente revisado e reformulado até nas fases mais avançadas, com grande desperdício de verba.

Não se trata de reduzir o esforço de projeto: aliás, os picos das duas curvas (processo tradicional e processo BIM) são quase idênticos. O grande diferencial é adiantar esses esforços ao longo do tempo.

BIM: nova metodologia de desenho

Graças a alguns fatores — entre os mais de relevo, a rentabilidade econômica e a viabilidade técnica oriundos da possibilidade de dispor de um modelo virtual do edifício — surgiu então uma nova abordagem ao projeto.

As vantagens dessa nova abordagem ficam bem evidentes ao analisarmos as tendências da curva relativa aos custos das edições de projeto: vemos que os custos parecem bem menores ao se optar por antecipar as correções e edições. Estamos assistindo ao nascimento de vários novo processos colaborativos derivados da metodologia BIM: vale destacar, no entanto, que uma abordagem do tipo BIM requer a presença simultânea de todas as partes interessadas, inclusive os clientes, já desde as primeiras fases de conceptualização do projeto.

Vai se tornando realidade um novo paradigma do processo de projeto de uma obra, passando da modalidade tradicional a um processo integrado.

Traditional design process

Design do projeto tradicional

 

Integrated design process

Design do projeto integrado

 

É evidente, portanto, que a possibilidade de dispor de um modelo virtual do edifício configura-se como uma força dirigente na revolução que está atingido do setor AECO.

 

edificius
edificius