A imagem mostra a interface de um software de autoria BIM 4D

BIM 4D: veja aqui perguntas e respostas frequentes

As respostas às perguntas mais frequentes sobre o BIM 4D: quais as dimensões do BIM, para que serve o BIM 4D, quais as vantagens para o projeto

Falando sobre digitalização de edifícios, é bom utilizar o conceito de ‘dimensões’. De fato, as dimensões do BIM permitem aproveitar ao máximo o potencial que a informatização do projeto permite.

Dê uma olhada em algumas das perguntas e respostas que ocorrem com mais frequência quando se trata das dimensões do BIM, com atenção especial para o BIM 4D.

Quais são as dimensões do BIM?

O BIM não se limita a gerar um modelo 3D de um edifício, mas também adiciona uma variedade de informações ao modelo, tanto para o projeto como para a construção e manutenção.

As dimensões BIM (Building Information Modeling) dizem respeito aos níveis de informações inseridos em um modelo 3D usando um software BIM, e incluem dados sobre: modelo 3D, tempo, custo, gerenciamento e sustentabilidade.

As dimensões clássicas do BIM, que correspondem ao tipo de informação gerenciáveis pelo projetista, são:

  • Modelagem tridimensional 3D
  • Gerenciamento do tempo 4D | Geração do gráfico Gantt e de cronogramas com o intuito de controlar e gerenciar as fases de construção.
  • Gestão econômica 5D | Controle de gastos, orçamentos, etc.
  • Ciclo de vida 6D e manutenção | Sustentabilidade ambiental, econômica e social que leva a um trabalho de “qualidade”.
  • Sustentabilidade 7DFacility Management: planejamento e gestão de ações de manutenção.

O que é o BIM 4D?

A dimensão 4D do BIM adiciona dados ‘temporais’ às 3 dimensões geométricas: assim, os diferentes atores de um projeto podem visualizar a duração de um evento ao longo do tempo e a progressão de uma fase de construção.

O BIM 4D facilita projetar, construir e gerenciar o trabalho.

Como funciona a modelagem 4D?

Graças à tecnologia BIM, é possível construir um modelo tridimensional cujos objetos também apresentarão um tempo de realização (início/fim). Isto permite planejar e simular a construção da obra com antecedência e ver de forma concreta a evolução dos diferentes elementos construtivos.

Quais são os benefícios da modelagem BIM 4D?

Resumidamente, identificamos os benefícios de usar o BIM 4D para:

  • detecção de interferências;
  • aumento na qualidade do trabalho;
  • redução de riscos, graças às melhorias na coordenação e comunicação da equipe;
  • uso ideal de recursos;
  • melhores tempos de entrega e economia de custos;
  • controle total sobre o cronograma do projeto.

Além disso, a integração do BIM em modelos de simulação 4D apresenta vantagens em termos de otimização do planejamento e coordenação das atividades de construção.

Quais os softwares BIM 4D mais conhecidos?

Existem várias soluções de software para o BIM 4D: algumas fazendo parte de pacotes e outras sendo ferramentas 4D autônomas.

Veja alguns dos mais conhecidos e populares do mercado:

  • Edificius da ACCA software – Software de modelagem BIM italiano completo e integrado para construir e gerenciar o processo de modelagem BIM em uma única solução: projeto arquitetônico, design de interiores, modelagem de instalações (MEP), cronograma das obras (BIM 4D), orçamento do modelo BIM (5D BIM).
  • Bentley Systems Synchro Pro – Aplicativo de modelagem de construção 4D que permite o planejamento baseado em modelos e simulações, oferecendo um meio de criar, analisar, modificar, relatar e gerenciar projetos por meio de uma única interface visual.
  • Autodesk Navisworks – Software de revisão de projeto concebido para permitir que profissionais de AEC revisem modelos e dados integrados junto aos clientes para controlar melhor os resultados do projeto.

O Edificius gerencia a modelagem BIM 4D?

Sim. Graças ao ambiente BIM 4D GANTT integrado, o Edificius permite lidar com a variável “tempo” do projeto de forma orgânica e sem aplicações externas.

Na prática, com o Edificius você pode associar a “propriedade do tempo” a cada objeto do modelo BIM e visualizar, por meio de um linha do tempo, todo o processo de construção, otimizando os tempos.

Posso realizar o cronograma de obras (BIM 4D) com o Edificius?

Pode! O programa permite criar a estrutura do Gantt no Edificius de forma simples e intuitiva adicionando uma atividade, definindo seu título e data de início ou duração.

O Gantt é alcançado através da construção de uma EAP (Estrutura Analítica do Projeto), graças à qual é possível decompor o projeto em partes elementares (períodos) e conectá-las aos objetos do modelo através da função Arrastar e soltar. Para facilitar e agilizar o trabalho, você também pode selecionar objetos na visualização 3D.

Iniciando a Linha do tempo do Gantt, é possível visualizar a evolução do projeto, desde a fase de construção até a obra concluída. Para um melhor impacto visual, você pode ver a Linha do tempo do projeto também através da Renderização em Tempo Real.

Como posso compartilhar o andamento do projeto ou quaisquer mudanças com equipes, colegas, empresas e clientes?

Com o Edificius, é simples: o software te auxilia na comunicação e na análise do impacto que qualquer mudanças terá no projeto.

Isso permite comparar várias alternativas no plano de construção – mesmo nas fases iniciais de planejamento e licitação – e avaliar a viabilidade de diferentes cenários, obtendo informações sobre os melhores resultados possíveis.

 

edificius
edificius