BIM e ambiente de desenho
BIM e ambiente de desenho: Durante a fase de projeto o designer que utiliza o BIM é definitivamente mais favorecido. Vamos descobrir por que
O designer que usa software BIM é capaz de criar um modelo virtual 3D e visualizar cada aspecto ligado ao desenho, sem esquecer nada. Além disso, graças ao BIM, a partir do simples desenho de objetos arquitetônicos paramétricos (vigas, pilares, muros, janelas, etc.) é capaz de obter automaticamente planos, elevações, cortes, perspectivas isométricas.
Em cada alteração do modelo virtual BIM corresponde uma variação automática e dinâmica de todos os relatórios do desenho!

Ciclo BIM infografia
Isso resulta em um aumento na produtividade, uma vez que se elimina completamente a possibilidade de cometer erros ou ter desalinhamentos entre os vários relatórios de desenho.
Alguns BIM tem tecnologia de “Renderizado em Tempo Real” com a qual é possível obter renderizados foto-realisticos de arquitetura em tempo real, assim como se está desenhando com o BIM, sem a necessidade de longas esperas.
Graças ao Renderizado em Tempo Real é possível avaliar as escolhas de desenho, experimentar novas formas, materiais, objetos, luzes, etc. e verificar instantaneamente qualquer hipótese.
BIM e cálculo estrutural
Até mesmo no campo estrutural o BIM demonstra consideráveis vantagens que aumentam a produtividade. Neste caso, o projetista estrutural evita modelar novamente a estrutura, reduzindo drasticamente a possibilidade de cometer erros.
Graças a integração BIM com o calculo estrutural se torna simples adicionar as informações de caráter estrutural (pilares, vigas, materiais, armaduras, etc.) e executar o cálculo, até obter todos os relatórios necessários.
BIM e desenho de instalações

BIM e desenho de instalações
Através da integração BIM com as instalações, é possível enriquecer o modelo 3D com todos os elementos para os sistemas:canelados, caminhos de cabos, cablagens, caixas mecanismos, caixas de derivação, quadros elétricos, etc.
Desta maneira se torna mais fácil ter controlado todo o projeto da instalação e visualizar se há possíveis conflitos com o desenho arquitetônico e com a parte estrutural.
Evidentemente, sem o uso da tecnologia BIM, o desenho de instalações fica por si só e não é possível ter uma visão geral.
BIM e orçamento
A integração com o BIM é possível obter o orçamento de forma totalmente automática. As vantagens também neste caso são consideráveis: o orçamento obtido é dinâmico, ou seja a cada mudança do desenho corresponde uma variação em tempo real do orçamento e dos valores do projeto. Tudo isso, uma vez mais, impede ao técnico de cometer erros.
BIM e CAD, quais são as diferenças?
O BIM não é simplesmente a evolução do CAD. É uma forma completamente nova de olhar o desenho e a construção de um edifício.
Os designers que ainda usam o CAD para a representação dos próprios projetos desenham uma quantidade significativa de linhas e polilinhas para representar os objetos (portas, janelas, muros, balcões) dentro dos documentos gráficos (plantas, cortes, elevações e perspectivas isométricas).
Provavelmente eles ainda não conhecem as evidentes vantagens oferecidas pela tecnologia BIM.
Quais são as vantagens oferecidas pelo BIM?

Colaboração BIM
O uso de um BIM oferece vantagens consideráveis que se traduzem em:
- economia de tempo e custos: o designer já não terá que desenhar uma quantidade desproporcional de linhas, polilinhas e formas geométricas várias (que levam muito tempo). Ele deverá simplesmente inserir objetos dotados de propriedades especificas e informações de vário tipo (materiais, custos, capacidades térmicas, manutenção, etc.).
- redução dos erros: planos, elevações e cortes são simples vistas diferentes do mesmo objeto. Qualquer alteração ao modelo BIM afeta todas as vistas/gráficos gerados.
- maior simplicidade: se torna fácil gerar modelos também muito complexos. O técnico será capaz de desenhar obras que antes ele mesmo não podia imaginar usando um CAD.
Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM