BIM vs CAD: diferenças e benefícios reais

BIM e CAD não significa só 2D versus 3D, mas duas maneiras totalmente diferentes de trabalhar. Veja os principais benefícios do BIM

BIM versus CAD: quais as diferenças? Neste artigo de aprofundamento, comparamos as duas metodologias e tentamos entender qual a mais vantajosa para os profissionais. 

Muitos projetistas continuam usando o CAD 2D para representar seus desenhos, optando assim por desenhar uma considerável quantidade de linhas e polilinhas úteis à representação de objetos arquitetônicos em plantas, cortes, elevações e outras representações gráficas. Às vezes, muitos projetistas não tiveram algum contato com a metodologia BIM, e desconhecem as tantas vantagens que ela oferece.

Em um software BIM 3D, o desenho arquitetônico é feito por meio da inserção de objetos gráficos (muros, portas, janelas, etc.) repletos de informações, que são imediatamente levados para as pranchas gráficas como plantas, cortes, elevações, renders, etc.

Veja algumas vantagens obtidas graças à tecnologia BIM.

BIM vs CAD - colaboracao entre projetistas

Do CAD para o BIM

BIM versus CAD: as diferenças

A diferença entre CAD e BIM não está apenas na modelagem 3D, mas em uma nova maneira de entender o projeto.

O BIM é uma tecnologia que permite integrar informações úteis a um modelo em todas as fases do projeto, desde a arquitetura à executiva (estruturas, instalações, segurança, manutenção, desempenho energético, etc.), passando pelo gerenciamento (orçamentos, listas de materiais dos fornecedores, etc.).

Trata-se de uma metodologia de projeto baseada em integração e colaboração: os diferentes atores envolvidos na realização de uma obra podem enriquecer o modelo, bem como inserir, extrair, atualizar ou modificar suas informações.

O BIM difere do CAD principalmente por ser uma metodologia de projeto colaborativa.

O CAD (Computer-Aided Design, ou seja, projeto assistido pelo computador) permite o processamento de um projeto através de desenhos 2D e 3D, limitando-se ao desenho de elementos gráficos simples (linhas, círculos, arcos). Ele não é um método colaborativo, embora permita o compartilhamento de informações por meio da troca de desenhos e diagramas.

O BIM, por outro lado, não se limita à renderização, mas especifica o desempenho e as funções de cada objeto.

Graças ao BIM, de fato, é possível recriar um modelo de edifício virtual que não é uma simples representação tridimensional, mas sim um modelo dinâmico contendo uma série de informações sobre geometria, materiais, estruturas de apoio, instalações, custos, segurança, etc.

Comparação entre BIM e CAD: os benefícios do BIM

As vantagens do BIM, que também são as vantagens oferecidas pelo software BIM oriented, podem ser resumidas em:

Poupança de tempo

Com o BIM, o projetista já no vai necessitar desenhar uma quantidade desproporcional de linhas, polilinhas e formas geométricas várias (que nós tomam muito tempo), mas simplesmente terá que inserir objetos que trazem propriedades especificas e informações de diferente tipo (materiais, custos, capacidades térmicas, manutenção, etc.).

Tudo isso se traduz em uma economia significativa para o técnico.

Redução dos erros

Dentro do BIM, plantas, elevações e cortes são simples vistas diferentes do mesmo objeto.

O projetista pode ver todas as vistas simultaneamente e escolher de trabalhar naquela que deseja, podendo conferir em tempo real suas alterações.

Além disso, qualquer alteração ao modelo BIM afeta todas as vistas/gráficos gerados. A simples mudança do revestimento externo de uma fachada, por exemplo, implica a alteração da transmitância da parede, do custo e, possivelmente, das cargas estruturais.

Isso permite ao técnico evitar erros e ter o desenho sempre atualizado conforme últimas alterações, independentemente de onde elas são feitas.

Maior simplicidade

Graças à tecnologia BIM, é fácil gerar até mesmo modelos muito complexos e transformar desenhos 2D em papel em modelos 3D.

Integração com outros aspectos do projeto

O uso do BIM expande os horizontes do desenho: o modelo BIM 3D, de fato, pode ser enriquecido com uma série de informações que permitem a integração real com:

• cálculo estrutural;
• cálculo do desempenho energético;
• orçamento;
• sistemas prediais;
• manutenção.

Software BIM 3D

ACCA desenvolveu Edificius, o software topo de gama para arquitetura BIM integrado com cálculo estrutural, desempenho energético, orçamento, segurança, manutenção.

Assista a este vídeo onde mostramos como, de maneira extremadamente simples e rápida, foi possível recriar o modelo BIM 3D com Edificius a partir de um desenho CAD 2D de um projeto feito em Espanha (Zaragoza).

 

Clique aqui para baixar Edificius, o software de arquitetura BIM

edificius
edificius