Building Information Modeling, Model, Management: 3 M do BIM

Building Information Modeling, Building Information Model, Building Information Management: o que significam e como gerenciá-los

Muitas vezes ouvimos falar de BIM (Building Information Modeling) e lemos várias explicações sobre este acrônimo. ‘B’ e ‘I’ dá para compreender facilmente, visto que dizem respeito a construções / infraestruturas (Building) e às informações (Information): já o ‘M‘ pode ter diversos significados.

É difícil dar uma definição unívoca de BIM, visto que a própria sigla contém 3 conceitos concêntricos e complementares: modelagem, modelo e gerenciamento informatizado de edifícios (Modeling, Model e Management).

Vamos ver o que são esses níveis e a que se referem, quais são as funções e responsabilidades dos profissionais de acordo com esses níveis e qual software BIM eles devem usar.

BIM

De forma sintética, mas exaustiva, podemos definir o Building Information Modeling como o processo de criação e gerenciamento de informações de uma obra ao longo de seu ciclo de vida. Um dos principais resultados deste processo é o Building Information Model, que é a descrição digital de todos os aspectos da obra construída. Este modelo é desenvolvido com base nas informações inseridas e atualizadas de forma colaborativa nas principais fases do projeto, que se chama de Building Information Management.

Essa definição, dada pelo NBS, destaca os três conceitos fundamentais que caracterizam o BIM:

  • o BIM é um processo, ou uma sucessão de atividades visando gerenciar os dados e as informações contidos nos modelos de informação.
  • O BIM é um modelo, um recipiente de dados e informações que pode ser lido, enriquecido, modificado durante todo o ciclo de vida da obra.
  • O BIM é cooperação: para que os modelos de informação estejam sempre atualizados e utilizáveis, todos os operadores devem colaborar nos momentos apropriados do processo e de acordo com certas regras.

BIM Information Modeling

A transformação do significado não é acidental: a passagem de Model para Modeling (Modelo para Modelagem) implica que o método não diz mais respeito a um produto acabado (o modelo digitalizado), mas sim envolve as atividades de modelagem, ou seja, é um fluxo de informatização sempre em progressão. Depois, a passagem de Modeling para Management (Modelagem para Gerenciamento) explica que o BIM é um fluxo de informações que deve ser estabelecido já no momento do planejamento das intervenções prediais.

O modelo coleta todos os dados que o gerenciamento de processo identifica como requisitos, organizados de acordo com as diretrizes definidas nos processos de modelagem e fornecido aos modeladores.

Building Information Modeling

M como Modeling / Modelagem: o conjunto de tecnologias e processos voltados para a criação de um modelo contendo a Informação.

O BIM como Building Information Modeling (Modelagem de informações de construção) é, portanto, o sistema de informação digital do edifício composto pelo modelo 3D integrado com os dados físicos, de desempenho e funcionais do edifício.

É uma metodologia que permite aos profissionais AECO gerar um modelo digital contendo informações sobre todo o ciclo de vida da obra, desde o projeto à construção até seus desmantelamento e demolição.

Building Information Model

M como Model / Modelo, ou seja, a visualização da informação, algo digitalmente concreto e passível de entrega. Em outras palavras, Building Information Model indica a descrição digital de todos os aspectos da obra construída.

É uma evolução inteligente do modelo 3D, uma espécie de protótipo virtual computadorizado virtual por meio do qual é possível simular, antes mesmo de iniciar a construção, qual será a obra na fase de construção e gerenciamento.

Building Information Management

Como falamos, na abordagem BIM o modelo tridimensional da obra contém não só os dados das características geométricas do edifício e dos componentes materiais e estruturais que fazem parte dele, como também aqueles relativos aos recursos necessários para sua construção.

Portanto, talvez seja mais apropriado falar não de modelo e sim de base de dados da obra, que é a referência absoluta até para as atividades posteriores à fase de projeto.

Então M como Management / Gerenciamento, ou seja, gerenciamento integrado do processo de construção. Na prática, trata-se do gerenciamento da informação ao longo do ciclo de vida do edifício ou da construção em questão.

A missão do Building Information Management é supervisionar a definição e organização do processo colaborativo de troca de dados da estrutura, inclusive implementação e administração de plataformas de intercâmbio de dados, que são essenciais no projeto BIM.

Softwares BIM

Com base no processo BIM que pretende implementar, a empresa ou profissional escolhe o software BIM que melhor se adapta às suas necessidades. A escolha também pode ser influenciada por outros fatores: difusão no mercado de referência, compatibilidade com outros softwares já fornecidos, facilidade de uso do software e também facilidade de encontrar colaboradores treinados no software.

Building Information Modeling - software

Hoje, existem no mercado diversos softwares desenvolvidos para as atividades de Building Information Modeling. A buildingSmart International (bSI) divide esses aplicativos de software em dois tipos:

  • softwares capazes de criar um modelo BIM e exportá-lo em formato IFC, ou seja, os de BIM Authoring, que podem criar e modificar o modelo BIM.
  • softwares que realizam cálculos e verificações para enriquecer os modelos BIM com informações e dados, ou seja, os BIM Tools.

Depois, tem até softwares que permitem o correto gerenciamento do processo BIM durante todo o ciclo de vida da obra, ou seja, os de BIM Coordination ou de BIM Management.

Dada a quantidade de dados a serem processados, a escolha do software não é trivial e deve ser feita considerando os objetivos BIM que se deseja alcançar. Além disso, ao escolher o software, é importante verificar se ele faz parte daqueles certificados pela buildingSmart International.

Aqui está uma lista completa de software para Especialista em BIM e Coordenador de BIM.

Por outro lado, aqui você encontrará todo o software necessário para Gerenciadores BIM.

 

usbim
usbim