Arquitetura apartamento pequeno de 40 m²: critérios e exemplos para baixar_Edificius

Como fazer projeto de kitnet: o guia técnico profissional

Veja como fazer o projeto de uma kitnet de 40 m²: regras, ideias de mobiliário e exemplos de projetos (DWG e modelos BIM 3D) a baixar

Elaborar o projeto de uma kitnet de 40 m² é um desafio tanto interessante como trabalhoso: embora 40 m² não sejam muitos, se bem projetados eles podem garantir o espaço necessário para viver de forma confortável.

Neste prático guia, vamos explicar como projetar corretamente uma kitnet (no caso, tomamos o exemplo de 40 m²) e vamos fornecer um projeto completo com renders e pranchas gráficas em DWG, realizado com um software profissional para engenheiros e arquitetos.

Baixe os modelos BIM 3D (arquivos .edf) dos diversos tipos de projetos

Baixe e teste gratuitamente por um mês Edificius, o software para projeto arquitetônico BIM

c

Projeto kitnet – Planta – 40 m²

Para as kitnets, existem algumas normas nacionais, especialmente na Europa, que preveem uma superfície mínima de 28 m² para as habitações que acomodam uma pessoa e 38 m² para aquelas que acomodam duas pessoas. Estes requisitos mínimos podem, no entanto, variar de acordo com as várias normas nacionais ou locais.

A imagem mostra o corte de uma kitnet

Projeto kitnet – Corte A-A

Este aprofundamento sobre projeto de uma kitnet de 40 m² se focará primeiro nas regras de projeto e, em segundo lugar, no projeto de algumas soluções de habitação. Essa parte será acompanhada por documentos de projeto no formato DWG e pelo modelo 3D do projeto, ambos disponíveis para o download.

Arquitetura apartamento pequeno-40-corte-b-b-programa de arquitetura BIM-Edificius

Projeto kitnet – Corte B-B

Um exemplo prático do projeto de kitnet de 40 m²

Vejamos agora como projetar uma kitnet de 40 m², analisando um exemplo destinado a acomodar duas pessoas.

A imagem mostra a planta de uma kitnet com entrada, banheiro, sala de estar

O apartamento possui uma planta retangular com duas frentes para o exterior, colocadas em lados adjacentes. A fim de obter uma superfície envidraçada em cada ambiente do apartamento, o projetista decidiu colocar a área de espaço aberto perto da janela maior e o banheiro perto da janela menor. Esta escolha permitiu respeitar o limite da relação entre aeração e iluminação, superior ou igual a 1/8.

Em planta foi privilegiada uma distribuição simples e funcional.

O acesso ao apartamento é garantido por um pequeno corredor de 5,5 m², equipado com armários em três dos quatro lados que o delimitam a fim de aproveitar ao máximo o espaço disponível.

A entrada leva para o banheiro (um espaço de 4,50 m² completo de sanitários, chuveiro e lavatório) e o espaço aberto (30 m²). Dessa forma, foi possível limitar a interferência entre a área dos serviços e a área de estar do apartamento.

O espaço aberto foi decorado com especial atenção aos detalhes, a fim de criar um espaço agradável e funcional.

Ao projetar uma kitnet, na verdade, é necessário focar no tipo de mobiliário a ser escolhido e no posicionamento de todos os elementos. No nosso caso, foram escolhidos móveis capazes de desempenhar várias funções, possivelmente feitos sob medida, por exemplo assentos ou bancos que também se transformam em contentores, sofá-cama, móveis dobráveis, mesa dobrável e cadeiras empilháveis.

Particular atenção deve ser dedicada, enfim, à escolha dos materiais, privilegiando acabamentos refletivos e com cores claras para transmitir ao cliente a sensação de um espaço mais amplo.

A imagem mostra o render da sala de estar realizado com Edificius

Render vista interna

Download: documentos no formato DWG e modelo 3D

A imagem mostra as pranchas executivas do projeto

Baixe e teste gratuitamente por um mês Edificius, o software para projeto arquitetônico BIM

Baixe os modelos 3D BIM (arquivo .edf) dos vários tipos de projeto

Baixe os arquivos DWG no formato .zip de todos os documentos de projeto

 

edificius
edificius