Home » BIM e Arquitetura » Como montar um relatório de detecção de interferências

Como montar um relatório de detecção de interferências

O relatório de detecção de interferências é o documento que coleta os resultados da detecção de interferências. Descubra como isso é feito

Em um artigo anterior, analisamos o potencial da matriz de prioridade de interferências.

Hoje, pretendemos analisar outra ferramenta muito poderosa para potencializar as fases de revisão e coordenação BIM: o relatório de detecção de interferências, também chamado de Clash Detection Report.

O que é o relatório de detecção de interferências?

O relatório de detecção de interferências é um documento que reúne os resultados da detecção de conflito.

Após identificar e analisar os diferentes tipos de interferências (Hard Clash e Soft Clash), é possível utilizar um software de detecção de interferências para exportar um relatório que contém todas as informações que julgarmos necessárias e úteis para a coordenação BIM.

Pode ser exportado em vários formatos (PDF, XML, HTML, CSV, XLSX), havendo também a possibilidade, com um software de detecção de interferências BIM adequado, de exportação para o formato BCF (BIM Collaboration Format) da buildingSMART international®, em abordagem totalmente openBIM.

A exportação neste formato permite que cada projetista visualize a interferência detectada, os elementos afetados e uma série de outras informações úteis para resolver o conflito diretamente em seu aplicativo BIM.

A imagem mostra uma sequência cujo ponto de partida é a detecção de interferências, passando pela geração de um relatório de detecção de interferências, sua exportação para diferentes formatos e, finalmente, a resolução da interferência detectada.

Quais são as seções que compõem o relatório de detecção de interferências?

O relatório consta de duas seções principais: Project Clash Summary e Clash Tests.

Project Clash Summary

Esta seção do relatório fornece um resumo do número e tipo de interferência identificados, bem como o avançamento do procedimento para sua resolução. Através desta seção, os vários interessados têm conhecimento imediato da extensão e do impacto do conflito no projeto.

A imagem mostra um resumo das interferências detectadas em uma tabela. A tabela faz parte de um relatório de detecção de interferências.

Project Clash Summary

À medida que a interferência é resolvida, o relatório será atualizado e esta seção indicará o status de resolução progressiva das interferências, bem como qualquer nova interferência.

Clash Tests

A imagem mostra uma tabela com os testes de interferências executados.

Clash Tests

A segunda seção do relatório inclui informações mais detalhadas sobre as várias interferências ou grupos de interferências. Nesta seção, as interferências detectadas são organizadas por disciplinas ou por grupos.

É evidente como o CDR permite que os usuários melhorem o processo de revisão e coordenação do projeto por meio de comunicação mais eficaz e resolução de conflitos dinâmica e colaborativa.

Para experimentar em primeira mão como o uso do BIM pode ser vantajoso na prevenção de erros de projeto e nos processos de coordenação BIM, recomendamos que você baixe a versão de teste do nosso software de detecção de interferências BIM e o utilize gratuitamente por um mês.

 

usbim-clash
usbim-clash