Home » BIM e Arquitetura » Hard Clash e Soft Clash: qual é a diferença?

Hard-clash-e-soft-clash

Hard Clash e Soft Clash: qual é a diferença?

A Hard e Soft Clash se diferem na extensão do conflito detectado e tem a vantagem de resolver os erros já na fase de projeto


Se você está lendo este artigo significa que imagina ou sabe o quanto pode impactar, em termos de tempo e custos, enfrentar interferências no processo construtivo apenas na fase de execução.

No projeto BIM, a detecção de interferências (Clash Detection) permite identificar e resolver interferências hard e soft antes mesmo da abertura do canteiro de obras.

O que é a Hard Clash?

A hard clash detecta a interseção física entre dois ou mais objetos de modelo e requer uma solução no nível geométrico de posicionamento.

Façamos um exemplo: uma hard clash pode ser uma moldura externa que cruza um pilar. O arquiteto fez a modelo arquitetônico com seu próprio software BIM e posicionou as luminárias com base em um determinado conceito de projeto, numa segunda fase o engenheiro estrutural cuidou da modelagem de sua competência.

Ao gerar o modelo federado e realizar a detecção de interferências, a interferência física entre a moldura X e o pilar Y é detectada. Ainda estando em fase de projeto, é possível resolver a interferência simplesmente alterando a posição dos objetos.

Pense nos benefícios de detectar esse tipo de interferência antes mesmo da abertura do canteiro de obras!

A imagem ilustra um exemplo de hard clash

Exemplo de hard clash

O que é a Soft Clash?

A soft clash, também chamado clearance clash, identifica elementos com parâmetros incompatíveis que poderiam interferir uns com os outros em termos físicos ou funcionais. As interferências identificadas por esse tipo de clash destacam objetos do modelo cuja proximidade excessiva pode gerar dificuldades na fase de execução/montagem e posterior manutenção, ou até mesmo impedir essas mesmas fases.

Voltando ao exemplo acima: uma janela muito próxima a um pilar não é detectada como hard clash, porque os dois objetos estão próximos, mas não se cruzam fisicamente. Ao mesmo tempo, no entanto, a montagem da janela pode ser difícil e exigir uma intervenção adicional, como a modificação da moldura.

A identificação antecipada desse tipo de interferência é, portanto, extremamente vantajosa em termos de custos, prazos e estética.

A imagem mostra um exemplo de soft clash

Exemplo de soft clash

Qual é a diferença entre Hard Clash e Soft Clash?

A diferença substancial entre os dois tipos de detecção de interferências, está na gravidade da interferência identificada:

  • A hard clash detecta uma colisão física entre dois objetos de modelo;
  • A soft clash alerta sobre uma proximidade excessiva entre dois objetos que podem gerar problemas durante a execução/instalação ou manutenção.

A terceira categoria de conflito: Workflow Clash

Há um terceiro tipo de confronto, menos óbvio que os dois primeiros: o workflow clash (conflito de fluxo de trabalho). Também referido como confronto 4D, essa verificação diz respeito à interferência temporal e ocorre quando a instalação ou construção de dois objetos é projetada com uma sequência de tempo incorreta.

Um exemplo poderia ser a instalação de um móvel de dimensões particulares, cuja instalação deve necessariamente ser realizada antes da montagem de uma janela.

Quais são as vantagens da detecção de interferências?

As vantagens do BIM detecção de interferências são detectáveis, como para todas as aplicações da metodologia BIM, em uma considerável economia de tempo e custos.

Trabalhando com um modelo BIM permite verificar interferências e gerenciar conflitos:

  • de maneira automática através de um software de detecção de interferências;
  • na fase de projeto, antes mesmo da abertura do canteiro de obras e da encomenda dos materiais.

Estudos realizados em alguns canteiros de obras indicam uma economia de aproximadamente 15.000 / 20.000 € por cada interferência detectada.

Por essas razões, te convidamos a usar o software BIM para detecção de interferências, baixando-o na versão de teste ou ativando o mês de teste gratuito diretamente da loja usBIM.