Home » CDE e plataformas colaborativas » BIM Coordinator: o que faz e como se tornar um

BIM Coordinator

BIM Coordinator: o que faz e como se tornar um

O BIM Coordinator opera num único comissionamento BIM, coordenando o fluxo de trabalho do BIM Specialist. Conheça as tarefas e ferramentas

Nos últimos anos, tivemos uma progressiva disseminação de Metodologia BIM, que mudou radicalmente a forma de “pensar” de um edifício, mas também a de o desenhar, construir e gerir ao longo do tempo.

Vários técnicos estão envolvidos no processo de construção de uma obra e cada um assume tarefas bem definidas. Entre as figuras-chave reconhece-se um papel fundamental: o de BIM Coordinator.

O que é um BIM Coordinator?

o BIM Coordinator é um especialista, com habilidades interdisciplinares, que realiza a delicada tarefa de coordenar os fluxos de informação dentro de um único comissionamento, realizado de acordo com a metodologia BIM.

Ele movimenta os fios de todo o processo de trabalho, pois atua como elemento de ligação entre a figura do BIM Manager e a do BIM Specialist: coordena e supervisiona a equipe de Especialistas BIM, garantindo a sua eficiência e cumprimento das diretrizes de gestão definidas pelo BIM Manager.

Funções e responsabilidades de um coordenador BIM

Se o BIM Manager é responsável pela organização e gestão dos vários modelos BIM, o BIM Coordinator atua em relação ao comissionamento individual e, em detalhe, sua função a respeito são:

  • garantir a correta aplicação da estratégia BIM;
  • estabelecer os fluxos de trabalho a serem realizados a tempo;
  • definir e verificar o nível de detalhamento dos modelos e documentos;
  • definir e aplicar os métodos de verificação e validação dos modelos;
  • gerenciar interferências geométricas e informativas;
  • cuidar das modalidades de modificação do conteúdo da informação seguindo a coordenação.

O BIM Coordinator também pode auxiliar o BIM Manager na elaboração das Especificações de Informação, da Oferta de Gestão da Informação e/ou do Plano de Gestão da Informação. O processo para realizar adequadamente a atividade de coordenação é bastante complexo. Para otimizar a gestão de modelos interdisciplinares, com dados relacionados a áreas como arquitetura, estrutura ou MEP, é preciso conhecer e ter praticidade no uso de Ferramentas BIM: modificação, verificação e validação de modelos.

Então, sugiro que você comece a baixar e testar gratuitamente por 30 dias:

  • um software de Clash Detection – para a verificação de interferências entre diferentes objetos, documentos e modelos IFC;
  • um IFC checker – para o controle e validação de dados dentro de um modelo IFC com relação aos requisitos de projeto;
  • um editor IFC – para trabalhar e editar diretamente modelos IFC.

Como se tornar um bom BIM Coordinator?

Para se tornar um bom BIM Coordinator e traçar uma ótima gestão do fluxo de informação, é aconselhável conhecer o sistema regulatório, todas as normas e processos BIM. É necessário focar nos objetivos do projeto, no estabelecimento de deliverables (entregáveis em português) da gestão e na metodologia de desenvolvimento e produção dos elementos documentais, operacionais e técnicos do comissionamento.

Para tornar o fluxo de trabalho mais eficiente é certamente útil definir o Process Mapping.

As atividades disciplinares e interdisciplinares são divididas entre as diversas partes interessadas através do uso de esquemas de mapeamento convencionais e compartilhados, como Diagramas, Fluxogramas e esquemas BPMN (Business Process Modeling Notation). Não são mais do que representações convencionais que permitem traçar, de forma sequencial e clara, os diversos processos a realizar, com vista a identificar as finalidades e responsabilidades para cada fase do processo.

Exemplo de diagrama BPMN - BIM Coordinator

Exemplo de diagrama BPMN

É claro que um elemento-chave do trabalho de um coordenador é o projeto de coordenação BIM: trabalhar em um único modelo interdisciplinar federado (obtido da combinação de vários modelos disciplinares em formato IFC), compartilhado na equipe de design, que permite ter uma visão global das escolhas de projeto, para melhorá-las e torná-las mais funcionais.

Isso também garante a rápida identificação de interferências e a resolução antecipada de problemas, evitando repercussões na fase de execução.

Para colaborar em sua equipe, otimizar e coordenar o fluxo operacional BIM é necessário utilizar sistemas e plataformas colaborativas. Nesse sentido, aconselho a você começar a usar:

  • usBIM: BIM Management System que é um sistema on-line integrado projetado para profissionais individuais que precisam colaborar, compartilhar, arquivar e gerenciar dados em um único ambiente de trabalho. Estando online, você não precisa instalar nenhum software, mas, após criar sua conta, você pode acessá-la de qualquer dispositivo (PC, smartphone, tablet) para ter muitos aplicativos online e um espaço na nuvem de 10 GB disponível gratuitamente.
  • usBIM.plataform: BIM Collaboration Platform projetado para grandes organizações que gerenciam uma rede de usuários em uma única administração. Permite gerenciar o trabalho colaborativo, criando um Ambiente de Compartilhamento de Dados (CDE).

Estes sistemas permitem comunicar diretamente e trocar documentos com outros técnicos, evitando a duplicação de ficheiros, trabalhando em múltiplas revisões dos mesmos.

Certificação de Coordenador BIM

Qualquer profissional ou técnico que trabalhe no mundo da construção, para ser reconhecido como BIM Coordinator, deve adquirir uma Certificação, que é emitida na sequência de um exame e atesta os seus conhecimentos e competências nesta área.

Também é necessário demonstrar experiência de trabalho específica, participando do desenvolvimento de pelo menos um comissionamento com a metodologia BIM.

Em geral, em todos os Países, a Certificação é válida por um período limitado de anos e está sujeita a verificações periódicas pelos órgãos responsáveis para a manutenção das competências.

A metodologia BIM está em constante evolução: é essencial manter-se atualizado constantemente e ter horas de treinamento e atividades em campo. Ao contrário, obter a certificação pode se tornar difícil.

 

usbim
usbim