Como projetar um forro com um software BIM para arquitetura
Conheça como projetar um forro com um software BIM para arquitetura. Definições, tipos e vantagens oferecidas pelo forro
O forro é um projeto de construção que consiste numa superfície plana com estrutura leve, ligada à laje e, portanto, colocada abaixo do teto.
A realização do forro permite alcançar vários objetivos:
- objetivos estéticos: melhorar o aspeto de um edifício (por exemplo para ajustar o tamanho de um ambiente) ou ocultar algumas imperfeições do teto (por exemplo as vigas);
- objetivos ambientais: garantir o conforto energético/acústico e melhorar a segurança graças ao uso de materiais isolantes, absorventes de som, insonorizantes ou resistentes ao fogo;
- objetivos funcionais: a caixa de ar existente entre o teto e o forro pode ser usada para acolher projetores, fitas de LED ou instalações de vários tipos, por exemplo sensores volumétricos.
Tipos de forro
De acordo com as necessidades listadas, o forro pode ser:
Fechado não amovível, que satisfaz necessidades estéticas, acústicas (isolamento acústico) ou de isolamento térmico. O material utilizado para este tipo de trabalhos é o gesso cartonado, maleável e adequado também para forros parciais de carácter exclusivamente estético.

Forro fechado não amovível
Forro fechado amovível, que permite intervir em qualquer momento para garantir uma manutenção rápida. Na verdade, caso quiséssemos instalar no forro um sistema de ar condicionado, de proteção contra incêndios ou de sensores volumétricos, poderíamos fazê-lo rapidamente. Os forros, geralmente, preveem a utilização de uma estrutura metálica de alumínio ou aço, ancorada ao teto com tirantes de forma a criar uma grelha. Acima dessa estrutura são colocados os painéis.

Forro com quadros amovíveis
Em casos especiais, também podemos ter forros com elementos do tipo grelha, lamelar ou quadrículas.
Os materiais utilizados para a realização do forro, em geral, são muito leves e adequados para satisfazer as necessidades de absorção do som ou isolamento térmico. Caso o forro tenha apenas uma função estética, é possível optar por materiais mais pesados, mas, ao mesmo tempo, maleáveis (por exemplo gesso cartonado).
Vantagens
A realização de um forro garante:
- isolamento acústico interno (redução do ruído produzido dentro dos ambientes);
- isolamento acústico externo (redução do ruído externo, em particular, o ruído proveniente dos ambientes adjacentes e do nível superior);
- conformidade com todas as normas de segurança e funcionalidade técnica, resistência ao fogo, etc.;
- resistência à umidade;
- melhor conforto e facilidade de utilização dos espaços interiores.
Como projetar forros de forma simples com um software BIM
Edificius, o programa de arquitetura BIM, permite projetar um forro (com superfícies múltiplas, verticais e inclinadas) através de um editor dedicado, com objetos e funcionalidades específicas.
O programa, graças a funções automáticas, permite realizar superfícies de vários tipos (grelha, furado, painel) e tamanho.
Além disso, com Edificius é possível realizar:
- Forros fechados, amovíveis e não, com ou sem preenchimento.
- Forros abertos, com elemento de tipo grelha.

Render de um forro com painéis em um escritório - realizado com Edificius

Render de um forro com elementos de tipo grelha em um escritório - realizado com Edificius
Aqui está um vídeo que mostra como é simples projetar um forro com Edificius, o programa de arquitetura BIM.
Comece agora a projetar um teto falso, baixe e teste grátis Edificius