BibLus

Blog sobre arquitetura, engenharia e construção

  • Notícias sobre BIM
  • BIM object
  • BIM projetos
  • BIM software
  • PTB
    • Deutsch de_DEEnglish en_GBEspañol es_ESFrançais fr_FR
  • Click to open the search input field Click to open the search input field Pesquisa
  • Menu Menu
List List Menu
  • BIM na construção
  • BIM e Projeto de construção
  • BIM e cálculo estrutural
  • BIM e canteiros de obras
  • BIM e educação/formação
  • BIM e eficiência energética
  • BIM e facility management
  • BIM e segurança
  • BIM, orçamento e contabilidade
  • BIM e GIS
  • BIM e infraestrutura
  • BIM e MEP
  • HBIM
  • Gêmeo digital
  • BIM e regulamentações técnicas
  • CDE e plataformas colaborativas
  • IFC e openBIM

Home » BIM e Projeto de construção » Como realizar uma escada em um projeto BIM: Marble&Bamboo

Como realizar uma escada em um projeto BIM: Marble&Bamboo

Como modelar uma escada no BIM: veja o procedimento passo a passo elaborado com Edificius a partir do projeto Marble&Bamboo

Editorial Team / dezembro 12, 2017
Como realizar uma escada num desenho BIM_Edificius

Mediante o uso de novas ferramentas, como os software para o desenho arquitetônico BIM, tentamos reproduzir soluções arquitetônicas adotadas em vários projetos.

Continuando a analisar o projeto Marble&Bamboo do escritório de design integrado A-cero, vejamos como modelar e integrar no desenho uma rampa de escadas que conecte a área de estar aos quartos.

Confira os dois artigos que já dedicamos a este projeto:

  • Realizar uma rampa de acesso com um software BIM
  • Realizar uma fachada inclinada com um software BIM

Hoje, vamos modelar uma escada com guarda-corpo de vidro e corrimão de aço utilizando Edificius, software para o desenho arquitetônico BIM.

Marble&Bamboo: desenho da escada com um software BIM

O andar terreo e o andar superior da residência unifamiliar são ligados por uma escada interna caracterizada por um design elegante e realizada em perfeita harmonia com as linhas guias do projeto arquitetônico.

A escada, construída com madeira de carvalho, dispõe de um corrimão de aço e um guarda-corpo de vidro.

modelo-MarbleBamboo-BIM-Edificius

Vista em corte isométrica com vista na escada

Modelagem da escada

No caso, aproveitaremos da integração com um software CAD (Edificius-CAD) para criarmos o perfil do corrimão que utilizaremos como referência do desenho a realizar em Edificius.

Clicamos com o botão direito do mouse no nó CAD (DWG, DXF) e escolhemos Adicionar novo. Isso lançará o módulo CAD incluído no Edificius.

A partir da caixa de ferramentas clicamos no botão Editar DXF/DWG.

Editar DXF-DWG

Editar DXF-DWG

Importamos uma imagem raster do perfil do corrimão e desenhamos seu perfil, usando os típicos comandos do CAD (offset, cortar, linha, arco por três pontos, arco-tangente).

Desenho do corrimão com Edificius-CAD

Desenho do corrimão com Edificius-CAD

Abrimos a Biblioteca Objetos BIM – USUÁRIO e criamos uma nova pasta; clicando na tecla Editar, iremos acessar o editor do perfil e importar o DWG do perfil do corrimão precedentemente criado. Utilizamos o DWG como referência do desenho e usamos a opção Mudar em arco para os tratos curvilíneos.

Completado o perfil, vamos acessar a Biblioteca Objetos BIM – USUÁRIO do objeto guarda-corpo. A partir da caixa de ferramentas das propriedades, selecionamos Importar perfil e escolhemos o perfil recém criado na Biblioteca Objetos BIM – USUÁRIO > Perfis e formas para sólidos de extrusão. 

Em seguida, vamos editar os montantes inicial, intermediário e final.

No editor, vamos construir uma MagneticGrid que nos permite obter os snap de ligação para modelarmos o gradil.

Selecionamos a opção Extrusão da caixa de ferramentas do editor e escolhemos um perfil circular para criarmos os gradis do corrimão.

Vamos sair do editor, selecionar o objeto Corrimão e inserir o Corrimão selecionando-o a partir da Biblioteca Objetos BIM – USUÁRIO.

Inserção do corrimão

Inserção do corrimão

Desenho do guarda-corpo

Vamos agora desenhar as grades magnéticas (MagneticGrid) a fim de obtermos os snaps de ligação para a inserção dos painéis de vidro do guardacorpo.

Para realizarmos o guarda-corpo de vidro, composto por três painéis de forma diferente, vamos usar o objeto Painel. Acessamos a Biblioteca dos Objetos BIM – PROJETO do objeto Painel e criamos uma nova pasta em que guardar os painéis. Clicando Editar contorno, vamos utilizar as ferramentas de Gráfica2D (Linha guia paralela) como suporte para o construção da forma que desejamos.

Vamos agora inserir os guarda-corpos na vista 3D aproveitando as grades magnéticas construídas anteriormente. Em particular, selecionamos a ferramenta Painel e escolhemos na Biblioteca dos Objetos BIM-PROJETO os painéis de vidro que iremos inserir no modelo.

Em fim, vamos aplicar à escada os parafusos de fixação dos guarda-corpos de vidro. Construímos as MagneticGrid em cada lado do degrau para obtermos o snap de ligação inicial e final dos parafusos.

Modelamos os parafusos de fixação usando o objeto Extrusão (sólido).

Vamos escolher um perfil circular e vamos inserí-los no nosso modelo utilizando os pontos de snap das grades magnéticas.

Seguem alguns renders realizados com Edificius.

Escada de Marble&Bamboo

Escada de Marble&Bamboo

Rampa

Rampa

Iluminação escada

Iluminação escada

Vejamos, no vídeo aqui em baixo, uma síntese das fases de desenho e das vistas com a Renderização em Tempo Real.

 

edificius
edificius
Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on X
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
Newsletter BibLus

Postagens relacionadas

    agosto 27, 2026

  • O que é o ifcOWL e qual é seu potencial no BIM


  • agosto 27, 2026

  • Projeto de casa moderna com IA: guia completo para projetar residências contemporâneas


  • agosto 27, 2026

  • BIM e VR: como estão mudando o mundo da construção


  • agosto 18, 2026

  • Construir uma casa em declive


logo biblus Notícias e insights sobre a indústria AEC e BIM Inscreva-se na nossa newsletter
Siga-nos no
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
News
  • BIM e Projeto de construção
  • Canteiros de obras
  • Eficiência energética
  • Orçamento e contabilidade
  • Facility Management
  • GIS
  • HBIM
  • Infraestrutura
  • MEP
  • Segurança
  • Cálculo estrutural
  • Regulamentações técnicas
  • Educação/formação
  • BIM na construção
  • Notícias sobre BIM
  • Exemplo de projeto BIM
  • CDE e plataformas colaborativas
  • Gêmeo digital
  • IFC e openBIM
Scroll to top

ACCA software S.p.A. - VAT Reg.Nr. IT01883740647
Contrada Rosole 13 - 83043 BAGNOLI IRPINO (AV) - Italy - email: info@accasoftware.com - tel. +556131810212
Copyright © 2024 - ACCA software - Todos os direitos reservados - v. 9.2.0.128
Condições de uso e Aviso Legal - Política de Privacidade
▲