Home » BIM e facility management » Como usar o gêmeo digital na manutenção preditiva

Como usar o gêmeo digital na manutenção preditiva

O gêmeo digital é essencial na manutenção, pois fornecem informações precisas sobre os recursos. Descubra os seus benefícios

Quem trabalha na área de Facility Management conhece bem a importância de ter dados confiáveis e sempre atualizados sobre o comportamento dos recursos, que ajudam a planejar as estratégias de manutenção mais adequadas. A chave para alcançar esse objetivo com sucesso é a tecnologia de gêmeos digitais.

Se você quiser experimentar o potencial do gêmeo digital na manutenção, experimente agora um software para gêmeos digitais. Comece a criar cópias virtuais de seus ativos com este sistema e descubra como é fácil obter as informações em tempo real necessárias para otimizar seus processos de manutenção.

Processos que você pode tornar ainda mais eficientes usando um software de gestão de manutenção, que ajuda a simplificar todas as tarefas relacionadas ao gerenciamento, manutenção e monitoramento de seus recursos.

Para sanar qualquer dúvida sobre o real potencial do gêmeo digital na manutenção, continue lendo o artigo e descubra todas as vantagens dessa combinação inovadora e poderosa.

O que é o gêmeo digital na manutenção?

O gêmeo digital significa um modelo simulado que tem a capacidade de alavancar as tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) para recriar virtualmente as características físicas e funcionais de um recurso.

Este modelo permanece “conectado” ao objeto existente durante todo o ciclo de vida, a fim de adquirir as informações relevantes em tempo real. Ele também permite que os usuários interajam com conteúdo dinâmico, simulem cenários hipotéticos e realizem vários tipos de análise e oferece a possibilidade de visualizar instantaneamente os resultados em qualquer plataforma (incluindo dispositivos que permitem viver experiências em realidade virtual ou aumentada).

No campo da manutenção, os gêmeos digitais são uma ferramenta poderosa para monitorar o desempenho dos recursos e fornecer dados confiáveis que ajudam os gerentes de instalações a tomar decisões mais informadas.

Sua contribuição é particularmente significativa no campo da manutenção preditiva. Vamos tentar entender o porquê.

A imagem mostra um funcionário realizando seu trabalho com gêmeo digital na manutencção

Gêmeo digital na manutenção

Como o gêmeo digital permite a manutenção preditiva

A manutenção preditiva é um tipo de manutenção que visa intervir em um recurso físico antes mesmo que ele pare de funcionar devido a uma falha. Essa abordagem minimiza o tempo de inatividade não planejado e evita o risco de interrupções operacionais repentinas.

Um dos principais desafios que a manutenção preditiva enfrenta é a coleta de dados confiáveis sobre a operação dos equipamentos.

Com o apoio da tecnologia de gêmeos digitais, agora é possível criar um fluxo coerente de informações entre o mundo real e o mundo virtual.

Uma vez configurado corretamente, um gêmeo digital permite que você monitore sua contraparte física em tempo real usando sensores inteligentes e registre dados precisos que são usados para prever falhas e implementar as estratégias de manutenção corretas.

As informações relevantes podem então fluir diretamente do sistema real para o gêmeo virtual correspondente, que é capaz de se atualizar automaticamente sobre o status das últimas alterações.

Sensores inteligentes monitoram constantemente a condição do equipamento e identificam todos os aspectos relacionados ao seu funcionamento. Se um dos componentes falhar, o incidente é imediatamente registrado, a fim de criar um histórico completo e exaustivo do comportamento do recurso em questão.

À medida que os dados são coletados, o gêmeo digital se torna cada vez mais hábil em identificar padrões, modelos e tendências futuras que ajudam a prever quando, como e onde ocorrerá a próxima falha.

Tudo isso permite que os gerentes de facilities atuem com antecedência e formulem programas de manutenção de tempos em tempos mais precisos e consistentes, capazes de atender às necessidades operacionais de cada organização.

A imagem ilustra um trabalhador realizando a manutencao preditiva com gêmeo digital

Manutenção preditiva com gêmeo digital

Afinal, quais são as suas vantagens?

O uso de gêmeos digitais na manutenção traz uma série de vantagens indiscutíveis:

  • melhora a capacidade de interagir com os dados em tempo real.
  • Garante fácil acesso à informação.
  • Apoia a colaboração e a comunicação multiusuário.
  • Garante um processo de tomada de decisão mais informado.
  • Aumenta a eficiência operacional dos recursos.
  • Garante o monitoramento regular dos equipamentos.
  • Detecta problemas que possam causar falhas.
  • Avalia os riscos potenciais e as resoluções do plano.
  • Reduz o tempo de inatividade e o tempo de inatividade não planejado.
  • Visualiza e simular cenários e/ou operações 3D complexas.
  • Mede o impacto de mudanças futuras.
  • economiza tempo e custos de manutenção.

Quais são os principais desafios?

Não há dúvida de que os gêmeos digitais têm o potencial de revolucionar a indústria de manutenção para melhor. Há, no entanto, alguns desafios importantes ainda a serem superados.

A primeira diz respeito à falta de recursos adequados por parte de algumas empresas, que muitas vezes não dispõem dos meios necessários para criar, verificar e conectar gêmeos digitais aos seus ativos.

A construção desses modelos também é particularmente complexa porque exige a capacidade de entender e analisar vários aspectos relacionados à manutenção, incluindo, por exemplo:

  • as propriedades físicas dos ativos;
  • os métodos de falha do equipamento;
  • potenciais padrões de degradação;
  • a avaliação de riscos e questões críticas.

Os benefícios da implementação de um gêmeo digital na manutenção são, no entanto, um incentivo importante para superar quaisquer possíveis desafios. Então, siga as orientações que vamos lhe dar e descubra como tornar a integração do gêmeo digital e da manutenção mais fácil do que nunca.

Como integrar gêmeo digital e manutenção

Gêmeos digitais não são apenas modelos virtuais. Constituem ecossistemas reais que proporcionam a interação entre diferentes tecnologias, dadas por sensores IoT, arquivos CAD, modelos BIM, dispositivos VR/AR e assim por diante.

Para integrar a tecnologia de gêmeos digitais na manutenção, é importante ter soluções de software avançadas que tenham a capacidade de manter todos esses elementos juntos.

Usando uma adequada solução de software para gêmeos digitais, você pode ter certeza de:

  • aproveitar ao máximo seus gêmeos digitais;
  • analisar, simular e otimizar o desempenho de seus recursos;
  • planejar, monitorar e gerenciar cada atividade de manutenção;
  • visualizar dados e atualizações diretamente nos modelos BIM.

Experimente este sistema agora para testar todos os benefícios. E se quiser tornar seus processos de manutenção ainda mais eficientes e produtivos, conte com um software de gestão de manutenção, a única ferramenta que integra em uma única plataforma as funcionalidades que você precisa para melhorar a gestão e manutenção dos seus equipamentos.

 

usbim-maint
usbim-maint