Construcao de uma escola projetos e exemplos em formato DWG para baixar_Raa Day Care Center-Dorte Mandrup Arkitekter

Construção escolar: projeto e exemplos DWG a baixar

Projetos e exemplos de construção escolar com dicas técnicas, desenhos DWG e modelos BIM 3D para baixar

No guia técnico de hoje, abordaremos o projeto de jardim de infância, tomando como exemplo um projeto de construção inspirado no Råå Day Care Center do estúdio de arquitetura Dorte Mandrup Arkitekter. Seguem, disponíveis para o download gratuito, o modelo 3D e os desenhos (plantas, elevações, cortes, vistas isométricas) em DWG, gerados com um software profissional para engenheiros e arquitetos.

Seguem o arquivo de projeto que contém os renders que enriquecem o artigo. Se quiser tentar obter os mesmos resultados, baixe gratuitamente a versão do Edificius, nosso software para projeto arquitetônico BIM, sem limite nas suas funcionalidades.

Render Råå Day Care Center — Realizado com Edificius

Render Råå Day Care Center — Realizado com Edificius

Baixe o modelo BIM 3d (arquivo em formato .edf) do projeto

Clique aqui para baixar Edificius, o software para projeto arquitetônico BIM 3D

Render Råå Day Care Center — Realizado com Edificius

Render Råå Day Care Center — Realizado com Edificius

Premissa

Continuamos nossa série focadas em projetos arquitetônicos de construções escolares, com mais alguns exemplos.

Lembrando que nosso primeiro e segundo artigos trataram do planejamento urbano, mencionando alguns espaços dedicados às atividades escolares. Já com este terceiro artigo, pretendemos finalizar nossa análise de construções escolares, falando sobre instalações tecnológicas, materiais e móveis.

Exemplos de construção escolar: os equipamentos tecnológicos

Para garantir ótimo conforto ambiental nesses edifícios é, portanto, necessário que os projetos prevejam flexibilidade de equipamentos para a atender melhor às necessidades resultantes da mudança constante dos ambientes.

Essas necessidades, devidas às várias atividades do ambiente, requerem diferentes tipos de iluminação, aquecimento, ventilação e mudam de acordo com os usuários dos espaços.

Sistema elétrico, distribuição principal e secundária, dados

O sistema de distribuição deve prever a possibilidade de alterar o tipo de serviço fornecido nos terminais, ou seja, as “tomadas”. Nesse sentido, é preciso utilizar uma técnica que permita conhecer, uma vez finalizadas as obras, se uma tomada irá fornecer dados ou energia, favorecendo assim a personalização dos espaços e a respetiva capacidade de adaptação às mudanças de uso.

É importante que cada ambiente possua um quadro elétrico que garanta o gerenciamento autônomo do próprio ambiente.

Planta andar térreo Råå Day Care Center — Realizada com Edificius

Planta andar térreo Råå Day Care Center — Realizada com Edificius

Sistema elétrico, luminárias

Para projetar a iluminação é necessário ter em conta três elementos: a quantidade de luz, a qualidade de luz e a distribuição das luminárias.
A combinação desses três elementos deve criar um ambiente luminoso adequado ao uso pretendido: uma iluminação de base e luzes de reforço (ou seja, voltadas para objetos ou elementos arquitetônicos através de cones de luz) permitirão variar as condições de luminosidade, de acordo com o tipo de atividade a ser realizada.

Para limitar os consumos e reduzir os custos de gerenciamento é possível utilizar fontes de luz de baixo consumo, sistemas de controle da luminosidade dos ambientes e sensores de presença de pessoas, sem que isso afete a qualidade da iluminação e o desempenho luminoso das várias lâmpadas.

Planimetria térreo Råå Day Care Center — Realizada com Edificius

Planimetria térreo Råå Day Care Center — Realizada com Edificius

Equipamento tecnológico

Ventilação e ar primário

A qualidade do ar primário é uma condição de utilização do espaço: além da renovação de ar resultante da ventilação natural, a ventilação e a iluminação artificial são ferramentas de projeto que facilitam a organização dos espaços.

Climatização

Conforme a estrutura do edifício, o tipo de escola, o número de usuários e a flexibilidade dos espaços, devem ser previstas várias soluções tecnológicas que permitam obter a máxima qualidade de aquecimento e refrigeração dos ambientes escolares. A tecnologia, na verdade, ajuda a realizar sistemas ajustáveis de acordo com as características distintivas dos ambientes, ou seja, exposição, orientação, uso pretendido, usuários e, mais em geral, flexibilidade.

Render vista aérea Råå Day Care Center — Realizado com Edificius

Render vista aérea Råå Day Care Center — Realizado com Edificius

Instalação hidráulica

A integração de instalação hidráulica e sistema de águas com as necessidades do território (por exemplo dispersão em água subterrânea, uso de poços, uso de tanques de coleta) deve ser considerada parte integrante de um projeto global de uso responsável dos recursos hidráulicos.

Produção de energia

Geotérmica, energia eólica, cogeração, células fotovoltaicas, aquecimento urbano e todas as formas de geração responsável de energia são fatores positivos e pedagógicos.

Råå Day Care Center — Realizado com Edificius

Råå Day Care Center — Realizado com Edificius

Dados e conexão

A pedra basilar de um novo sistema de ensino é a possibilidade de acessar e elaborar informações e bancos de dados, bem como a possibilidade de gerenciar novos meios de comunicação e tecnologias.

Tudo isso implica a importância de prever uma boa conexão do edifício às redes de dados, a fruição e o acesso às redes em todos os ambientes do edifício, a necessidade de equipar o mesmo com uma ótima ligação à rede (tanto via cabo quanto através de wifi generalizada) e, enfim, várias tomadas elétricas para o fornecimento de equipamentos de hardware (LIM, tablets, computadores, dispositivos, leitor de e-book, etc.).

Gerenciamento das instalações, manutenção e monitoramento

A manutenção das instalações é realizada, sempre que possível, através de: automação, com gerenciamento autônomo e remoto (por exemplo, os sensores de chuva que fecham automaticamente as claraboias); rede telemática, com verificações e reparações em gerenciamento remoto (regulação de temperatura e umidade, monitoramento geral através da rede).

A mais comum é, contudo, a manutenção prática e física, que necessita quadros elétricos acessíveis e facilmente inspecionáveis para poder ser realizada rapidamente.

A automação e os sistemas de contabilidade dos consumos permitem monitorar o comportamento energético do edifício e o funcionamento das instalações, bem como gerir o controle das despesas.

Exemplos de construção de escolas: os materiais

Como iremos ver no exemplo analisado neste artigo, a escolha dos materiais é essencial para a qualidade de uma obra arquitetônica. Os materiais de acabamento, em particular, determinam o aspecto e a utilização da própria obra.

Render detalhe Råå Day Care Center — Realizado com Edificius

Render detalhe Råå Day Care Center — Realizado com Edificius

As crianças abordam o conhecimento usando todos os cinco sentidos, por isso merecem um ambiente rico, variado e interessante do ponto de vista sensorial. O ambiente deve, portanto, ser caracterizado por diferentes materiais, cores e luzes, que suportam o crescimento da criança.

Render degraus Råå Day Care Center — Realizado com Edificius

Render degraus Råå Day Care Center — Realizado com Edificius

Existem componentes de durabilidade, manutenibilidade, sustentabilidade, custo e estética a ser tidos em conta.

Além disso, os ambientes devem ser belos, ou seja, devem contribuir para a criação da identidade do edifício, quer nos interiores quer nos exteriores.

A vida dos materiais usados na construção do edifício começa com a utilização do próprio edifício e é preciso tentar fazê-la durar tanto quanto possível.

É necessário avaliar as capacidades de envelhecimento dos materiais, tanto em termos de permanência do desempenho (isolamento, impermeabilização, etc.) como em termos de desempenho estético.

Render pátio Råå Day Care Center — Realizado com Edificius

Render pátio Råå Day Care Center — Realizado com Edificius

Nos edifícios de grande tamanho, ocorre prever pequenos laboratórios para a manutenção ordinária e o depósito das peças sobressalentes, seja para a parte de construção seja para as ferramentas. 

Elevação Råå Day Care Center — Realizada com Edificius

Elevação Råå Day Care Center — Realizada com Edificius

Exemplos de construção de escolas: o mobiliário

O mobiliário desempenha um papel essencial numa arquitetura flexível, pois são as ferramentas com que os usuários utilizam o espaço.

As mesas substituem as escrivaninhas, permitindo assim às crianças trabalharem em pequenos grupos, fazerem pesquisas e moverem-se ao longo das bordas das mesas, além de olharem para o quadro-negro ou verem um filme juntos.

Render aulas Råå Day Care Center — Realizado com Edificius

Render aulas Råå Day Care Center — Realizado com Edificius

As ferramentas educacionais estão armazenadas em carrinhos, “extraídos” de um dispensador de acordo com as atividades específicas.

Existem vários suportes de comunicação (lousa digital, quadro-negro tradicional, tablets, etc.) e a cadeira é desmaterializada, sendo substituída por uma série de espaços onde o adulto pode usar as ferramentas educacionais, sentar, depositar material, trabalhar.

A regular o tema do mobiliário para edifícios escolares são as normas europeias EN 1729 .

Estas normas definem o tamanho de cadeiras e escrivaninhas, também em relação à crescente difusão do uso de PC no processo educativo.

Projeto e exemplos de construção esoclar: o Råå Day Care Center em Helsingborg

Render exteriores Råå Day Care Center — Realizado com Edificius

Render exteriores Råå Day Care Center — Realizado com Edificius

 Ao olhar para o Day care center de Råå, vem imediatamente à mente a expressão “tornar-se parte da paisagem”. Em Råå, Dorte Mandrup projetou uma creche que respeita o ambiente circondante. Com uma superfície totalmente de madeira, o edifício consegue evocar as dunas graças aos seus telhados inclinados e à tradicional estrutura das pequenas casas de pescadores na cidade. É um exemplo de arquitetura para crianças, concebida conforme os princípios do jogo criativo e o conceito de integração na paisagem. 

Render jardim Råå Day Care Center — Realizado com Edificius

Render jardim Råå Day Care Center — Realizado com Edificius

O edifício baseia-se na paisagem circundante, com as dunas levemente inclinadas e a estrutura distintiva das pequenas casas de pescadores. A planta é constituída por volumes individuais fechados, unidos por espaços compartilhados fechados e por uma única cobertura.

Os tímpanos evocam a arquitetura clássica do lugar, mas estrutura, telhado e revestimento das fachadas trazem a obra de volta aos dias de hoje.

Corte B–B Råå Day Care Center — Realizado com Edificius

Corte B–B Råå Day Care Center — Realizado com Edificius

A fachada, em madeira de robinia, possui grandes aberturas envidraçadas, duas voltadas para o mar e duas para o interior e para a escola, enquanto os telhados acolhem quatro grandes claraboias.

A iluminação natural e a relação visual com a paisagem são dois aspectos essenciais do projeto, ambos relacionados às superfícies envidraçadas.

Essas superfícies, na verdade, foram concebidas para que possam aproveitar ao máximo a luz do sol ao longo do ano e para que a natureza, a baía e a visual apreciada pelos antigos pescadores se tornem parte do cotidiano das crianças.

Janelas e claraboias, ainda, correspondem aos quatro quartos que acolhem os grupos das crianças mais novas.

Esses ambientes, colocados de forma livre ao longo da planta do andar único e delimitados por paredes-estantes, têm vista para as áreas comuns, que criam um caminho de jogo amplo e multiforme.

Dentro do edifício as tonalidades do contraplacado, com o qual são feitos todos os móveis e as paredes equipadas, aquecem o ambiente e contrastam com o verde ácido do piso de linóleo.

Os estantes de livros enquadram pontos de vista surpreendentes entre os espaços, enquanto as diferentes inclinações do teto geram lugares isolados e escondidos que estimulam o jogo e o compartilhamento.

O projeto externo, que prevê uma área de recreação com caixas de areia e plantas nativas, engloba a grande cobertura também. Tudo isso dá origem a uma paisagem artificial parcialmente praticável graças a duas escadas, adequadamente projetadas para satisfazer o desejo de trepar.

Render exteriores Råå Day Care Center — Realizado com Edificius

Render exteriores Råå Day Care Center — Realizado com Edificius

Baixe o modelo BIM 3d (arquivo em formato .edf) do projeto

Clique aqui para baixar Edificius, o software para projeto arquitetônico BIM 3D

Baixe os arquvos DWG em formato .zip dos desenhos do projeto

Já viu os objetos presentes no projeto? Quer conhecer outras bibliotecas de objetos BIM para seus projetos? 

Baixe gratuitamente inúmeras texturas, blocos CAD e modelos 3D para seu projeto!

 

edificius
edificius