Home » BIM e eficiência energética » Criar camadas de parede com um software BIM

Criar camadas de parede com um software BIM

Camadas das paredes: descubra a funcionalidade do Edificius para trabalhar com camadas de paredes compostas

Você quer trabalhas com camadas de paredes de forma inovadora e funcional dos elementos (parede, laje, telhado, etc.) e obter ótimos resultados tanto do ponto de vista técnico e gráfico? Use gratuitamente o nosso software de projeto de construção 3D/BIM e acompanhe este conteúdo.

Como sabemos, a gestão das camadas das paredes dos edifícios é de extrema importância, pois elas deve satisfazer valores e características pré-estabelecidos, como resistência ao fogo, isolamento térmico, isolamento acústico, etc. Neste artigo, vamos explicar como trabalhar de forma rápida e fácil para gerenciar as camadas de paredes do seu projeto.

Com a ajuda do software BIM Edificius, vejamos como definir as camadas de paredes, lajes, coberturas, etc. e estabelecer, já na fase de projeto, uma série de características e critérios das camadas individuais (definição da hierarquia das camadas, esquema de Glaser, etc.).

Vamos ver como aproveitar ao máximo os recursos desta ferramenta.

A imagem ilustra um exemplo de interface do Edificius para o gerenciamento de camadas de parede

Interface do Edificius para o gerenciamento de camadas de parede

O que é uma camada de parede e para que serve?

Antes de iniciar a fase operacional de utilização do software, explicaremos o que são as camadas de uma parede e porque pode ser realmente útil defini-las corretamente em seu projeto.

No caso de paredes compostas, é útil analisar todas as camadas que compõem a própria parede (reboco, isolamento, tijolos ocos, etc.) e obter informações sobre o tipo de material e a espessura de cada camada.

Para que pode ser útil analisar as camadas?

Imagine ter que realizar intervenções para a melhoria energética de um edifício existente e ter que aumentar o conforto termo-higrométrico dos ambientes internos. Antes de proceder às escolhas de projeto, certamente terá que analisar a composição das paredes existentes para identificar as intervenções mais adequadas para o edifício do projeto.

Nesse sentido, sugerimos que você leia o artigo aprofundado “Estratigrafia de parede: o que é e como calculá-la” onde tudo o que você precisa saber sobre esse assunto é explicado detalhadamente.

Gerenciamento de camadas de parede com Edificius

Um modelo BIM mais completo possível não pode deixar de incluir informações sobre as camadas de parede.

Vejamos como como é simples criar camadas de parede com Edificius, ou mesmo customizar aquelas já presentes no rico catálogo proposto pelo software.

Antes de começar, recordamos que:

  • se você já possui o software e não consegue ver esses recursos, é necessário atualizá-lo, o que é totalmente gratuito. Para fazer:
    • acesse a sua área pessoal em MyACCA;
    • clique no botão “Atualizações da Internet” que se encontra no menu “?ou na tela inicial do software.
  • Se você ainda não tem o software, baixe agora a versão gratuita de Edificius.

Adicione, exclua, edite ou mova camadas de parede

Para criar camadas personalizadas e adaptado ao seu caso específico, é possível tanto editar as já existentes como adicionar novas com Edificius.

Vamos ver detalhadamente como proceder para adicionar, excluir, modificar ou mover as camadas de materiais de maneira simples e rápida.

Primeiro, abra o editor da parede (parede, laje, telhado, etc.), selecione o elemento de interesse e clique no comando Editor das camadas de parede que se encontra na seção “Propriedade” à direita.

Agora, clique no comando “Editar” da barra de ferramentas. Neste ponto, você acessa uma nova janela onde, selecionando individualmente cada camada da parede, é possível editar suas propriedades.

Além disso, o que você pode fazer nesta seção é:

  • adicionar novas camadas à direita ou à esquerda de uma camada selecionada (Adicionar uma camada à direita ou à esquerda);
  • atribuir um material a uma camada existente (Atribuir um material a uma camada da parede);
  • mover uma camada para a esquerda ou para a direita (Deslocar uma camada de parede à direita ou à esquerda);
  • excluir uma camada (Excluir uma camada de parede).

Assim que terminar as alterações, também é possível:

  • visualizar o diagrama de temperatura (Visualizar o diagramas das temperaturas da parede);
  • visualizar o diagrama de pressão (Visualizar o diagramas da pressão da parede);
  • visualizar todas as camadas com e sem hachuras (Visualizar o diagramas das hachuras da parede).

Finalmente, você pode clicar no comando “Terminar” para confirmar e salvar todas as alterações feitas.

A imagem ilustra um exemplo de gerenciamento de ecamadas de parede

Gerenciamento de camadas de parede com um software BIM

Hierarquia materiais

Uma vez que a estratigrafia foi criada e atribuída às paredes do modelo, você pode focar na gestão dos detalhes para tornar seu trabalho mais realista.

Por exemplo, pode verificar as interseções dos vários materiais nos cruzamentos entre várias paredes e garantir que haja continuidade da mesma camada. A imagem que proponho a seguir ilustra como manusear corretamente as camadas do revestimento na junção entre as duas paredes perimetrais.

A imagem ilustra um exemplo de gerenciamento de camadas de parede

Gerenciamento de camadas das paredes com Edificius

Com Edificius, para obter cruzamentos corretos entre os diferentes materiais e as diferentes camadas (como na imagem acima), você pode atribuir uma prioridade diferente a cada camada, criando uma verdadeira hierarquia entre as diferentes camadas. A camada com prioridade maior passará pelas outras camadas até se unir com outros materiais de igual prioridade. O objetivo é representar fielmente a situação real.

Para isso, basta selecionar o “tipo de camada” (acabamento, isolamento, estrutura, etc.) e, se necessário, ativar a visto “núcleo”. Este último aspecto permite dar continuidade a cada elemento dentro dele e não ser “interrompido” nas interseções entre paredes por elementos que não pertencem ao núcleo.

Para entender melhor, siga o seguinte:

  • os materiais que têm “núcleo” marcado não se cruzam com materiais que não pertencem ao núcleo dessa ou de outras paredes. Isso permite que você continue sem interrupção até uma possível conexão com outros elementos do mesmo grau;
  • a prioridade vai aumentando a partir do “acabamento” até a “estrutura”. A essas camadas é atribuído um valor que você pode visualizar na janela de propriedades sob o título “Prioridade” (quanto maior o valor, maior a prioridade);
  • os símbolos “+” e “-“, presentes em “tipo de camada”, aumentam ou diminuem o grau de prioridade de uma determinada camada, atribuindo um aumento ou diminuição na pontuação visível nas propriedades.
A imagem ilustra um exemplo de gerenciamento de camadas de parede

Propriedades das camadas de uma parede

Essa metodologia permite, portanto, representar corretamente as interseções entre as diferentes camadas de material dos vários elementos.

Visualizar as camadas

Imagine que você associou todas as camadas às paredes e deseja exibi-las em seu modelo.

Com Edificius você pode visualizar as camadas:

  • na visualização 3D: depois de ter selecionado o objeto “plano” na vista 3D, ative o “Visualizar”, na barra de ferramentas, e marque a caixa “Estratigrafias da Parede”, nas propriedades;
  • nas tabelas gráficas:  ative a verificação de “Estratigrafias da Parede” na janela de propriedades.

Com esta nova função, você pode visualizar todas as alterações feitas nas estratigrafias em tempo real e sempre manter suas escolhas de projeto sob controle.

A imagem ilustra um exemplo de gerenciamento de camadas de parede

Gerenciamento de camadas das paredes com um software BIM | Visualização

edificius
edificius