Home » BIM e Projeto de construção » Edificius User eXperience: modelagem BIM da Torre Sevilla

Edificius User eXperience Torre Sevilla render do restaurante realizado com o Edificius

Edificius User eXperience: modelagem BIM da Torre Sevilla

Edificius User eXperience: a experiência direta de Leandro Javier Martín Ramírez na modelagem BIM da Torre Sevilla

Nossa viagem na Edificius User eXperience – as experiências dos usuários de Edificius – continua!

Esta é a vez do Leandro Javier Martín Ramírez, acadêmico espanhol que adotou o Edificius para finalizar seu TCC no curso de Engenharia Mecânica da Universidade de Sevilha.

O projeto do Leandro engloba todo o desenvolvimento da modelagem 3D BIM referente ao arranha-céu Torre Sevilla (Torre Pelli), localizado na cidade de Sevilha.

O trabalho foi realizado para fins acadêmicos sob a direção dos professores Francisco Villena Manzanares e Carlos Vázquez Tatay.

Edificius User eXperience Torre Sevilla vista externa do arranha-ceu render realizado com o Edificius

Edificius User eXperience | Vista esterna do arranha-céu: render realizado com o Edificius

Edificius User eXperience: descrição do projeto

Torre Sevilla é um arranha-céu emblemático da cidade de Sevilha com uma altura total de 180,5 m, consistindo em 40 andares (20 para escritórios e congressos, 15 para hotéis e, no topo, 4 abrigando restaurante, miradouro e instalações técnicas) . Também possui quatro níveis subterrâneos para a área de estacionamento.

O modelo BIM contém toda a estrutura principal e os ambientes da Torre. Cada planta foi classificada de acordo com seu uso, atingindo cerca de 8 plantas típicas. Cada andar padrão contém os revestimentos e as divisórias necessárias para aproximar o mais possível o modelo da realidade. Além disso, foram adicionados objetos 3D que ajudam o projeto a ter mais realismo. A modelagem do projeto totaliza 283.630 m², equivalente à superfície de 35 campos de futebol.

Torre Sevilla render do restaurante realizado com o Edificius

Edificius User eXperience | Imagem renderizada do restaurante

Objetivo da modelagem BIM

Concluída a modelagem da Torre Sevilla, foram realizadas as plantas mais representativas, que mostram dimensões e cotas. Por fim, foram criados vários renders nas diversas zonas da torre, passando por cada um dos andares e por todo o exterior da Torre.

Esse tipo de modelagem é utilizado antes da finalização das obras, como ferramenta de marketing, pois permite obter planos de medição, orçamento, quantidade de material a ser utilizada, e assim por diante. Também pode ser usado após as obras (como neste caso), sendo que fornece muitas informações sobre instalações, reformas, avarias, etc.

Torre Sevilla render do terraço panoramico realizado com o Edificius

Edificius User eXperience | Imagem renderizada do terraço panorâmico

Entrevista com Leandro Javier Martín Ramírez

Confira a tradução da entrevista que realizamos com o Leandro Javier Martín Ramírez!

Como conheceu o Edificius?

Edificius me foi apresentado pelo meu orientador de TCC. Durante minha carreira universitária na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade de Sevilha, não tivemos acesso ao software nas aulas. Foi o Francisco Villena que me deu a oportunidade de realizar um modelo 3D de um edifício e me recomendou esse programa. Daí, procurei na web mais informações sobre o Edificius: o achei imediatamente interessante e decidi adotá-lo.

Como costuma usar o Edificius?

Atualmente, trabalho em uma construtora. Embora o Edificius não esteja totalmente integrado em nosso modelo de trabalho, tento utilizá-lo para mostrar nossos produtos aos clientes (por exemplo, galpões ou qualquer alteração nos interiores de uma casa). Na verdade, realizamos modelos BIM mesmo para fins publicitários.

Quais os aspectos que você gosta do software?

Edificius é um software bastante interativo, com uma interface intuitiva e muito fácil de usar. Também gostaria de destacar a interoperabilidade com outros programas, como AutoCAD e Sketchup, entre outros. Em particular, gostei muito do BIM Voyager. Ele é um recurso que tenho usado bastante, pois torna o modelo BIM facilmente disponível para qualquer pessoa, diretamente na web e sem possuir o software ou um computador poderoso para processá-lo. Mesmo quem não tiver o Edificius, de fato, pode navegar no modelo 3D e visualizar os espaços de forma realista, como se os estivesse vendo ao vivo.

Outros aspectos positivos são:

Edificius é uma ferramenta muito útil, que pode ser usada tanto no meio acadêmico como em contextos profissionais.

Quanto tempo levou para aprender a usá-lo? Aprendeu sozinho? Nossos vídeos tutoriais te ajudaram?

Levei cerca de três meses para aprender a usar todos os recursos disponíveis no programa. Aprendi rapidamente graças aos vídeos tutoriais do curso ministrado pelo Carlos Lucena. Também foram muito úteis os vídeos encontrados no site da ACCA software, que guiam o usuário passo a passo em todas as fases da modelagem, explicando como utilizar comandos e funções e esclarecendo muitas dúvidas.

Você encontrou alguma dificuldade? No caso, como as enfrentou?

Ao longo do trabalho, encontramos alguns problemas na modelagem. A forma elíptica do arranha-céu, de fato, não facilitou a modelagem. Além disso, nas junções das paredes de vidro surgiram algumas interferências que, no entanto, foram facilmente resolvidas incluindo um pilar como marco.

Em um projeto de modelagem é inevitável encontrar algumas dificuldades. A forma elíptica do arranha-céu, como falei, deu algum problema. Tive que realizar um edifício com uma parede de vidro como revestimento externo. Portanto, decidi usar o recurso Parede de vidro curva. Encontrei algumas interferências na união das paredes de vidro, que resolvi adicionando um pilar como marco entre as duas paredes.

Também encontramos alguns problemas ao renderizar, pois nosso modelo, por ser um arranha-céu, ocupava muito espaço.

Está satisfeito com o resultado?

Estou muito satisfeito, pois recebi muitos elogios pelo trabalho, tanto do meu orientador quanto dos professores que participaram da defesa do TCC. Todas as pessoas às quais mostrei as imagens e os vídeos desse trabalho falaram que estava muito próximo da realidade e que tinha atingido minha meta.

Edificius User eXperience Torre Sevilla render do restaurante realizado com o Edificius

Edificius User eXperience | Imagem renderizada do restaurante

Você recomendaria o Edificius e, mais geral, essa metodologia de trabalho para algum de seus colegas? Caso positivo, por que?

Recomendaria, sim, este programa porque é muito intuitivo. Começando a aprender a usá-lo, você repara logo que é um programa fácil, considerando os benefícios que oferece e os recursos que possui.

É um programa realmente simples de aprender, totalmente acessível a qualquer pessoa e que permite realizar projetos verdadeiramente complexos.

Eu o recomendaria 100%.

Edificius User eXperience Torre Sevilla vista externa do arranha-ceu render realizado com o Edificius

Edificius User eXperience | Vista vista externa do arranha-céu

 

edificius
edificius