Exemplos de casas geminadas: guia com DWG e exemplos 3D
Projetar casas geminadas: o guia com exemplos e modelos BIM realizados com um software profissional para engenheiros e arquitetos
Neste guia prático, explicaremos como projetar casas geminadas, destacando suas características e dimensões através de exemplos criados com um software de projeto de edifícios BIM 3D.
Vamos fornecer exemplos e projetos, completos com desenhos DWG e renders, que pode baixar gratuitamente e que poderão servir de guia na fase de projeto.

Exemplo de casas geminadas — Render Water Villas — Realizado com Edificius
Baixe o modelo BIM 3D (arquivo .edf) das casas geminadas inspirada ao projeto de Water Villas
Clique aqui para baixar Edificius, o software para projeto arquitetônico BIM
Premissa
Como parte da nossa série sobre projetos de arquitetura, vamos analisar as características dos diferentes tipos de casas geminadas: no específico, hoje falaremos sobre o tamanho das fachadas.
Em alguns artigos anteriores, já falamos da definição de "casas geminadas" e dos elementos a ter em vista na fase de projeto. Também mencionamos alguns projetos entre os mais conhecidos e disponibilizamos os arquivos DWG de todos os desenhos.
Tamanho da fachada
O tamanho da fachada é definido em função do esquema do tecido urbano e das condições de densidade e acesso.
- Fachada estreita
É entre 3 e 5,40 m com um esquema de distribuição interna com quatro ambientes (quarto/banheiro/escada/quarto) se a fachada for menor de 4,5 m, ou com três ambientes (quarto/banheiro+escada/quarto) se for maior disso.

Casas geminadas Water Villas — Planta primeiro andar — Realizado com Edificius
No caso de edifícios bem compridos com largura da fachada entre 3 e 5 metros, a necessidade de usar as paredes externas obriga a ter duas varandas e a concentrar as áreas de serviço (banheiros, corredores, escadas, armários e cozinhas) na área interna. Isso cria um tipo de casa com ambientes desenvolvidos em profundidade e quase sem divisórias internas perpendiculares à fachada, com um jardim de largura limitada.
Se a largura da fachada for menor de 4 metros, é necessário que escada e banheiro sejam colocados lado a lado na área interna, adotando escadas em L ou helicoidais. A sala de jantar deve ser ligada à cozinha, pois o tamanho da fachada não permite uma varanda independente.
Este tipo de casa é construído em três andar ou com um terceiro andar parcial. Para reduzir a superfície destinada à passagem, às vezes costuma se adotar um pórtico comum a duas habitações adjacentes, que permite acessar diretamente a área central da casa.
Se a fachada for entre 4,50 e 4,80, é possível manter o esquema de três áreas, colocando escada e banheiro uma em frente do outro na área interna, ou também prevendo uma rampa de escadas única ao longo de uma das paredes perimetrais. A segunda solução tem a vantagem de não interromper a sequência de cozinha-sala de jantar-sala de estar, evitando dividir os três ambientes.
Se a entrada fica no lado da sala de estar, da cozinha e da sala de jantar, é possível criar dois ambientes distintos voltados para o exterior.
Com fachadas de 5,10–5,40, temos alguns dos tipos mais difundidos de casa com fachada estreita.
No primeiro andar o banheiro, adjacente ao quarto de casal, pode ter a varanda. Quanto à escada, essa pode ser em L, na área central, ou com rampa única ao longo de uma parede perimetral.
Com escadas inclinadas de 45°, também é possível avaliar a solução com rampa interna única, paralela à fachada, que permite o uso completo do espaço entre as paredes de suporte.
Um expediente comum para reduzir o tamanho máximo do gabarito da escada é a solução com duas rampas em L, que se pode considerar uma variante da escada reta a ser usada quando há uma grande altura de andar ou uma modesta altura dos degraus.

Casas geminadas Water Villas — Elevação — Realizado com Edificius
- Fachada média
É entre 5,40 e 7,20 m e caracteriza-se por um esquema de distribuição interno com três ambientes.
Com um tamanho da fachada entre 5,40 e 7,20 é possível obter habitações com profundidade igual ou maior à largura (quase quadrados), geralmente equipados com duas varandas e uma ampla flexibilidade na organização planimétrica.
As variantes mais difundidas deste tipo são ligadas a posição e forma das escadas:
- escada com duas/três rampas adjacente ao banheiro e a um dos quartos;
- escada com duas rampas na área interna;
- escada reta ou em «L» paralela a uma das paredes perimetrais;
- escada reta ou em «L» central e paralela à fachada.
As primeiras duas variantes prevêem no rés-do-chão um espaço de entrada que contém a escada e permite o acesso a todos os ambientes. A terceira oferece amplíssima liberdade à organização do rés-do-chão. A quarta, enfim, permite usar a inteira fachada e é a mais adequada aos esquemas com duas entradas uma em frente da outra.
- Fachada comprida
É maior de 7,20 m com um esquema de distribuição que permite dispensar a segunda varanda para os quartos reservando-a aos banheiros.
As separações entre os vários ambientes resultam de partições ortogonais à fachada e é possível identificar em planta uma área interna destinada aos banheiros e aos espaços de passagem.
Neste caso, o jardim é mais agradável porque tem o lado maior adjacente à fachada da habitação.
As casas com fachada comprida de dois andares podem ter uma seção em «Z», conhecida como com varandas controladas ou reversíveis, que faz com que o rés-do-chão seja voltado para o jardim e o primeiro andar para a estrada. Neste caso, é indispensável a presença da escada com rampa única, ortogonal à fachada, que permite a inversão das varandas.
É interessante comparar este tipo de planta com as destinadas às fachadas de 4,50-4,80, já mencionadas em relação à "fachada estreita".
Com a mesma superfície envidraçada, a fachada estreita permite ter apenas uma solução (um quarto grande e dois pequenos de igual tamanho). A fachada comprida, pelo contrário, permite variar o tamanho dos quartos (três iguais, um pequeno e dois grandes, um grande, um médio e um pequeno).
Caso a profundidade exceda o duplo da fachada, é possível que haja uma faixa central de ambientes, não exposta à luz, que poderá ser iluminada mediante clarabóias.
Exemplos de projeto de casas geminadas: Water Villas
Pouco distante de Almere fica a área residencial projetada pelo UNStudio, composta por uma série de edifícios que agregam entre 2 e 6 unidades residenciais e por um grupo de residências unifamiliares.

Exemplos de casas geminadas — Render Water Villas — Realizado com Edificius
A área residencial desenvolve-se perto da água. Entre um edifício e outro foi deliberadamente mantido um grande espaço vazio, a partir do qual é possível aproveitar a paisagem.
Foram previstas 2 diferentes distribuições dos tipos de edifícios:
- uma fila de casas individuais ao longo do canal
- um complexo em forma de pátio, semelhante a uma ilhota cercada em cada lado pela água, composta de agregações do módulo básico.
Os objetos e jogos de entrelaçamento produzidos pela combinação dos volumes refletem-se na água, acentuando o efeito de dissolução das formas escultóricas dos edifícios.
O projeto inspira-se nos conceitos de máxima flexibilidade e individualidade.
Cada casa é composta por uma construção básica que pode ser ampliada e estruturada de acordo com as preferências e estilo de vida do cliente.
A distribuição das unidades habitacionais oferece aos habitantes um alto grau de privacidade, pois os edifícios individuais são totalmente independentes.

Casas geminadas Water Villas — Corte A–A — Realizado com Edificius
Os ambientes, estruturados como caixas, dão a impressão de se separar, enquanto os volumes dos andares superiores sobem no ar. Os numerosos ângulos, cantos e nichos criam um efeito de vivo contraste com a calma da superfície da água.
O pacote básico consiste em dois módulos de concreto de 6 metros de largura, 10 de profundidade e 3 de altura. O primeiro andar é movido para obter uma varanda no telhado.
Para atender às diferentes necessidades dos clientes, a habitação básica pode ser ampliada, desenvolvendo e aumentando o próprio potencial volumétrico.
Neste sentido, usa-se uma caixa pré-fabricada com uma estrutura de aço com 2,5 metros de altura e 6 de largura.
Coberta de madeira, a caixa pode ser transformada em varanda, jardim de inverno ou quarto.
Exemplos de casas geminadas e BIM
Enfim, eis dois pequenos vídeos explicativos, inspirados no projeto das Water Villas, o primeiro dos quais mostra como é simples desenhar as escadas no edifício graças ao BIM.
Baixe o modelo BIM 3D (arquivo .edf) das casas geminadas inspirada ao projeto de Water Villas
Clique aqui para baixar Edificius, o software para projeto arquitetônico BIM
Baixe os arquivos DWG em formato .zip dos desenhos de casas geminadas