Home » BIM e Arquitetura » FAQ sobre projeto arquitetônico: respondendo às suas dúvidas

A imagem mostra a tela de um computador com algumas pranchas graficas para projeto arquitetonico na interface do Edificius, o software BIM para projeto arquitetonico

FAQ sobre projeto arquitetônico: respondendo às suas dúvidas

Veja aqui as respostas às principais perguntas sobre o projeto arquitetônico: aproveite para tirar suas dúvidas e saber mais

Tem que realizar um projeto arquitetônico? Quer saber como realizar corretamente o relatório técnico de um projeto arquitetônico? Está procurando exemplos de projetos arquitetônicos online? Quer descobrir as diferentes formas de apresentar o projeto arquitetônico ao seu cliente?

Neste artigo, vamos te dar as respostas para as perguntas mais frequentes.

O que é o projeto arquitetônico?

O projeto arquitetônico é o conjunto de documentos técnicos constituído por desenhos, relatórios, diagramas, orçamentos, etc.

Ele visa descrever uma intervenção construtiva, definindo a organização funcional dos espaços, os elementos de ligação, os sistemas de relações entre os ambientes que a compõem, as dimensões, a forma, as tecnologias e os materiais utilizados.

Tem que realizar um projeto arquitetônico?

A realização de um projeto arquitetônico envolve as seguintes fases:

  1. análise preliminar: examina-se o contexto sobre o qual construir (entorno, tamanho do lote, orientação, acessos, limites) e se analisa as ferramentas de planejamento urbano para verificar as possibilidades (volumes, alturas máximas, distâncias, etc.).
  2. Fase de projeto: são definidas as características do projeto, planta e elevação, a composição funcional e distributiva, os espaços externos, os materiais, etc.

Como posso apresentar um projeto ao meu cliente?

Apresentar bem um projeto é um passo crucial para sua realização. Hoje, graças ao nível de evolução tecnológica dos softwares de projeto arquitetônico mais conhecidos e apreciados, você pode apresentar o projeto arquitetônico ao seu cliente de várias maneiras:

  • pelas vistas 3D (vistas em corte isométrico, perspectivas);
  • pelos renders foto realistas detalhados com alto impacto gráfico, que agora podem ser produzidos rapidamente;
  • pelos vídeos com a Renderização em Tempo Real;
  • pela Realidade Virtual imersiva;
  • por meio de um link para visualizar o projeto on-line no navegador (descubra mais!).

Quais são os principais softwares para projetos arquitetônicos de BIM?

Os softwares de projeto arquitetônico mais usados são:

  • Edificius permite lidar com todos os aspectos do projeto: 2D e 3D, intervenções em edifícios existentes, modelagem de instalações, cronograma de obras, orçamento e a navegação no modelo em tempo real (RTBIM) ou em realidade virtual (VRi BIM).
  • Revit é um software com o qual é possível ter um exemplo completo e fiel da realidade por meio de elementos tridimensionais (axonométricos e de perspectiva) e da quarta dimensão para gerenciar e definir as fases.
  • Archicad permite gerenciar todo o projeto arquitetônico através de um modelo completo de divisórias, portas, janelas e móveis. É adequado para projetos de construção de pequena escala e projetos mais complexos.
  • AllPlan é um software para profissionais da construção e das infraestruturas que permite construir virtualmente o edifício, detectando e resolvendo erros e interferências já durante o projeto, evitando atrasos na fase de construção.

Posso lidar com todos os aspectos do projeto arquitetônico com o Edificius?

Com o Edificius, você não precisa mais de vários softwares para seu projeto arquitetônico, uma vez que ele permite lidar com todos os aspectos (levantamento com nuvens de pontos, projeto arquitetônico, design de interiores, paisagismo, MEP, edifícios históricos).

Com um único software, você pode projetar a arquitetura, espaços exteriores e jardins, design de interiores, instalações. O Edificius já oferece tudo o que você precisa para documentação (plantas, elevações, cortes, vistas em corte isométricos, pranchas executivas) e apresentação de projetos (renderização automática, vídeos e animações, inserção e edição de fotos).

O Edificius prevê interações com outros softwares?

O Edificius interage com os softwares ACCA para cálculo estrutural, orçamento, análise do desempenho energético, modelagem de instalações, segurança e manutenção. Também é integrado dinamicamente com Revit®, SketchUp®, Blender® ou Rhino / Grasshopper® para modelagem de sólidos de forma livre.

Com Edificius, você tem um CAD DWG (Edificius CAD) integrado, para fazer desenhos técnicos 2D e modelar em malha 3D.

Além disso, pode exportar e importar no formato IFC padrão, dialogar com outros softwares de autoria BIM, aproveitar a integração com plataformas colaborativas de BIM Management, obter dados topográficos e de levantamento diretamente da cartografia do Google Maps.

Descubra as integrações

Posso criar ambientes de realidade imersiva com o Edificius?

O Edificius possui um ambiente dedicado (VRiBIM) que permite, junto com os óculos VR, navegar pelo projeto na Realidade Virtual imersiva e modificá-lo em tempo real.

O projeto na Realidade Virtual imersiva, de fato, é integrado dinamicamente ao modelo BIM; quaisquer alterações feitas no ambiente VRiBIM serão aplicadas automaticamente ao modelo BIM.

Descubra Edificius com VRiBIM

Posso fazer uma inserção de foto com o Edificius?

A inserção de uma foto é a união sinérgica entre uma renderização 3D e uma fotografia tradicional. Permite ter uma ideia de como se transformará o contexto urbano e paisagístico em que a obra será executada, seja uma renovação, uma remodelação ou uma nova construção.

Graças a funções específicas, o Edificius permite realizar fotoinserções. Basta fazer o upload de uma foto e o software permite reconstruir a perspectiva, localizar os planos ortogonais, definir as linhas de fuga e posicionar o modelo 3D na foto aplicando visibilidade, transparências e sombras para obter um efeito ainda mais realista.

 

edificius
edificius