Gerenciamento predial baseado em IoT

O gerenciamento predial baseado em IoT permite o monitoramento de recursos por meio de tecnologias específicas. Vamos ver suas vantagens

O IoT (Internet das Coisas) é o processo para associar uma identidade digital a qualquer objeto da realidade circundante. De fato, por meio de tecnologias específicas, é possível conectar cada objeto a uma rede para que ela possa:

  • processar e fornecer informações sobre você;
  • fornecer informações sobre o ambiente circundante, graças à possibilidade de interagir com o mundo exterior;
  • trocar informações com outros objetos e interagir ativamente com eles para realizar ações.

Os campos de aplicação da IoT são cada vez mais numerosos e entre estes, em particular, o gerenciamento predial baseado em IoT. Você sabe como colocá-lo em prática?

Idealmente, usando um software de gestão de manutenção. Neste artigo, explicaremos como e todas as vantagens que ele pode lhe oferecer!

O que é o gerenciamento predial baseado em IoT?

O gerenciamento predial baseado em IoT envolve o uso de sensores e dispositivos habilitados para IoT para monitorar o status de equipamentos e ativos de qualquer tipo de organização.

O processo de gerenciamento de ativos geralmente envolve rastreamento, supervisão e atualização de todos os ativos da empresa. Desta forma, é possível monitorar se há necessidade de operações de manutenção para manter cada recurso funcional durante todo o seu ciclo de vida.

Se no passado as empresas organizavam e controlavam seus recursos manualmente, com listas manuais e planilhas, hoje a inovação da IoT permite uma mudança total de rumo: os métodos tradicionais vulneráveis são contrastados com os softwares IoT que integram bens, fazem com que eles se comuniquem automaticamente uns com os outros e permitem que eles enviem informações simplesmente pela internet, sem a ajuda de nenhum recurso humano.

Mas como geralmente procedemos? Em cada ativo serão instalados sensores especiais que permitem detectar e transmitir automaticamente dados referentes à posição, situação operacional e condição do ativo, bem como eventuais avarias. Desta forma, garante-se uma intervenção imediata em caso de necessidade e um processo de gestão e manutenção muito mais eficiente.

Como funciona?

O gerenciamento predial baseado em IoT segue um fluxo de trabalho bem definido:

  • ETAPA 1 — Aquisição de dados e transmissão para a nuvem: os sensores vinculados aos ativos transmitem as informações para as unidades de controle, que pré-processam todas as informações obtidas e as transmitem para a nuvem central.
  • ETAPA 2 — Processamento de dados: o fluxo de dados que chega à nuvem é processado.
  • ETAPA 3 — Análise de dados: uma vez concluído o processamento de dados, estes são analisados para desenvolver insights úteis, com base em solicitações e consultas específicas.
  • ETAPA 4 — Geração de relatórios: coletados e analisados os dados, as saídas finais são precisamente relatórios e dashboards úteis para obter informações sobre o estado do ativo.

A imagem mostra um fluxograma de funcionamento dos sensores IoT, desde a fase de captação dos dados até sua transmissão para a central. A imagem pretende ilustrar o potencial do gerenciamento predial baseado em IoT.Vantagens do gerenciamento predial baseado em IoT

O gerenciamento manual de recursos físicos é frequentemente propenso a erros e ineficiente.

O uso de dispositivos IoT, por outro lado, permite que as empresas adquiram imediatamente dados sobre ativos e obtenham uma série de vantagens. As principais são:

  1. conectividade constante, gerenciável em qualquer lugar e de qualquer dispositivo.
  2. Dados em tempo real sobre a condição e localização dos recursos.
  3. Redução de erros humanos, tempo de inatividade e custos graças à possibilidade de otimizar e automatizar a gestão e manutenção de ativos.
  4. Maior ciclo de vida dos ativos por meio de monitoramento constante do desempenho.
  5. Otimização dos processos de gestão com planos de trabalho setorizados e programas de abordagem preventiva e prescritiva.
  6. Maior segurança por meio de sistemas de criptografia de dados.

Casos de uso

O gerenciamento predial baseado em IoT está encontrando aplicação em muitos setores industriais, como:

    • indústria de transformação: o uso da IoT permite o monitoramento em tempo real dos recursos, o que possibilita melhorar a eficiência, reduzir custos e otimizar a produção, garantindo sempre o cumprimento das regulamentações vigentes.
    • Indústria automotiva: a IoT é essencial para o controle dos veículos, pois por um lado controla suas condições na fase de armazenamento, por outro garante que sejam entregues no prazo e em boas condições,
    • Centros de dados: a eficiência e otimização das operações dos centros de dados é obtida acompanhando o estado dos recursos, identificando assim eventuais avarias e reparos a serem realizados.

Soluções para gerenciamento eficaz de ativos por meio da IOT

Para transformar radicalmente o gerenciamento de ativos por meio da IoT, você só pode confiar em soluções de software que integram ferramentas analíticas e dados da IoT. Especificamente, recomendo o uso de um software de gestão de manutenção que possa oferecer, em uma única plataforma centralizada, as melhores soluções para gerenciamento de instalações e que permita adicionar automação e inteligência ao sistema de gerenciamento por meio de recursos como:

  • inventários;
  • localização;
  • relatórios automáticos;
  • análise preditiva;
  • informações em tempo real;
  • avisos.

A imagem mostra as possibilidades ofertadas por um sistema de gerenciamento predial baseado em IoT.

 

usbim-maint
usbim-maint