Home » BIM e Arquitetura » Guia de gerenciamento de issues no BIM

Guia de gerenciamento de issues no BIM

Com o gerenciamento de issues no BIM é possível gerenciar todas as questões que surgirem durante qualquer fase da vida de um edifício.

Entre os aspectos mais importantes nos processos BIM e openBIM estão a gestão da informação e a correta comunicação entre os diversos atores envolvidos no processo. A árdua tarefa de gerenciar tudo geralmente cabe ao gerente BIM e/ou coordenador BIM, que também são responsáveis pela coordenação da equipe.

Neste artigo, explicaremos o que são as issues no BIM e como gerenciá-los melhor. Também fornecemos instruções sobre como usar a plataforma de rastreamento de problemas BIM, dando-lhe a oportunidade de otimizar os tempos e os custos de todo o processo.

A imagem ilustra um exemplo de gestão das tarefas da equipe -gerenciamento de problemas BIM

usBIM.resolver | Gestão das tarefas da equipe

O que é uma issue no BIM ?

No BIM, o termo issue refere-se a qualquer assunto que surge dentro de um processo BIM e que precise ser resolvido por os vários membros da equipe.

Para otimizar as etapas deste processo, é de fundamental importância a colaboração e o compartilhamento dos vários problemas graças a um determinado tipo de arquivo. É o caso do BCF (acrônimo de BIM Collaboration Format) que permite compartilhar a descrição do problema, mas também a visão específica dentro do modelo BIM e as várias indicações a seguir para melhorar a compreensão e gestão das issues.

Para tornar o assunto mais claro, descreveremos as etapas que são seguidas no processo de gerenciamento de issues BIM e como a tecnologia nos ajuda  através de um plataforma de rastreamento de issues BIM.

Criar uma nova issue

Para criar uma nova issue, você pode usar software específicos como usBIM.resolver, uma plataforma de rastreamento de issue BIM. Com esta aplicação é possível atribuir as issues identificadas aos restantes intervenientes no processo de uma forma clara, eficiente e rápida.

O que você precisa é:

  • abrir “tarefas” específicos para a problemática que surgiu;
  • descrever as atividades necessárias para sua resolução, as pessoas responsáveis, o nível de urgência e o prazo.

Para criar um chamado, é suficiente iniciar a sessão no usBIM.resolver e seguir os seguintes passos:

  • primeiramente, cria-se um tópico, ou seja, um conjunto de tarefas que compartilham o mesmo tema. Aqui, é possível inserir o nível de prioridade, o prazo, o andamento do procedimento, e encaminhá-lo aos responsáveis.
  • Dentro de um tópico, crie uma tarefa para cada problemática. Também neste caso, é possível determinar prazo, prioridade e descrição, e decidir se deseja atribuir a tarefa a todo o grupo presente no tópico ou a uma única pessoa.

Como definir participantes, prazos e prioridades

Como mencionado acima, tanto nos tópicos quanto nas tarefas é possível definir uma série de informações que tornam mais detalhado todo o processo de gerenciamento de problemas no BIM.

É possível definir:

  • os participantes de uma atividade, adicionando-os manualmente (endereço de e-mail) ou importando-os de um arquivo Excel.
  • Os prazos a respeitar, tanto para a atividade individual como para o tópico.
  • A prioridade, para garantir uma ordem precisa no fluxo de trabalho.
gerenciamento de problemas BIM - usBIM.resolver | Gestão das tarefas

usBIM.resolver | Gestão das tarefas

Como anexar documentos, imagens e links de referência a modelos BIM

Para a resolução de problemas nas diversas atividades, o compartilhamento de documentos, imagens e links que possam aumentar o nível de informação é de fundamental importância.

Isso melhora muito:

  • o gerenciamento da issue pelos gerentes ou coordenadores BIM;
  • o entendimento das atividades a serem realizadas pelos responsáveis.

Para aumentar a eficiência das operações é necessário o uso de uma plataforma de rastreamento de issues BIM. Isso permite que você compartilhe todas as informações necessárias (imagens, documentos, links, etc.) graças a um simples Arrastar & Soltar. Na verdade, basta arrastar um documento para o bate-papo de tarefa ou tópico para atualizar seu colega em tempo real.

Você também pode compartilhar arquivos de qualquer tipo (DWG, DXF, EDF, RVT, IFC, PDF, DOC) facilitando a comunicação e a coordenação, sem ficar preso a um software específico.

Adicionar tags e filtros nos problemas BIM

Um aspeto muito importante para organizar um fluxo de trabalho da maneira certa é a catalogação dos trabalhos. Na verdade, isso é muito importante para agrupar tarefas ou tópicos em determinados tipos para facilitar a pesquisa quando necessário.

Através de comandos dedicados da plataforma de rastreamento de issues BIM você pode criar novas tags e atribuí-las facilmente a tópicos e tarefas.

Além disso, a possibilidade de criar e organizar filtros de seleção que agilizam a busca por determinadas atividades também é muito útil.

Exportar um problema BCF usando o formato de arquivo BCF

O formato do arquivo BCF permite a troca de informações sobre questões BIM, otimizando a fase de colaboração e facilitando todo o processo.

Em regra, a transferência ocorre usando determinadas plataformas ou software BCF que permitem uma correta leitura das informações. Utilizando, então, uma plataforma de rastreamento de issues BIM, você pode compartilhar esses arquivos com seus colegas criando tópicos e tarefas específicas.

Além disso, graças à integração com usBIM, você pode visualizar esses arquivos diretamente de visualizadores online. Você também pode exportar todas as tarefas e tópicos no formato BCF para respeitar todos os princípios do openBIM. O usuário final só precisará fazer um simples clique para identificar o problema e, assim, descobrir qual é a questão crítica a ser resolvida.

 

usbim-resolver
usbim-resolver