IFC 4.3: o novo padrão IFC para obras de infraestruturas

Já é tecnicamente possível trocar modelos BIM de obras de infraestrutura no formato aberto IFC. A indústria começa agora a usá-lo, mas a ACCA já está pronta e implementa o IFC 4.3 adicionando valor agregado aos seus softwares


O formato IFC, como muitos outros padrões produzidos, está em constante evolução.

Conforme destacado pelo Richard Kelly, Diretor de Operações da bSI, a buildingSMART International acabou de publicar o IFC 4.3 como padrão bSI após um extenso processo de desenvolvimento e testes válidos.

Isso significa que o IFC 4.3 iniciou o caminho ISO e se tornará a nova versão do padrão ISO 16739 até o primeiro trimestre de 2023.

IFC 4.3

Com a versão IFC 4.3, a digitalização de infraestruturas em formato aberto vem ganhando um impulso muito significativo.

O programa foi, de fato, criado para estender os benefícios do IFC a tudo que pode ser definido como recursos horizontais, ou seja, infraestruturas que se estendem pela paisagem, como estradas e ferrovias, e todas as suas relacionadas características.

O escopo do programa IFC 4.3 inclui estradas, ferrovias, portos e hidrovias, pontes e os elementos comuns entre todos eles. Cada um dos domínios tem muitos casos de uso diferentes que suportam o esquema IFC.

A imagem mostra os dominios do IFC 4.3

IFC 4.3 – domínios

A primeira fase dos projetos no âmbito do programa definiu as entidades IFC para casos de uso, incluindo referência de alinhamento, estruturas agregadas, terraplanagem, estrutura de ponte, energia ferroviária, sinalização ferroviária, trilhos ferroviários, telecomunicações ferroviárias, drenagem, elementos marítimos e até um pouco de geotecnia.

A segunda fase desses projetos consistiu em produzir instruções de teste e fornecer validação do software conforme padrão IFC 4.3. Esta fase também envolveu a definição dos três níveis básicos de implementação: Reference ViewAlignment Based Reference View e Design Transfer view.

O padrão IFC 4.3 da bSI engloba entidades de infraestrutura no esquema IFC e até o final de 2022 será estendido para englobar entidades de túnel. Esta extensão, assim como outras alterações, serão publicadas como IFC 4.4.

IFC 4.3 e ACCA

Este novo padrão é o resultado de um processo internacional de vários anos realizado por dois grandes projetos da buildingSMART: IFCRail e IFCInfra.

A ACCA software atua há vários anos na frente da difusão do openBIM e do uso do IFC para infraestruturas, e contribuiu ativamente para ambos os projetos como fornecedor de software, compartilhando know-how e tecnologia, bem como implementando as novas características do padrão.

Lembramos que a ACCA faz parte de vários Grupos de Trabalho da buildingSMART Italia, incluindo IFC Road Italia e openBim for Rail.

Visualizador IFC para infraestruturas

Além de contribuir para o desenvolvimento do novo padrão de infraestruturas, a ACCA apoiou a fase de testes disponibilizando sua tecnologia para a visualização online de arquivos neste formato.

O visualizador para gerenciamento de obras de infraestrutura de grande porte e extensão (como ferrovias, estradas, pontes, túneis, portos e hidrovias) está agora disponível na versão atualizada do usBIM.browser.

 

usbim
usbim