IFC Information e ferramentas para trabalhar no arquivo IFC

O que é o arquivo IFC? Como visualizá-lo? Como editá-lo? Como trabalhar nele no processo openBIM? Descubra todas as IFC Information e as ferramentas gratuitas

O que é um arquivo IFC, como está estruturado e como visualizá-lo?

O formato IFC é um formato aberto e não proprietário que está em conformidade com o padrão internacional ISO 16739. Concebido pela buildingSMART International, ele serve para garantir a interoperabilidade entre as várias figuras que operam no setor AECO.

O arquivo IFC é, de fato, usado para a troca de informações e o compartilhamento de dados durante todas as fases de projeto, construção, gerenciamento e manutenção.

Os arquivos produzidos com esse formato incluem várias IFC Information (informações IFC):

  • informações IFC geométricas das várias entidades de componentes de construção “simples” e todos os dados associados a eles;
  • informações IFC alfanuméricas que especificam parâmetros, propriedades físicas e informações construtivas de toda a obra.

Todas as informações pertencentes ao arquivo são organizadas por meio de sistemas de classificação que dividem e distribuem os objetos em categorias e subcategorias.

Com usBIM, pode gerenciar a estrutura do arquivo e visualizar os filtros, analisar as propriedades de cada entidade do modelo e compartilhar o arquivo com os colegas.

O que é um sistema de classificação IFC?

A classificação IFC é um processo definido pela buildingSMART International que garante a correta importação e exportação dos seus dados no formato IFC, com a garantia do cumprimento das normas.

A ACCA software é a empresa com o maior número de softwares certificados IFC pela buildingSMART internacional.

Os sistemas de classificação mais comuns são:

  1. MasterFormat, para organizar os resultados das obras, requisitos, produtos e atividades.
  2. UniFormat, para organizar as informações de construção estruturadas com base em partes físicas da estrutura conhecida ou elementos funcionais.
  3. UniClass, para organizar todos os aspectos do processo de projeto e construção.
  4. OmniClass, para organizar, classificar e recuperar informações do produto para todos os objetos no ambiente construído no ciclo de vida do projeto.

Veja um estudo aprofundado sobre o assunto AQUI.

IFC information - Importazione IFC

IFC Information: como um arquivo IFC é estruturado? Como posso abrir, visualizar e editar?

O formato de arquivo IFC foi idealizado pela buildingSMART International, não apenas como um formato de intercâmbio, e sim como um verdadeiro padrão. A estrutura de dados do formato IFC pode ser considerada como um sistema de arquivamento para organização e transporte de dados digitais.

A organização dos dados de um arquivo IFC é baseada em 3 classes fundamentais que representam a própria estrutura do arquivo:

  • a classe IfcObjectDefinition é a generalização de qualquer elemento tratado dentro do modelo IFC;
  • a classe IfcRelationship é a generalização de todas as relações entre os objetos presentes no arquivo IFC;
  • a classe IfcPropertyDefinition é a generalização de todas as características e propriedades atribuídas aos objetos.

A ACCA software fornece todas as ferramentas para visualizar, editar e compartilhar seus arquivos IFC:

  • com o freeware usBIM.viewer+, você atribui propriedades IFC e modifica as existentes, cria grupos e filtros de seleção, usa as classificações mais comuns (Uniformat, Uniclass, Omniclass, etc.) para seus projetos no formato IFC. Baixe usBIM.viewer + agora.
  • Com usBIM.editor, você pode fazer alterações na geometria dos elementos, inserir novos blocos, atribuir materiais, imprimir e renderizar modelos IFC sem o uso de softwares autorais BIM. Baixe a versão gratuita de usBIM.editor.
  • Com o sistema usBIM integrado, você pode visualizar, analisar e compartilhar seus arquivos IFC diretamente on-line com seus colegas. Vá para usBIM agora.

Como posso gerenciar on-line e de forma absolutamente inovadora a digitalização de infraestruturas lineares como IFC Rail, IFC Road e IFC Tunnel?

Com usBIM.platform, pode gerenciar o ciclo de vida da construção desde a fase de projeto até a construção e o subsequente gerenciamento da obra.

O grande diferencial de usBIM.platform é que permite gerenciar e visualizar modelos complexos sem dificuldades, de qualquer dispositivo e totalmente on-line.

Além disso, a plataforma cumpre a norma ISO 19650 para a criação de um Ambiente Comum de Dados (CDE) onde gerenciar a digitalização de infraestruturas com a possibilidade de criar simulações reais, que permitem realizar toda uma série de avaliações preventivas já no gêmeo digital.

 

Clique aqui e veja um exemplo de um projeto IFC Rail formado pela federação de 50 modelos IFC

 

usbim
usbim