Home » BIM e educação/formação » IfcRelationship: confira a arquitetura do arquivo IFC

A ilustracao mostra duas paredes amarelas e vermelhas contiguas relacionadas entro do IfcRelationship

IfcRelationship: confira a arquitetura do arquivo IFC

IfcRelationship è o segundo pilar da estrutura de dados IFC. Conheça as diferentes tipologias de relações entre as várias entidades e propriedades

Neste artigo, vamos falar sobre o segundo pilar em que está baseada a estrutura de dados formato IFC (Industry Foundation Classes): IfcRelationShip, ou seja, os diferentes tipos de relações dentro do formato IFC.

Se quiser verificar na prática o conceito de IfcRelationship entre entidades de um edifício (ou partes dele), como paredes, pisos, janelas, você pode usar um visualizador BIM online que permite a abertura, a análise e o gerenciamento de um arquivo IFC.

Confira o artigo precedente dedicado à “Arquitetura de um arquivo IFC: IfcObjectDefinition“.

Arquitetura de um modelo IFC

O esquema IFC pode ser considerado um sistema de armazenamento para organizar e transportar dados digitais, para aprimorar a interoperabilidade entre diferentes atores .

IFC define um modelo composto por centenas de entidades organizadas de forma hierárquica.

O grafico mostra a composicao do esquema de dados IFC

A lógica do IFC está baseada em 3 conceitos fundamentais, que representam a própria estrutura e definem:

O grafico mostra um esquema da subdivisao da classe IfcRelationship

IfcRelationship

IfcRelationship descreve as diferentes tipologias de relações.

Há 5 tipos de relações fundamentais dentro do modelo IFC, subtipos da classe IfcRelationship:

  1. IfcRelConnects é uma relação de vínculo que conecta os objetos com base em alguns critérios. Por exemplo, uma laje ligada a uma viga, ou uma parede divisória que está em um pavimento.
  2. IfcRelAssociates detecta fontes externas de informações e associa elas para objetos ou definições de propriedades. A relação de associação é unidirecional. Por exemplo, uma biblioteca IFC externa onde foi definido o objeto, ou as informações sobre classificação de um espaço específico dentro de um edifício.
  3. IfcRelDecomposes define o conceito geral de elementos compostos ou decompostos. As decomposições implicam uma dependência, ou seja, a definição do conjunto depende da definição das partes, e as partes dependem da existência do conjunto. Por isso, um item de custo pode estar compreendido em outros, bem como um quadro estrutural é um conjunto de vigas e colunas.
  4. IfcRelDefines permite a uma instância herdar as propriedades de uma outra. Por exemplo, janelas diferentes dentro do modelo IFC podem pertencer ao mesmo tipo (mesmo catálogo ou produtor), então é possível compartilhar essas informações entre as instâncias.
  5. IfcRelAssigns esclarece as relações que se criam quando um objeto precisar dos serviços de outro. Por exemplo, pode-se atribuir um recurso específico a um objeto.

Cada um desses cinco tipos está ramificado em relações adicionais (árvores subtipos) entre objetos, tipos, propriedades, etc., como mostrado pelo gráfico:

A imagem mostra um grafico da subdivisao da classe IfcRelationship

Seguem alguns exemplos de relações:

  • na primeira imagem, IfcRelAggregates estabelece uma relação entre IfcBuilding (edifício) e todos os seus andares (IfcBuildingStorey).
  • Na segunda imagem, IfcRelContainedInSpatialStructure estabelece uma relação entre IfcBuildingStorey e todas as entidades que pertencem a ele.
  • Na terceira imagem, IfcRelConnectsPathElements estabelece uma relação entre duas entidades contíguas (paredes) contidas em IfcWallStandardCase.

IfcRelAggregates | Relação entre IfcBuilding e andares (IfcBuildingStorey)

IfcRelContainedInSpatialStructure | Relação entre IfcBuildingStorey e as entidades pertencentes a ele (IfcDoor, IfcWallStandardCase, IfcSlab, IfcWindow).

IfcRelConnectsPathElements | Relação entre duas entidades contíguas contidas em IfcWallStandardCase

 

usbim-browser
usbim-browser