Home » BIM e Projeto de construção » IPD BIM: a união vencedora para uma gestão eficaz

IPD BIM: a união vencedora para uma gestão eficaz

O IPD BIM é um método de entrega de projetos que ajuda a integrar pessoas, sistemas, estruturas em um único processo. Descubra os benefícios!

Responder à crescente complexidade que caracteriza os projetos no setor da construção não é de forma alguma simples.

Nos últimos anos, no entanto, foram desenvolvidos inúmeros procedimentos que contribuem para melhorar significativamente a produtividade e a eficiência, por meio de uma gestão de projetos o mais integrada possível.

Um exemplo significativo é dado pelo chamado IPD (Integrated Project Delivery) que, adequadamente apoiado por tecnologias inovadoras como o BIM, permite obter uma importante melhoria em termos de resultados para todos os atores envolvidos no processo de planejamento, construção e gestão de uma obra.

Se você quiser aprofundar o assunto, continue lendo o artigo para descobrir o significado e o potencial dessa combinação vencedora: IPD BIM!

O que significa IPD na construção

O IPD (Integrated Project Delivery) é uma abordagem altamente eficaz para a realização e entrega de projetos complexos, em que todas as entidades (pessoas, sistemas, estruturas e processos) estão envolvidas simultaneamente desde a fase inicial do projeto para atingir os objetivos pré-estabelecidos.

Os princípios básicos em que este método se baseia incluem:

  • a constante cooperação entre as partes envolvidas;
  • a coordenação de todos os elementos que entram em jogo no processo;
  • a estipulação de um contrato único para definir os acordos entre o cliente, a equipe do projeto e os executores;
  • a substituição dos interesses individuais pela busca de objetivos comuns;
  • o compartilhamento e detalhamento de riscos e benefícios associados à intervenção igualmente entre as partes interessadas.
A imagem ilustra os principios basicos-IPD

Princípios básicos do IPD

A abordagem IPD usa uma filosofia completamente diferente dos métodos de projeto e construção normalmente adotados. Enquanto nos processos tradicionais cada parte é responsável pela parte que lhe pertence, com o IPD os participantes do projeto aceitam e gerenciam os riscos associados à intervenção de forma compartilhada.

Devido à sua natureza altamente colaborativa, o IPD pode ser facilmente confundido com Building Information Modeling. Na realidade, IPD e BIM são ferramentas totalmente diferentes, mas em certo modo complementares. Abaixo vamos te ajudar a descobrir qual é a relação entre esses dois processos importantes.

O que é o IPD BIM

O IPD BIM é um procedimento colaborativo que envolve a aplicação de uma abordagem baseada em BIM para processos integrados de gerenciamento de projetos.

A associação entre IPD e BIM é particularmente eficaz, pois os dois métodos têm raízes semelhantes, e ambos foram propostos para abordar e resolver os problemas frequentemente encontrados no setor da construção: planejamento e execução ineficientes, superação de prazos e custos estimados, baixa qualidade no resultado final, insatisfação do cliente.

Para entender melhor a relação que pode ser estabelecida entre IPD e BIM é importante fazer a seguinte distinção:

  • o IPD é caracterizado como gerenciamento de projetos e método de entrega e sugere o esquema a seguir para melhorar a comunicação entre as partes individuais, superar a fragmentação entre os processos de planejamento e implementação do trabalho e integrar os objetivos e valores compartilhados dos participantes do projeto.
  • O BIM, por outro lado, representa a ferramenta/processo que ajuda a atingir esses objetivos — graças, por exemplo, a uma plataforma tecnológica para arquivamento e recuperação de dados — e define protocolos de gerenciamento de informações que dão suporte ao trabalho colaborativo.
A imagem ilustra a relacao entre IPD e BIM

Relação entre IPD e BIM

Se você precisa gerenciar processos IPD BIM, recomendamos a plataforma colaborativa BIM na nuvem para gerenciar melhor a colaboração com os profissionais envolvidos em seu projeto. Esta plataforma é acessível e utilizável online a partir de qualquer dispositivo, e dotada de inúmeras funções integradas que permitem criar e gerir modelos BIM, partilhar dados e informação do projeto de forma segura e coordenada, planejar e organizar as suas atividades com maior eficiência e produtividade.

Como funciona esse processo

Ao contrário dos processos tradicionais — estrutura vertical onde as fases sucessivas são passadas apenas quando a(s) anterior(es) forem concluídas e os interessados são envolvidos progressivamente — o método IPD BIM é baseado em uma abordagem integrada (horizontal) que prevê o envolvimento oportuno e contextual de todas as partes interessadas, desde a fase inicial do projeto até a sua conclusão.

O cliente identifica antecipadamente o projetista, o construtor e o gerente da obra, e com eles estipula um acordo compartilhado em que são definidos objetivos, responsabilidades, modos de organização, métodos, processos, estratégias de risco.

A imagem ilustra a gestao integrada do projeto IPD-BIM

Gestão integrada do projeto IPD-BIM

A seleção destas disciplinas não é feita com a licitação baseada principalmente em critérios economicos, mas sim através da avaliação de competências, experiência adquirida no setor e vontade de implementar um processo colaborativo.

Uma vez que no IPD BIM é assinado um contrato único entre as diferentes equipes e as responsabilidades e riscos são distribuídos de forma equitativa, é necessário que haja uma cooperação adequada entre cada sujeito para concluir com sucesso as suas tarefas: é aqui que a metodologia BIM desempenha um papel fundamental.

De fato, durante a fase de projeto, o BIM permite que profissionais de diferentes disciplinas (arquitetura, estruturas, instalações, etc.) gerenciem o trabalho no modo compartilhado. Além disso, através do modelo BIM, o cliente pode visualizar o resultado final do projeto que, uma vez aprovado, é entregue ao fabricante.

Na fase executiva, a equipe responsável pela execução do trabalho utiliza modelos BIM como recurso de informação a ser utilizado a fim de executar corretamente a intenção do projeto. Além disso, as informações contidas nos modelos BIM são constantemente atualizadas e disponibilizadas a todos os interessados, consequentemente o cliente pode acompanhar facilmente o andamento da obra.

No final da fase de construção, o método IPD BIM prevê a entrega do projeto concluído e atualizado ao dono da obra, que pode assim iniciar o Facility Management sem problemas.

O que é um acordo IPD

O método IPD BIM é baseado na cooperação e confiança mútua entre todos os participantes do projeto. Para garantir a máxima transparência, no início do processo, o cliente celebra um acordo com as partes interessadas, que pode incluir:

  • sujeitos imediatamente ligados ao projeto, como o projetista e o construtor;
  • partes interessadas secundárias, como fornecedores, seguradoras, credores, etc.

O acordo IPD difere dos contratos tradicionalmente adotados no setor da construção na medida em que:

  • promove métodos operacionais baseados em colaboração e princípios de construção enxuta;
  • os riscos e recompensas são compartilhados igualmente entre as partes interessadas, então “todos ganham ou ninguém o faz”.
  • as partes envolvidas concordaram em colocar seu lucro em risco junto com todos os outros;
  • são fornecidos bônus para a realização dos objetivos definidos;
  • em caso de falha, cada participante assume uma parte da responsabilidade.

Quais são as suas potencialidades

A implementação da metodologia BIM nos procedimentos integrados de entrega de projetos permite:

  • aumentar a eficiência e produtividade de todo o processo, desde as fases de planejamento e projeto até as de construção e posterior gestão da obra;
  • melhorar a colaboração e coordenação entre as várias equipas que trabalham no projeto;
  • otimizar a gestão da informação e garantir o fácil acesso aos dados do projeto para todas as partes interessadas;
  • reduzir significativamente o tempo e os custos necessários para realizar as diversas atividades;
  • garantir a qualidade e a confiabilidade do resultado final;

 

usbim
usbim