Home » BIM e Projeto de construção » O que é a análise do local BIM?

O que é a análise do local BIM?

A análise do local no processo BIM ajuda a avaliar todos os aspectos que entram em jogo ao escolher a área do projeto. Vamos descobrir o que é

No projeto de uma nova construção, como escolher a localização correta do edifício na área de intervenção? Como verificar se o local do projeto atende às necessidades do contratante?

Certamente é necessário fazer alguma análise preliminar do local com a ajuda de ferramentas BIM e GIS para avaliar uma série de fatores essenciais (insolação, exposição, proximidade a outros edifícios, impacto das obras de escavação e aterro, restrições regulamentares, etc.).

Vamos ver o que é análise do local, como fazer e quais ferramentas BIM usar.

O que é a análise do local BIM?

A análise do local é um processo no qual as ferramentas BIM e GIS são usadas para avaliar as características de uma determinada área, a fim de encontrar a posição ideal para a realização de um novo projeto.

A análise inicia-se com uma coleta de dados baseada em critérios pré-estabelecidos (normalmente influenciados pelos pedidos e necessidades do cliente mas também por avaliações técnicas e económicas) e prossegue com o estudo dos dados arquivados.

Com base nas avaliações coletadas, é estabelecido se o local analisado é adequado para abrigar a nova construção ou não.
Se sim, prossegue com o desenho; caso contrário, um novo local é escolhido para ser analisado e o processo analítico é repetido.

A imagem mostra a analise do local BIM

Análise do local BIM

Em um processo BIM, as análises são realizadas com a ajuda de:

As habilidades exigidas da equipe de análise são:

  • capacidade de gerenciar modelos BIM 3D;
  • conhecimento e compreensão de sistemas GIS e bancos de dados de informação.

Fazer a análise do local com ferramentas BIM ajuda a tomar decisões mais informadas e permite:

  • utilizar o processo decisório para verificar se o local atende aos critérios estabelecidos no projeto;
  • economizar em custos relacionados a terraplenagem, demolição, conexão a serviços públicos, etc.;
  • melhorar a eficiência energética e amortizar os custos de gestão do edifício;
  • maximizar o retorno do investimento.

Como fazê-la com ferramentas BIM?

Vamos ver como juntar todos os elementos necessários para criar uma análise completa e profissional do local usando um software BIM de projeto de construção 3D e uma ferramenta de gerenciamento BIM-GIS.

Aqui está um resumo dos passos a seguir.

Para começar, importe em seu software BIM o levantamento ou uma imagem de satélite da área potencialmente escolhida.

Este será o ponto de partida para a modelação das infraestruturas presentes no local, estradas, pontes, planta volumétrica dos edifícios existentes, etc.

A imagem ilustra um modelo 3D do local a ser analisado

Modelo 3D do local a ser analisado

Utilizando os automatismos e comandos do software, adicione todos os elementos presentes no levantamento e obtenha o modelo realista do local.

Uma vez concluído o modelo, o software permite realizar o estudo solar, visualizar a trajetória do sol e determinar seus efeitos no local em exame, avaliar todas as distâncias dos principais atrativos urbanos (monumentos, paradas de transporte, serviços públicos, etc.), identificar as vias de acesso, etc.

Uma vez adquiridas as informações necessárias, é possível associá-las ao modelo BIM e criar um contêiner de informações com a ajuda de ferramentas de gerenciamento BIM-GIS que integram mapas temáticos GIS e modelos BIM.

A imagem mostra como fazer a análise do local com usBIM.gis

Como fazer a análise do local com usBIM.gis

Para saber mais sobre todos os aspectos a ter em conta na fase de análise do local e para gerir o modelo BIM-GIS, recomendamos o artigo “O que é análise do local na arquitetura?“.

Finalmente, você pode criar uma apresentação das análises realizadas e compartilhar os resultados com colegas e clientes, usando um sistema de gestão BIM.

 

usbim
usbim