vantagens do renderizado

O que é, como funciona e quais são as vantagens do renderizado

Render 3D foto realista, o que é e quais as vantagens. Aprofundamento com exemplos de render 3D feitos com um software BIM para arquitetura

Até poucos anos atrás, os desenhos técnicos CAD 2D eram dominantes, por ser o principal veículo de informações do projetista: alturas, cotas, distâncias, volumes, espessura das paredes, superfície dos ambientes, etc.

Contudo, estes desenhos contavam muito com a imaginação do cliente. Hoje, as coisas estão mudando.

Graças à contínua evolução da computação gráfica, é possível obter uma serie de vantagens antes impensáveis, tanto para o próprio desenho como para sua apresentação ao cliente.

O uso de softwares BIM para projeto arquitetônico traz uma série de vantagens, como a possibilidade de mostrar vistas 3D foto realistas extremamente fieis à realidade.

O que é um render?

Com o termo render foto realista, estamos nos referindo ao processo que, a partir de um modelo tridimensional elaborado no computador, consegue gerar uma imagem artificial muito realista.

Por sermos mais precisos, trata-se de uma imagem elaborada no computador após de uma modelagem tridimensional baseada nos dados de projeto. O modelo geométrico realizado pode ser enriquecido com texturas extremamente parecidas com os materiais reais e iluminado reproduzindo as luzes naturais ou artificiais.

Quando os parâmetros conseguem imitar as condições reais (luz solar, texturas em HD, perspectiva), a renderização pode ser definida foto realista. Se uma foto pretende mostrar algo que já existe, já o render pretende ilustrar uma idéia, um desenho, um modelo que ainda não existe como se fosse real.

As vantagens de um render

Mostrando ao cliente um render foto realista dos vários ambientes e dos espaços exteriores, ele poderá visualizar realmente espaços, volumes e elementos dos ambientes. Nada é deixado à imaginação!

Graças aos renders, qualquer cliente — até os menos experientes — podem visualizar e compreender as várias fases de projeto, podendo intervir, propor alterações e participar do processo.

Isso resulta em claros benefícios para o profissional, que pode economizar tempo e minimizar o risco de equívocos. Além disso, por exemplo, uma empresa de construção pode publicitar a próxima obra mesmo antes de realizá-la para encontrar imediatamente novos clientes.

Seguem alguns renders foto realistas criados com Edificius o software BIM para renderização 3D de ACCA softwares.

Criar um render fotorrealista em tempo real com um software BIM

Edificius é o primeiro software BIM de projeto arquitetônico que integra a renderização em tempo real ao BIM para produzir renders foto realistas em tempo real.

Graças a esta integração dinâmica, os renders se tornam o melhor apoio ao desenho para a escolha de materiais, objetos, luzes, etc.

Seguem um vídeo mostrando como criar um render em tempo real com Edificius graças à função de Renderização em Tempo Real.

Clique aqui para baixar Edificius, o software para projeto arquitetônico BIM

edificius
edificius