Home » BIM e Arquitetura » O que é o ifcOWL e qual é seu potencial no BIM

A imagem mostra uma estrutura no fundo. Em primeiro plano, à esquerda, é desenhado o ícone do formato IFC. Perto do ícone do formato IFC, há uma seta para direita direcionada para o ícone do formato OWL, para mostrar o formato ifcOWL.

O que é o ifcOWL e qual é seu potencial no BIM

O ifcOWL traduz o esquema de dados do IFC para a linguagem de Ontologia da Web (OWL). Vamos ver juntos qual é sua estrutura e características

A fim de operacionalizar a metodologia BIM e desenvolver um processo de planejamento, projeto, realização e manutenção de uma construção por meio de um gêmeo digital, é aconselhável que todos os profissionais colaborem constantemente entre si.

Portanto, é necessário utilizar um formato padrão, uma linguagem comum a todos os operadores que permita a máxima interoperabilidade. É exatamente para este fim que foi criado o IFC (Industry Foundation Classes), um tipo de formato de arquivo que permite o intercâmbio seguro de informações e também pode ser visualizado e editado simplesmente através de um visualizador IFC online.

Você sabia que um arquivo IFC pode ser codificado em diferentes formatos?

Neste artigo, analisaremos um deles juntos: ifcOWL.

O que é o ifcOWL?

O ifcOWL representa o esquema de dados do IFC na Web Ontology Language (OWL).

Graças à norma ISO 16739:2013, sabemos que o IFC é um esquema de dados estruturado que, agregados de acordo com uma lógica particular, dão origem à própria informação.

A norma mapeia, de maneira objetiva e não interpretável, todas as entidades possíveis e conhecidas relacionadas a qualquer processo no setor da construção: objetos, relacionamentos e propriedades.

O esquema é estruturado de acordo com uma lógica descendente, em que é possível atribuir uma classe “pai” a cada classe “filha”. Vale destacar que todas as classes surgem de uma única classe IfcRoot, que se divide em:

  1. IfcObjectDefinition
  2. IfcPropertyDefinition
  3. IfcRelationship
A imagem mostra um diagrama de árvore em que, a partir da categoria IfcRoot à esquerda, originam-se três sub-categorias IfcObjectDefinition, IfcPropertyDefinition e IfcRelationshipà direita.

Estrutura dados esquema IFC

O formato IFC nasceu e foi desenvolvido a partir da linguagem EXPRESS e a estrutura do arquivo é a STEP (Standard for the Exchange of Product Model Data). A vantagem, do ponto de vista de TI, reside no fato de que a informação é reconhecida por diferentes protocolos e todos os dados podem ser compartilhados em um modelo tridimensional.

Seguindo o formato principal do IFC, a buildingSMART introduziu outros formatos, dependendo da codificação dos dados contidos.

No específico, o formato ifcOWL tornou o esquema de dados EXPRESS disponível em uma grande ontologia web, a fim de:

  • apoiar a aplicação web semântica da interoperabilidade de dados;
  • assegurar o intercâmbio flexível de dados;
  • permitir o gerenciamento distribuído de dados.

Para entender completamente a diferença, suponhamos ter um modelo de informação BIM, exportado primeiro para o IFC e depois para o ifcOWL. Os dois arquivos conterão exatamente os mesmos dados, sendo que o que muda entre eles é a sintaxe, ou seja, a forma como os dados são descritos e armazenados: no caso do ifcOWL a sintaxe está relacionada às ontologias da web.

O que é uma ontologia web?

Uma ontologia web, em informática, é a representação usada para descrever como diferentes esquemas são combinados em uma estrutura de dados web, definindo todas as entidades específicas do sistema e suas relações.

Para definir uma ontologia web é necessário o uso de uma linguagem: OWL (Web Ontology Language) é precisamente uma dessas linguagens, cujo objetivo é descrever formalmente o significado dos termos usados em documentos web.

OWL é uma extensão do RDF (Resource Description Framework), do qual difere porque enquanto o RDF é um modelo para representar recursos web através de uma sintaxe definida, o OWL fornece um vocabulário para as classes, propriedades e relações dos recursos RDF.

Qual é o potencial do ifcOWL?

Com o uso do ifcOWL, é possível representar informações de construção por meio de tecnologias inovadoras da web, permitindo melhor gerenciamento e intercâmbio de dados no setor AECO e mais além.

A tecnologia OWL permite que o esquema IFC seja ligado a outros padrões em outros domínios, ligando os dados de construção com:

  • dados do material;
  • dados do fabricante;
  • dados GIS;
  • dados CityGML;
  • esquemas de classificação;
  • dados sociais.

Quais são os outros formatos de arquivo do IFC?

Além do ifcOWL, existem também outros formatos do arquivo IFC, dependendo da codificação dos próprios dados:

  • IFC-SPF: é o formato de texto na linguagem de modelagem expressa de dados, onde cada linha representa um único objeto. Tem a extensão “.ifc” e é o formato mais comumente usado porque apresenta texto legível em tamanho reduzido.
  • IFC-XML: formato utilizado para interoperabilidade com ferramentas XML, com a extensão “.ifcXLM”. Embora o XML seja a linguagem de programação mais comum, este formato é pouco utilizado devido ao seu tamanho muito grande em comparação com o IFC-SPF.
  • IFC-ZIP: é o formato compactado ZIP do arquivo IFC-SPF incorporado, com a extensão “.ifcZIP”.
A imagem mostra um diagrama em que cada tipo de codificação dos dados resulta em uma específica extensão do arquivo IFC, entre as quais, o ifcOWL.

Formatos de arquivo IFC

Se você quiser saber mais sobre este tópico e como criar um arquivo IFC rápida e facilmente, o convidamos a ler o artigo “Como criar um arquivo IFC“.

Para abrir e editar arquivos IFC em qualquer codificação, use gratuitamente o usBIM.browser, de qualquer dispositivo e diretamente on-line.

 

usbim
usbim