A imagem ilustra o conceito do arquivo IFC

Como criar um arquivo IFC

Confira como criar um arquivo IFC de forma simples e rápida graças a um software de arquitetura 3D / BIM

Quer saber como criar um arquivo IFC?

Neste artigo vamos te explicar como fazer isso com um software de arquitetura 3D e te apresentamos um pequeno vídeo mostrando todos os passos a seguir.

Como criar um arquivo IFC com um software BIM

Para criar um arquivo IFC, em primeiro lugar é necessário realizar o modelo 3D do projeto com um software de autoria BIM, por exemplo o Edificius, para depois exportá-lo em IFC usando suas funções específicas.

Vamos ver em detalhes como fazer isso!

Para acompanhar facilmente todos os passos, recomendamos você baixar a versão de teste gratuita do software.

Pode criar um arquivo IFC em 5 simples passos:

  • gere o modelo 3D com a ferramenta de autoria BIM;
  • na barra de menu, escolha Arquivo;
  • clique em Exportações>Formato IFC;
  • defina as configurações de exportação;
  • clique em OK para salvar o arquivo IFC em seu computador.

Também pode seguir as mesmas instruções para exportar o arquivo IFC com um software de cálculo estrutural.

Em poucos passos, você conseguiu o arquivo IFC do seu modelo e está pronto para colaborar com sua equipe e veicular geometrias e informações do projeto.

Pode abrir o arquivo com qualquer ferramenta de autoria BIM ou visualizá-lo online e verificar todas as propriedades dos objetos usando um comum visualizador BIM, em qualquer lugar e de qualquer dispositivo (pc, tablet, smartphone).

Cabe lembrar que, para trocar modelos e informações sobre o projeto e colaborar com profissionais e empresas, muitas vezes é necessário recorrer a um formato de arquivo aberto, não proprietário, que pode ser visualizado e gerenciado por qualquer profissional, independentemente do software adotado.

Um arquivo IFC é precisamente isso: um formato aberto e neutro, concebido pela buildingSMART International para agilizar a interoperabilidade entre profissionais que atuam no setor da construção, além de registrado como padrão internacional oficial ISO 16739: 2013.

Exportação do arquivo IFC 4

Entre as várias definições a selecionar para exportar um arquivo IFC, também é possível escolher entre as versões IFC 2×3 e IFC 4.

Quer saber mais sobre esse tema? Confira nossa matéria “IFC Coordination View“.

A versão 4 do esquema IFC apresenta várias novidades em relação ao IFC 2×3. As mais interessantes são:

  • inclusão de novas classes, com o consequente aumento de informações.
  • Identificação de 2 novas MVDs (Model View Definition):
    • Reference View
    • Design Transfer View.

A Reference View é definida pela buildingSMART como uma vista que representa geometrias e relações simplificadas de um modelo. Ela foi criada com o objetivo de permitir a coordenação entre as várias disciplinas de um projeto, como arquitetura, estrutura e instalações.

A diferença entre a MVD e a Coordination View 2.0 está na versão do esquema IFC a que as duas se referem (respectivamente, os esquemas IFC 4 e IFC 2×3) e, portanto, nas informações a adquirir.

A imagem mostra o logo do IFC 4

Logo do IFC 4

A Design Transfer View é uma vista que representa geometrias e relações de elementos de construção e ambientes de forma mais detalhada comparado com a Reference View. Isso permite que você tenha um modelo com muito mais informações, transferível de uma ferramenta para outra e adequado para modificações.

 

edificius
edificius