A imagem mostra uma combinacao de interfaces Edificius e BIMobject

Objetos BIM: a parceria entre ACCA software e BIMobject

ACCA agiliza a realização de modelos BIM disponibilizando novos objetos em formato BOL no famoso marketplace BIMobject

O BIM é uma metodologia de projeto digital, baseada no compartilhamento de informações, que integra organicamente o trabalho de todos os atores envolvidos no projeto, incluindo os criadores de objetos BIM.

Com essa metodologia, um edifício é construído duas vezes, primeiro virtualmente e depois materialmente: o processo de construção material só começa depois da modelagem virtual, assim atendendo a todas as expectativas e especificações técnicas, com significativa economia de tempo e custos.

Um projeto executado com abordagem BIM resulta em um modelo de edifício composto por centenas ou até milhares de objetos BIM, que podem ser monitorados ao longo do gerenciamento do complexo onde estão inseridos.

Os objetos digitalizados, de fato, constituem “bibliotecas” de objetos que os projetistas podem aproveitar para desenvolver qualquer tipo de projeto.

Bibliotecas de objetos BIM

Um dos aspectos mais interessantes do Building Information Modeling é a possibilidade de usar objetos BIM: representações digitais em 3D de objetos físicos, acompanhadas por todas suas características distintivas, da geometria até os valores energéticos e as certificações.

Esses objetos, e com eles as bibliotecas, constituem uma ferramenta extremamente útil justamente porque permitem que o projetista selecione e utilize componentes contendo tanto dados geométricos quanto informações sobre:

  • materiais;
  • propriedades tecnológicas;
  • desempenho;
  • método de colocação;
  • itens de tabelas de preços e valores.

A biblioteca de objetos BIM da ACCA

Cada vez mais disponíveis para o consulta on-line, esses objetos podem ser baixados em formato utilizável num software de autoria BIM e aproveitados em todo o processo de projeto, bem como na relacionada documentação.

ACCA software vem apoiando, já há muito tempo, os projetistas que precisam construir um modelo BIM disponibilizando uma biblioteca de objetos BIM específica: dezenas de milhares de recursos gratuitos (Texturas, Blocos CAD, Modelos 3D) permitindo que os projetistas trabalhem melhor e mais rápido, e atuem no setor AECO como elo de ligação entre empresas e profissionais.

A imagem mostra a interface da biblioteca de objetos BIM da ACCA software

Biblioteca de objetos BIM no site da ACCA

ACCA e BIMobject

Nesse contexto que chega a recém-nascida parceria entre ACCA software e BIMobject, o marketplace para o setor da construção com mais de 2.000 marcas de produtos especializados.

Graças a essa colaboração, a software house italiana começou a disponibilizar alguns conteúdos BIM no formato ACCA para apoiar ainda mais seus usuários e, ao mesmo tempo, oferecer uma grande vantagem de visibilidade para fornecedores.

Um esforço conjunto, esse, de ACCA e BIMobject para garantir aos usuários de Edificius acesso imediato a conteúdos BIM certificados pelo fabricante e sempre atualizados. Em outras palavras, uma colaboração que visa disponibilizar cada vez mais materiais de construção, como os objetos BIM, e cada vez mais informações sobre os produtos presentes em um modelo arquitetônico.

Os primeiros objetos no formato ACCA – BIM Object Library estão disponíveis para o download gratuito diretamente do portal bimobject.com. Aliás, novos produtos serão lançados ao longo dos próximos meses.

A imagem mostra a interface da biblioteca de objetos BIM do BIMobject

Biblioteca de objetos BIM no portal BIMobject

Com o Edificius, o software de autoria BIM da ACCA, você realmente pode visualizar todo o projeto de qualquer ângulo e até mesmo entrar em seus detalhes por meio de recursos 3D de alta qualidade.

Isso significa que quaisquer erros de projeto ou de arranjo dos móveis podem ser facilmente corrigidos durante a fase de projeto, bem antes do início da construção, permitindo que o cliente participe do processo de tomada de decisões.

Como importar objetos 3D da biblioteca on-line do Edificius

Como importar objetos 3D da biblioteca on-line do Edificius

Tudo isso graças a ótimos elementos de design prontos para visualização, esteja você em um ambiente de modelagem 3D, interagindo em RV ou compartilhando e visualizando o modelo pelo sistema integrado usBIM – a Nuvem BIM da ACCA.

Todos os modelos 3D estão, de fato, equipados com uma combinação de diferentes conjuntos de materiais, não dependendo simplesmente de texturas pré-definidas, como acontece com outros formatos de modelos BIM. As variações de cor podem ser facilmente personalizadas e não é necessário enviar uma pasta de texturas ao compartilhar e colaborar em um projeto BIM.

Na verdade, ao trabalhar com colegas e membros de equipe, é suficiente enviar um arquivo .bol de tamanho pequeno contendo geometria, textura, conjunto de propriedades IFC e fichas técnicas.

Isso que torna o Edificius um software único entre as ferramentas BIM disponíveis no mercado!

edificius
edificius