Home » IFC e openBIM » OpenBIM e GIS: vantagens dessa integração

OpenBIM e GIS: vantagens dessa integração

Com usBIM.geotwin nasce a integração inteligente de openBIM e GIS: digitalização e gestão geoespacial de edifícios e infraestruturas

Tanto o BIM como o GIS são duas tecnologias muito importantes para o mundo da arquitetura, engenharia e construção. Ambos têm suas próprias funções e aplicações específicas, mas quando integrados, oferecem grande valor agregado.

Neste artigo exploraremos as vantagens da integração entre os modelos IFC openBIM e GIS e vamos descobrir juntos uma nova tecnologia para criar e gerenciar projetos GIS Digital Twin.

A imagem ilustra um exemplo de BIM-GIS-Integracao

openBIM e GIS – integração – contratos públicos

O que é openBIM?

O openBIM é uma abordagem colaborativa para o gerenciamento de informações de projeto e construção, baseado em padrões abertos que permitem o compartilhamento de informações entre diferentes plataformas de software. Com o openBIM, todos os membros da equipe de projeto e construção podem colaborar de forma eficaz, evitando erros e melhorando a qualidade do projeto.

O que é GIS?

Os Sistemas de Informação Geográfica (GIS) são um conjunto de tecnologias utilizadas para a recolha, processamento e visualização de informação geográfica. O GIS pode ser usado em vários setores, como planejamento urbano, gerenciamento de parques, gerenciamento de água e muito mais.

8 vantagens de integrar openBIM e GIS

Estações contratantes e outros gerentes precisam de integração BIM-GIS não apenas com formatos proprietários, mas também com formatos abertos. As tecnologias atualmente testadas têm duas limitações fundamentais:

  • operar em formatos nativos;
  • copiar e replicar dados entre sistemas BIM e GIS.

Daí a necessidade de um novo sistema para integrar os dois mundos openBIM e GIS de forma robusta.

A imagem ilustra um exemplo de BIM e GIS - usBIM.geotwin e todos os dados do projeto

BIM e GIS – usBIM.geotwin e todos os dados do projeto

A integração de openBIM e GIS oferece inúmeras vantagens no setor de construção e arquitetura, melhorando a qualidade do projeto, gestão de recursos e planejamento urbano.

Melhor planejamento e design do site

A integração entre openBIM e GIS permite que os dados do projeto sejam exibidos em um contexto geográfico, consentindo que os projetistas entendam melhor a localização do projeto, os fatores ambientais e a topografia do local.

Maior eficiência no processamento de informações

A integração entre openBIM e GIS permite o compartilhamento de informações de forma mais eficiente, reduzindo o tempo e o esforço necessários para processar as informações do projeto.

Gerenciamento de dados de projeto aprimorado

Essa integração entre openBIM e GIS permite gerir melhor os dados do projeto, ajuda a identificar e resolver quaisquer problemas do projeto de forma mais eficiente.

Gestão de recursos

A combinação de dados BIM e GIS permite uma melhor gestão de recursos, como planejamento de rotas para transporte de materiais e avaliação de impacto ambiental.

Maior colaboração entre os membros da equipe do projeto

A integração de openBIM e GIS permite que os membros da equipe colaborem de forma mais eficaz, evitando erros e melhorando a qualidade do projeto. Também deixa a comunicação mais clara e transparente entre os membros da equipe.

Maior precisão na construção

A integração de modelos IFC openBIM e GIS permite melhorar a precisão da construção, reduzindo erros e melhorando a qualidade do projeto.

Maior segurança do projeto

A integração de openBIM e GIS permite avaliar os riscos de saúde e segurança ocupacional, como acesso aos locais de trabalho, segurança da planta e prevenção de acidentes.

Maior eficiência energética. Monitoramento, manutenção e inspeção

A integração entre openBIM e GIS permite melhorar a eficiência energética do projeto, a manutenção dos sistemas elétricos e mecânicos e a gestão dos espaços internos e externos, permitindo identificar as áreas do projeto que requerem mais atenção para reduzir a energia consumo e melhorar a sustentabilidade do projeto.

Como integrar openBIM e GIS

A integração entre openBIM e GIS requer planejamento cuidadoso e treinamento adequado da equipe de projeto.

Da sinergia da ACCA com Esri®, os principais líderes mundiais no campo openBIM® e GIS, nasce o ArcGIS Digital Twins da usBIM.geotwin, com a qual os profissionais AECO têm à sua disposição uma tecnologia absolutamente inovadora para criar e gerir gêmeos digitais de seus projetos integrando dados GIS Digital Twin com modelos IFC openBIM.

Não mais uma importação estática de dados de um sistema para outro, mas uma integração dinâmica e bidirecional dos dois sistemas: todas as funções e atividades GIS são gerenciadas pelo ArcGIS da ESRI, todas as funções e atividades BIM são gerenciadas pelo usBIM pela ACCA.

Os dados são atualizados dinamicamente no GIS com base no que é feito no modelo IFC openBIM na plataforma usBIM. As alterações e atualizações feitas no modelo BIM são acessíveis em tempo real no GIS: e isso diz respeito tanto à informação geométrica do modelo quanto aos seus dados.

Todos os edifícios, pontes, estradas, ferrovias e todo o tipo de infraestruturas podem contribuir com dados detalhados em tempo real para o sistema GIS, permitindo ao sistema territorial consultar os dados de cada infraestrutura e colocá-los no sistema.

Sem limite de complexidade, número e atualização contínua dos dados.

O resultado são gêmeos digitais que interagem entre si a nível territorial para interligar informação produzida em tempo real por técnicos, construtoras, técnicos de manutenção, mas também pelos próprios edifícios e infraestruturas, que se tornam verdadeiros dispositivos capazes de interagir entre si a um nível geoespacial.

Uma revolução que vem da simplicidade! Tecnologicamente, tudo passa de um simples componente que permite inserir todas as potencialidades do mundo IFC e openBIM nas aplicações ESRI GIS.

 

usbim-geotwin
usbim-geotwin