Plataforma colaborativa BIM com GIS: como utilizar
Utilizar o GIS em uma plataforma colaborativa BIM permite contextualizar e georreferenciar o projeto, aproveitando suas vantagens
Carregando projetos em uma plataforma colaborativa BIM para compartilhá-los com outros técnicos e empresas, é preciso uma ferramenta na nuvem que não esteja instalada no computador e que possa ser utilizada a cada momento de qualquer estação.
Portanto, é muito útil integrar na plataforma colarabotiva BIM um sistema para visualizar, criar e editar arquivos GIS.
Vale lembrar que um sistema GIS (Geographic Information System) consegue localizar objetos no espaço, em um mapa, desde que eles sejam contidos em um database e agrupados por características parecidas. O sistema GIZ faz isso gerenciando os objetos como se fossem camadas de informações temáticas (layers) georreferenciadas.
Graças ao software BIM-GIS, é possível contextualizar a área de projeto, georrefenciá-la, adicionar markers e ligá-la a documentos específicos.
Utilização do GIS em usBIM
A plataforma colaborativa BIM da ACCA software, usBIM, permite criar, editar e compartilhar facilmente arquivos GIS na nuvem. Com o usBIM, ainda, a integração BIM-GIS vira ainda mais poderosa, pois você dispõe de uma solução de BIM Document Management que te permite monitorar todos os documentos de seu projeto.
Para criar um arquivo GIS, de fato, não é necessário possuir ou instalar nenhum software específico para gerenciar arquivos GIS: basta criar um novo documento dentro do projeto e selecionar “Mapa GIS de usBIM.gis”.

Criar um novo documento na plataforma colaborativa usBIM
usBIM.gis
Após termos criado um novo documento GIS, você encontrará a interface de usBIM.gis, o serviço integrado na plataforma colaborativa BIM usBIM que permite contextualizar em um mapa do território os modelos carregados na plataforma digital, aproveitando uma visualização orgânica e organizada das informações contidas nos diferentes documentos.
usBIM.gis proporciona vários recursos, como:
- criar mapas personalizados, graças ao OpenStreetMap;
- criar um ou mais layers (camadas de informações) personalizados;
- inserir notas gráficas (linhas, retângulos, polígonos, markers);
- colaborar em tempo real com outros projetistas no mesmo modelo, através do collaborative Working (BIM coordination software);
- adicionar propriedades personalizadas aos mapas;
- ligar os modelos BIM dentro da plataforma colaborativa usBIM para obter verdadeiros mapas do territórios com todas as informações do BIM;
- exportar os documentos para formato aberto GeoJSON.
Como trabalhar com usBIM.gis
A interface de usBIM.gis é muito simples e intuitiva:
- na parte esquerda da tela, tem as pastas para armazenar os markers e os polígonos e subdividi-los em layers;
- na parte central, tem o mapa (satélite ou vetorial);
- à direita, tem um dos três menus, mostrando:
- usuários ligados e mensagens. Vários usuários podem estar ligados ao mesmo tempo e no mesmo arquivo, e podem se comunicar no bate-papo à direita da janela.
- Propriedades dos objetos selecionados.
- Documentos anexos.

Interface de usBIM.gis
Após termos detectado a área de projeto, pode desenhar diretamente nela com linhas/polígonos e lhe atribuir markers.

Criar um polígono em um mapa GIS
Sempre que quiser, você pode passar de satélite para um mapa.

Passagem entre as várias vistas de usBIM.gis
Selecionando um objeto, é possível visualizar suas propriedades e alterá-las.

Editor das propriedades dos objetos
usBIM.gis também permite anexar documentos salvos no próprio computador ou que já foram carregados na plataforma colaborativa BIM usBIM