Documentos BIM: a gestão com o BIM Document Management

Gestão de documentos BIM ao longo do ciclo de vida de uma obra: o que é o BIM Document Management e quais as vantagens que oferece

Face as novas tecnologias na nuvem e o crescente uso do BIM no mundo AECO, os profissionais são chamados a enfrentar novos desafios no que diz respeito à organização do trabalho e à gestão do grande tamanho de dados e documentos. Portanto, torna-se cada vez mais importante contar com ferramentas de gestão documental BIM.

Neste artigo, vou explicar o que é a gestão de documentos BIM – também chamada de BIM Document Management. Quais as vantagens deste sistema e como utilizar usBIM para otimizar o gerenciamento de sistemas documentais integrados aos modelos on-line BIM e IFC?

Cadastre-se agora gratuitamente em nosso site para aprender como criar um BIM Data & Document System totalmente on-line.

A imagem mostra a interface do usBIM, o sistema da ACCA para gestao documental BIM

Gestão de documentos BIM | BIM Document Management

O que é a gestão de documentos BIM

Já sabemos que o BIM não trata apenas da modelagem 3D e que o seu potencial vai por além do projeto e construção, abrangendo todo o ciclo de vida de um ativo: ele fornece dados que todo técnico ou proprietário pode usar para gerenciamento, manutenção, reformas e até demolição.

No BIM, a tônica é colocada no dado e na sua troca entre os vários atores do projeto: sendo assim, fica claro os dados BIM desempenham um papel importante no processo geral.

O BIM Document Magement indica um sistema de gerenciamento de dados e documentos organizados no processo BIM, que permite manter tudo sob controlo em pastas e arquivos digitais. Isso agiliza a criação, o gerenciamento e a partilha de todos os documentos. Um bom sistema de gerenciamento de documentos é um componente chave para o sucesso no projeto de construções, visto que consegue preencher a lacuna entre projeto e construção e digitaliza o gerenciamento de documentos.

Mas como seria possível tudo isso, e com quais ferramentas? Quais recursos esses softwares devem ter?

A resposta é centralizar todos os dados do projeto em um único repositório de dados e ligar as partes interessadas e os fluxos de trabalho do projeto, do projeto à construção e até a demolição, por meio de tecnologias capazes de criar e gerenciar sistemas de documentos integrados com modelos BIM e IFC on-line.

Utilizar um repositório baseado na nuvem aumenta o desempenho e a qualidade e reduz o risco.

Geralmente, a gestão de documentos no processo BIM é garantida por softwares ou plataformas on-line onde criar e acompanhar os processos de coleta, arquivamento e consulta de arquivos de forma versátil. Refletindo no fluxo de trabalho, você atribuirá a cada profissionais as suas responsabilidades e as permissões necessárias.

Qualquer software de gerenciamento de documentos BIM deve atingir algumas funcionalidades de base. Ele deve:

  • garantir acesso e uso on-line, aproveitando um ambiente na nuvem;
  • facilitar a busca de documentos por meio de comandos específicos;
  • gerenciar de forma otimizada as versões e correções dos vários arquivos;
  • permitir que sejam atribuídos papéis diferentes e as suas permissões, para maior eficiência em toda a organização do fluxo de trabalho;
  • permitir que sejam visualizados pelo menos os arquivos mais comuns no setor AECO (IFC, DXF / DWG, Office, PDF, etc.);
  • facilitar a colaboração entre os vários profissionais da equipe;
  • gerenciar o fluxo de solicitações de alterações ou quaisquer problemas encontrados nos documentos.

Quais são os benefícios da gestão de documentos BIM?

Durante muito tempo, o setor AECO gerenciou o fluxo de informações e documentos de forma inadequada, resultando em perdas econômicas facilmente evitáveis.

Tantas entidades ainda trabalham com papeladas e não compartilham arquivos digitais – isso continua a causar ineficiência no setor AECO para todos os atores envolvidos!

Com a gestão documental BIM, atinge-se melhor desempenho dos processos e uma redução significativa de custos.

Isso graças a várias razões:

  • o uso da nuvem como um canal de compartilhamento;
  • informações transmitidas rapidamente e organizadas de maneira ordenada;
  • melhor gerenciamento das informações em relação ao papel que se desenvolve em um processo;
A imagem mostra o fluxo de trabalho que ocorre na gestao documental BIM. Ao centro da imagem, ha um monitor e tres linhas pontejadas que levam a tres diferentes profissionais AECO

Gestão de documentos BIM | Compartilhando e gerenciando informações

Os benefícios são numerosos.

Aliás, isso revoluciona a sua forma de trabalhar, pois otimiza o tempo de trabalho e reduz os riscos de mal-entendidos, tornando todo o sistema mais eficiente:

    • a equipe consegue trabalhar no mesmo arquivo sem mal-entendidos, graças ao versionamento automático;
    • pode acessar a informação a partir de qualquer dispositivo e de qualquer local;
    • as permissões dos usuários em um arquivo são controladas e distintas entre Somente Leitura e Edição;
    • é possível visualizar e verificar, mesmo de forma colaborativa, arquivos 2D e 3D.

usBIM: a solução para o BIM Document Management

Quando trabalhamos em um projeto junto aos colegas, a gestão documental é de fundamental importância, além de uma boa comunicação. Uma situação caótica ou ineficiente pode levar a enormes problemas de gestão, com consequente aumento de custos e tempos.

Portanto, é preciso ter um software que o ajude a otimizar a colaboração de toda a equipe nas diferentes fases do ciclo de vida da obra.

usBIM é o software da ACCA que permite manter tudo sob controle de forma simples e eficaz.

O que você pode fazer com usBIM

Com usBIM, você pode gerenciar todos os processos que afetam o ciclo de vida do edifício (projeto, execução, manutenção, etc.).

Nomeadamente:

    • pode gerenciar on-line modelos digitais BIM, mesmo se em formatos proprietários (EDF, RVT, RFA, etc.).
    • Visualiza o modelo BIM 3D até sem tiver softwares proprietários (Edificius, Revit, Allplan, ArchiCAD, VectorWorks).
    • Pode federar vários modelos BIM (arquivos IFC ou proprietários) para visualizá-los em uma única vista.
    • Pode gerenciar formatos de arquivo relativos à documentação de construção (PDF, DWG, DXF, fotos panorâmicas, malhas texturizadas, etc.).
    • Pode criar tags, anotações, links e georreferências, complementando o modelo BIM 3D com documentos e dados facilmente navegáveis on-line.
    • Cria ligações lógicas entre o modelo digital e a documentação presente na plataforma ou até externo.

Todos os dados contidos no modelo são úteis para a organização, pesquisa e seleção de objetos, documentos e dados do sistema de informação do edifício.

Além disso, ao inserir informações adicionais aos objetos e documentos do modelo BIM por meio de #tags específicas (#TagBIM), você pode:

  • habilitar filtros gráficos;
  • facilitar a organização;
  • acelerar a busca;
  • transmitir dados aos diversos atores do processo BIM;
  • melhorar a gestão das diferentes fases da vida da construção.

Enfim, usBIM permite criar um seu espaço customizado, pois é um sistema escalável e configurável de acordo com suas necessidades.

A imagem mostra a interface do usBIM, o sistema da ACCA para gestao documental BIM. A imagem mostra como georreferenciar um documento a um mapa territorial

Gestão de documentos BIM | TagBIM e georreferenciamento

Como acessar o usBIM

Vamos ver brevemente como acessar o usBIM e aproveitar os vários benefícios do software. É muito simples e rápido. Só precisa:

  1. ir para a página do usBIM
  2. fazer o login com suas credenciais MyACCA.

Ainda não se cadastrou no site da ACCA? Problema nenhum.

Vá para o nosso site e se cadastre preenchendo o formulário e acompanhando os vários passos. Assim que tiver feito, volte para os passos 1. e 2.

Já consegue aproveitar todo o potencial do software: comece imediatamente com 10 + 1 aplicativos e 10 GB de espaço na nuvem gratuitos. Depois, se quiser, pode adicionar mais aplicativos e customizar o usBIM de acordo com suas necessidades.

 

usbim
usbim