Home » BIM e Arquitetura » Porque utilizar um render do exterior?

Porque utilizar um render do exterior?

Um render 3D do exterior desfruta processos de cálculo para obter imagens fotorrealistas que reproduzem o projeto em seu contexto

Com o avanço das tecnologias, expressar suas ideias de projeto e comunicá-las de forma eficaz tornou-se muito mais fácil. No mundo do design de hoje, a possibilidade de enriquecer suas apresentações com renders cativantes traz enormes benefícios, não apenas para os projetistas, como também para os clientes.

Neste artigo, veremos juntos todas as vantagens e nuances de realizar um render do exterior.

O que é um render do exterior 3D?

Por render do exterior, queremos dizer a criação de imagens 3D, o mais fotorrealista possível e de grande impacto visual, que reproduzem os espaços exteriores do projeto .

A imagem é um render do pátio de um edificios. Na imagem, vê-se uma mesa de centro com algumas cadeiras e um sofá branco com braços de madeira.

Render do exterior 3D | Imagem criada com Edificius

Tanto em se tratar de edifícios residenciais como de edifícios de uso público, a representação do contexto ambiental de um projeto é de fundamental importância para compreender e interpretar plenamente a ideia de projeto e ter consciência do seu impacto ambiental.

Olhando mais de perto, o projeto do exterior em 3D é a forma mais objetiva para ajudar designers, compradores ou clientes a contextualizar o projeto e imaginá-lo como se o tivessem fisicamente diante de seus olhos.

Fica claro também como essa visualização realista de todo o projeto ajuda os projetistas a evitar erros e simultaneamente a comunicar de forma clara e eficaz com os clientes, evitando mal-entendidos e, portanto, correções posteriores durante a fase de construção da obra que acarretariam perdas em termos de tempo e custos.

Como obter um render realista?

Quanto mais o render do exterior 3D se assemelhar à realidade, mais ele cumprirá sua tarefa de inserção simulada do projeto em seu futuro contexto ambiental.

Então vamos ver as 7 maneiras mais eficazes para obter um resultado o mais fotorrealista possível:

  1. Modelo 3D de alta qualidade
    Para obter um resultado de qualidade é necessário que todas as fases e o material a partir do qual se parte sejam de qualidade. Nesse caso, portanto, um modelo 3D bem feito é um dos pré-requisitos para obter renders de alta qualidade.
  2. Respeito pelas proporções
    Respeitar as proporções é essencial para uma cena realista. Por isso, quando se debruçar com a preparação de um render do exterior será fundamental compreender bem o projeto, pois um render mal proporcionado não só não cumpre bem a sua função, como também desvia da correta interpretação do impacto ambiental do projeto.
  3. Ajuste correto dos eixos vertical e horizontal
    Para criar um render do exterior verdadeiramente fotorrealista, devem-se definir corretamente os eixos vertical e horizontal para depois alinhar o modelo com eles. Os eixos, principalmente o horizontal, são o ponto de partida para a composição do render e, se colocados incorretamente, causarão distorção da perspectiva.
  4. Aplicação perfeita de texturas e materiais
    Nesta fase, devemos ter cuidado com dois fatores; ou seja, a alta qualidade e resolução elevada da textura e a correspondência entre as propriedades do material e a aparência de textura aplicada. Por exemplo, se o material selecionado para um objeto for metal, a textura terá que imitar suas propriedades em termos de brilho, opacidade, reflexão, refração, etc.
  5. Fundo realista e marcante
    É adequado que os artistas 3D criem diferentes ambientes  para um mesmo projeto, para visualizar o projeto em vários momentos do dia e nas várias estações do ano. Dependendo do objeto do render, será mais ou menos interessante e sugestivo visualizá-lo durante o dia ou à noite, com neve ou com sol.
  6. Renderização realista e orgânica de iluminação
    Para poder reproduzir a iluminação de forma realista, é necessário considerar todas as fontes de luz e tudo que interage com elas, modificando seu efeito de alguma forma (materiais refletivos, neblina, chuva, smog, etc.).
  7. Renderização dos melhores ângulos
    Para fazer jus a um projeto e criar um render sugestivo e envolvente, a escolha e configuração do ângulo é um fator extremamente importante.
A imagem mostra uma lista com sete pontos para obter um render fotorrealista

7 maneiras de obter um render fotorrealista

Qual é o papel dos renders do exterior no projeto e construção de edifícios?

Sabemos bem que a construção de uma obra arquitetônica é um processo longo e complexo; o papel dos renders é o de apoiar e facilitar este processo tornando-o mais rápido e inteligente.

O render único tem, sem dúvida, a utilidade de ajudar o arquiteto a comunicar com o cliente, aceitando quaisquer pedidos de alteração.

No entanto, por trás da criação de um render, existe um modelo 3D preciso e preciso que contém múltiplas informações sobre o projeto e que permanece disponível para todos os profissionais envolvidos no processo de projeto e durante todo o ciclo de vida do ativo.

Para quem é útil um render do exterior?

Podemos afirmar com segurança que a visualização de renders exteriores é útil para qualquer pessoa envolvida no setor da AECO: desde o projetista ao cliente final, passando por todos os profissionais envolvidos na criação e gestão da obra.

Vamos ver juntos como e até que ponto um render do exterior em 3D é útil para as várias figuras envolvidas:

  • projetistas: os projetistas podem modificar os desenhos à medida que o projeto evolui e conforme o cliente expressa dúvidas e desejo de mudança. Um render do exterior em 3D permite que os clientes visualizem a obra de vários ângulos, em vários momentos do dia e em várias estações, para entender completamente o projeto, tudo antes mesmo do canteiro de obras começar.
  • Agente imobiliário: no setor imobiliário, os renders desempenham um papel crucial na publicidade, para apresentar o projeto de forma atraente e sugestiva aos clientes.
  • Grandes empresas: grandes empresas envolvidas na construção e venda de imóveis utilizam serviços de renderização 3D para suas apresentações. Os renders de alta qualidade e altamente fotorrealistas representam a melhor maneira de fascinar potenciais investidores que poderão avaliar facilmente o futuro projeto, sem deixar espaço para dúvidas ou reflexões.
  • Compradores: ao contratar um profissional para o projeto da sua casa, nem sempre é imediato fazer com que os seus desejos, necessidades e gostos sejam compreendidos em termos de estética e funcionalidade. Um render do exterior 3D dá ao comprador a oportunidade de expressar suas necessidades e gostos e solicitar mudanças concretas e oportunas de maneira rápida e intuitiva.
  • Cidadãos: se no domínio da construção privada os renders forem úteis para o comprador, no domínio da construção pública — shoppings, centros esportivos — os cidadãos terão a oportunidade de ver como os trabalhos futuros entrarão e impactarão o ambiente do qual já são usuários, apreciando suas vantagens e eventuais desvantagens.

Quais são as vantagens de um render do exterior 3D?

Um render 3D do exterior ajuda a dar vida a projetos e ideias, pois dão aos clientes a possibilidade de ver seus projetos de uma forma nova e realista e ter uma ideia precisa de como ficará a obra construída inserida em seu entorno.

Entre os benefícios de usar renders arquitetônicos em 3D, mencionamos:

  • aumento das vendas de imóveis;
  • visão clara do projeto de uma perspectiva externa;
  • agilizar o processo de aprovação do cliente;
  • eles ajudam os diversos atores a conhecer os desenvolvimentos propostos em seu ambiente real e final.

Em última análise, não há desvantagens em usar esta poderosa ferramenta de arquitetura, design e comunicação.

Com o software certo também será muito mais fácil traduzir suas ideias de design em renders cativantes, é por isso que recomendamos que você experimente gratuitamente por 30 dias um software de arquitetura 3D que integra o projeto arquitetônico 3D com a renderização e outros recursos úteis para expressar suas ideias de projeto e comunicá-las efetivamente aos seus clientes!

edificius
edificius